📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Açores, regionais e a falta do ‘melhor’.

- Advertisement -

cab Volei

O “melhor” na conjuntura portuguesa atual é, claro, o dinheiro. Durante as últimas duas épocas desportivas nos Açores (local onde estou mais familiarizado com a situação), o voleibol sofreu tremendos cortes nos orçamentos que reduziram de certa forma o nível competitivo.

Os habituais campeonatos regionais, que normalmente têm início a partir de meados do mês de fevereiro, têm também sofrido alterações no esquema competitivo entre os vários escalões – reduzindo o número de equipas participantes, o número de fases e séries do campeonato, e reduzindo, também, a maior abrangência de equipas a disputar as fases finais.

Ora, de forma geral, o que aconteceu foi que, por exemplo no caso dos iniciados, cuja competição começava com duas séries de entre cerca de 12 equipas, hoje cerca de metade têm hipótese de participar na primeira fase dos regionais. Estamos a falar do escalão que praticamente fomenta a iniciação no verdadeiro panorama competitivo do voleibol e já longe daquilo que o mini voleibol proporciona: os ideais de união, espírito de equipa e introdução à parte técnica do voleibol. Pegando neste exemplo dos iniciados: hoje, a hipótese de ganhar a experiência e motivação que outrora as crianças ganhavam ao entrar neste esquema competitivo dos regionais é praticamente nula. No caso dos seniores e outros escalões, inclusive, muitas das vezes a competição baseia-se em fases concentradas (em determinada ilha), o que impossibilita a hipótese de melhoria dos resultados quando os jogos são feitos a uma única volta com cada equipa e apenas uma equipa de cada grupo segue para a fase final.

Seniores Femininos - Durante uma prova regional na ilha de Santa Maria Fonte:Desportomariense.blogspot.com
Seniores Femininos – Durante uma prova regional na ilha de Santa Maria
Fonte: Desportomariense.blogspot.com

É compreensível o facto de os cortes orçamentais existirem, não coloco dúvidas sobre esta questão – e, além disso, desconheço a realidade no resto do país tanto para o voleibol como para outras modalidades. O que é certo é que paira no ar a questão de que talvez fosse possível gerir o formato competitivo das provas regionais nos Açores, mantendo a elevada competitividade e assumindo o papel de qualidade das equipas açorianas e dos promissores candidatos aos títulos regionais, que por vezes não chegam a ter o seu reconhecimento por falta de oportunidades.

Esta é uma visão de alguém que vive esta situação, como árbitro e treinador. E é um assunto que suscita pensamentos diversos dentro da comunidade do voleibol açoriano.

Roberto Sousa Moura
Roberto Sousa Moura
O Roberto vem dos Açores, mas não está perdido pela capital e gosta do voleibol que se pratica no país inteiro. É treinador grau II, árbitro regional e pratica voleibol há uns anitos. A bola é sempre na rede, ou melhor: por cima da rede!                                                                                                                                                 O Roberto escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: Inter Milão de olho em defesa equatoriano do Club Brugge

Joel Ordónez, defesa de 21 anos do Club Brugge, renovou recentemente até 2029 e só vai para o Inter Milão por uma verba elevada.

Pep Guardiola aborda um possível regresso ao Barcelona e deixa recado: «Sinto muito pelos haters, mas ganhámos muitos jogo»

Pep Guardiola falou sobre um possível regresso ao Barcelona. O técnico espanhol praticamente descartou a possibilidade de voltar ao clube catalão.

Arsenal disposto a pagar 40 milhões por avançado do Levante

Etta Eyong, avançado do Levante, de 22 anos, vive o melhor momento da carreira e vê agora o Arsenal muito interessado na sua contratação.

Liverpool prepara investida por jovem médio do AZ Alkmaar

O Liverpool está interessado na contratação de Kees Smit, médio de 19 anos do AZ Alkmaar. Arne Slot já aprovou o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os 3 finalistas ao prémio de melhor futebolista africano de 2025

A CAF revelou que Achraf Hakimi, Mohamed Salah e Victor Osimhen são os três finalistas para o prémio de melhor futebolista de África. A cerimónia realiza-se nesta quarta-feira, em Marrocos.

Vitória FC solicita audiência ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal após empate frente ao Sesimbra

O Vitória FC emitiu um comunicado após ter empatado frente ao Sesimbra, na jornada 7 da primeira divisão Distrital de Setúbal. O clube sadino pediu uma audiência ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal.

Sporting já sabe o preço que terá de pagar para garantir a contratação de Wesley

O Sporting terá de pagar 15 milhões para garantir o passe de Wesley. O avançado brasileiro representa o Al Nassr, da Arábia Saudita.