📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Açores, regionais e a falta do ‘melhor’.

- Advertisement -

cab Volei

O “melhor” na conjuntura portuguesa atual é, claro, o dinheiro. Durante as últimas duas épocas desportivas nos Açores (local onde estou mais familiarizado com a situação), o voleibol sofreu tremendos cortes nos orçamentos que reduziram de certa forma o nível competitivo.

Os habituais campeonatos regionais, que normalmente têm início a partir de meados do mês de fevereiro, têm também sofrido alterações no esquema competitivo entre os vários escalões – reduzindo o número de equipas participantes, o número de fases e séries do campeonato, e reduzindo, também, a maior abrangência de equipas a disputar as fases finais.

Ora, de forma geral, o que aconteceu foi que, por exemplo no caso dos iniciados, cuja competição começava com duas séries de entre cerca de 12 equipas, hoje cerca de metade têm hipótese de participar na primeira fase dos regionais. Estamos a falar do escalão que praticamente fomenta a iniciação no verdadeiro panorama competitivo do voleibol e já longe daquilo que o mini voleibol proporciona: os ideais de união, espírito de equipa e introdução à parte técnica do voleibol. Pegando neste exemplo dos iniciados: hoje, a hipótese de ganhar a experiência e motivação que outrora as crianças ganhavam ao entrar neste esquema competitivo dos regionais é praticamente nula. No caso dos seniores e outros escalões, inclusive, muitas das vezes a competição baseia-se em fases concentradas (em determinada ilha), o que impossibilita a hipótese de melhoria dos resultados quando os jogos são feitos a uma única volta com cada equipa e apenas uma equipa de cada grupo segue para a fase final.

Seniores Femininos - Durante uma prova regional na ilha de Santa Maria Fonte:Desportomariense.blogspot.com
Seniores Femininos – Durante uma prova regional na ilha de Santa Maria
Fonte: Desportomariense.blogspot.com

É compreensível o facto de os cortes orçamentais existirem, não coloco dúvidas sobre esta questão – e, além disso, desconheço a realidade no resto do país tanto para o voleibol como para outras modalidades. O que é certo é que paira no ar a questão de que talvez fosse possível gerir o formato competitivo das provas regionais nos Açores, mantendo a elevada competitividade e assumindo o papel de qualidade das equipas açorianas e dos promissores candidatos aos títulos regionais, que por vezes não chegam a ter o seu reconhecimento por falta de oportunidades.

Esta é uma visão de alguém que vive esta situação, como árbitro e treinador. E é um assunto que suscita pensamentos diversos dentro da comunidade do voleibol açoriano.

Roberto Sousa Moura
Roberto Sousa Moura
O Roberto vem dos Açores, mas não está perdido pela capital e gosta do voleibol que se pratica no país inteiro. É treinador grau II, árbitro regional e pratica voleibol há uns anitos. A bola é sempre na rede, ou melhor: por cima da rede!                                                                                                                                                 O Roberto escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado Benfica: Se vier Wesley, o que acontece com André Luiz?

O Benfica quer contratar Wesley e André Luiz neste mercado de transferências de inverno. Chegada de um não bloqueia o outro.

Benfica já conhece preço desejado por alvo para a frente de ataque

O Viktoria Plzen quer receber cerca de 12 milhões de euros por Rafiu Durosinmi. Avançado nigeriano foi associado ao Benfica.

Boas notícias para o FC Porto relativamente à lesão de Diogo Costa

Diogo Costa não tem uma lesão grave e poderá ser opção para o Santa Clara x FC Porto, próximo jogo dos dragões.

Ruben Amorim faz balanço de 2025: «O Manchester United é um clube mais saudável e melhor»

Ruben Amorim fez um pequeno balanço de 2025. Manchester United enfrenta esta terça-feira o Wolves para a Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjelderup mais perto de trocar Benfica por Itália em janeiro: eis a situação

O Benfica está a negociar um possível empréstimo de Andreas Schjelderup com a AS Roma. Avançado norueguês pode assim sair.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após FC Porto x AVS SAD: «Na primeira parte, não foi fácil encontrar o jogo interior»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto diante do AVS SAD. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

João Henriques responde ao Bola na Rede após FC Porto x AVS SAD: «Foi só isso que nos faltou para sermos perfeitos»

João Henriques analisou a derrota do AVS SAD diante do FC Porto. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.