Açores, regionais e a falta do ‘melhor’.

- Advertisement -

cab Volei

O “melhor” na conjuntura portuguesa atual é, claro, o dinheiro. Durante as últimas duas épocas desportivas nos Açores (local onde estou mais familiarizado com a situação), o voleibol sofreu tremendos cortes nos orçamentos que reduziram de certa forma o nível competitivo.

Os habituais campeonatos regionais, que normalmente têm início a partir de meados do mês de fevereiro, têm também sofrido alterações no esquema competitivo entre os vários escalões – reduzindo o número de equipas participantes, o número de fases e séries do campeonato, e reduzindo, também, a maior abrangência de equipas a disputar as fases finais.

Ora, de forma geral, o que aconteceu foi que, por exemplo no caso dos iniciados, cuja competição começava com duas séries de entre cerca de 12 equipas, hoje cerca de metade têm hipótese de participar na primeira fase dos regionais. Estamos a falar do escalão que praticamente fomenta a iniciação no verdadeiro panorama competitivo do voleibol e já longe daquilo que o mini voleibol proporciona: os ideais de união, espírito de equipa e introdução à parte técnica do voleibol. Pegando neste exemplo dos iniciados: hoje, a hipótese de ganhar a experiência e motivação que outrora as crianças ganhavam ao entrar neste esquema competitivo dos regionais é praticamente nula. No caso dos seniores e outros escalões, inclusive, muitas das vezes a competição baseia-se em fases concentradas (em determinada ilha), o que impossibilita a hipótese de melhoria dos resultados quando os jogos são feitos a uma única volta com cada equipa e apenas uma equipa de cada grupo segue para a fase final.

Seniores Femininos - Durante uma prova regional na ilha de Santa Maria Fonte:Desportomariense.blogspot.com
Seniores Femininos – Durante uma prova regional na ilha de Santa Maria
Fonte: Desportomariense.blogspot.com

É compreensível o facto de os cortes orçamentais existirem, não coloco dúvidas sobre esta questão – e, além disso, desconheço a realidade no resto do país tanto para o voleibol como para outras modalidades. O que é certo é que paira no ar a questão de que talvez fosse possível gerir o formato competitivo das provas regionais nos Açores, mantendo a elevada competitividade e assumindo o papel de qualidade das equipas açorianas e dos promissores candidatos aos títulos regionais, que por vezes não chegam a ter o seu reconhecimento por falta de oportunidades.

Esta é uma visão de alguém que vive esta situação, como árbitro e treinador. E é um assunto que suscita pensamentos diversos dentro da comunidade do voleibol açoriano.

Roberto Sousa Moura
Roberto Sousa Moura
O Roberto vem dos Açores, mas não está perdido pela capital e gosta do voleibol que se pratica no país inteiro. É treinador grau II, árbitro regional e pratica voleibol há uns anitos. A bola é sempre na rede, ou melhor: por cima da rede!                                                                                                                                                 O Roberto escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Villarreal anuncia saída de Dani Parejo no final da época

O Villarreal anunciou a saída de Dani Parejo no final da temporada. O médio deve realizar o seu último jogo frente ao Atlético Madrid para a La Liga.

Bruno Fernandes eleito melhor jogador da Premier League 2025/26

Bruno Fernandes é o melhor jogador da Premier League 2025/26. Médio do Manchester United mereceu distinção.

FC Porto paga 2 milhões de euros e fecha o 1º reforço para a próxima temporada

João Afonso vai reforçar o FC Porto. Guarda-redes do Santa Clara a caminho do Estádio do Dragão por 2+2 milhões de euros.

Alverca pode perder Marezi e quer internacional sub-21 português

Vivaldo Semedo é alvo do Alverca. Ribatejanos vão perder Marezi e olham para o avançado português do Watford.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vai ter de vender e define preço de Andreas Schjelderup, Richard Ríos e Vangelis Pavlidis

Andreas Schjelderup, Richard Ríos e Vangelis Pavlidis são os jogadores mais valorizados no mercado do Benfica.

Borussia Dortmund anuncia saída de Julian Brandt ao fim de sete temporadas

O Borussia Dortmund oficializou a saída a custo zero de Julian Brandt. O médio representou o clube alemão durante sete temporadas.

Famalicão vai perder Justin de Haas e tem defesa do Palmeiras de Abel Ferreira com experiência em Portugal bem referenciado

Justin de Haas está de saída do Famalicão e o emblema português quer encontrar substitutos. Kaiky Naves é alvo dos famalicenses.