Além de jogo, é espetáculo

- Advertisement -

cab Volei

Portugal terá como adversários a Holanda, a Coreia do Sul e a República Checa no Grupo E da Liga Mundial 2014 de seniores masculinos, a disputar de 23 de Maio a 20 de Julho do próximo ano, segundo o sorteio realizado na Federação Internacional de Voleibol.

Esta é uma competição que teve a sua estreia em 1990 e que na edição de 2014 conta com 28 países participantes distribuídos por sete grupos, sendo que anteriormente estavam menos dez na competição.

Basta analisar o cerne de todo o esquema competitivo da Federação Internacional de Voleibol para perceber que esta competição é uma das que mais se fundamentaram e em que se analisou o porquê de realizar a prova, tendo em vista várias perspetivas – nomeadamente a do marketing que envolveria um evento desta dimensão.

Ao contrário do Campeonato Mundial ou mesmo dos Jogos Olímpicos, esta é uma prova realizada anualmente e cuja dimensão tem um retorno imediato a nível económico, tanto para as ditas “cidades-sede” em que se realizam os vários jogos como para os vencedores. Segundo a FIVB, já foram distribuídos cerca de 13 milhões de dólares pelos vencedores desde 1990 a 2004. Como referi, as “cidades-sede” têm vantagens ao acolher este evento, pois a prova tem uma abrangência internacional. Num panorama de equipas de todos os continentes, que desde sempre contam com uma divulgação organizada da parte dos media da cidade em que se está a competir, a garantia desta cobertura (pela televisão principalmente) tem de estar assegurada. No mesmo âmbito, em 1993 surge um projeto congénere: o Grand Prix, competição semelhante mas para seniores femininos.

É daqui que se parte para a ideia de “espetáculo”. Uma coisa que sempre admirei desde que me formei no voleibol é que uma das maiores preocupações dos órgãos máximos de organização competitiva desta modalidade é a de garantir que seja um jogo que todos possam ver, e que esteja bem organizado em todos os aspetos – nomeadamente na mediatização. Que eu não caia numa espécie de pleonasmo desta ideia, mas gosto de destacar sempre: o voleibol é um jogo bonito de se ver e de se jogar – e é importante perceber os contextos em que se inserem as competições e o que está nos “bastidores”.

A seleção masculina da Rússia venceu a edição de 2013.  http://esportes.terra.com.br
A seleção masculina da Rússia venceu a edição de 2013.
Fonte: esportes.terra.com.br

Para já, o que se sabe é que a edição de 2014 da Liga Mundial começa no fim de semana de 23 a 25 de Maio, com a primeira ronda dos Grupos C, D e E, e termina a 20 de Julho, com a realização da Fase Final, e estes são os grupos:

A: Brasil, Itália, Polónia e Irão
B: Rússia, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia
C: Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia
D: Argentina, Alemanha, França e Japão
E: Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa
F: Tunísia, Turquia, Cuba e México
G: Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha

Subscreve!

Artigos Populares

Reviravolta com golo aos 90+5′: Santos Laguna de Renato Paiva vence na casa do Toluca de Paulinho

O Santos Laguna de Renato Paiva ganhou na casa do Toluca de Paulinho por 3-2 para a nona jornada da Liga do México.

Atlético Madrid x Real Madrid: Já é conhecida a lesão de Federico Valverde

Federico Valverde saiu lesionado do Atlético Madrid x Real Madrid. Internacional uruguaio sofreu um traumatismo grave no tornozelo esquerdo.

Eusebio Di Francesco reage à derrota com Ruben Amorim: «Estivemos em alta apenas por momentos e não podemos permitir isso»

O Lecce perdeu este domingo na casa do AC Milan de Ruben Amorim por 3-0 para a Serie A. Eis o que disse Eusebio Di Francesco.

Ruben Amorim após triunfo do AC Milan: «Ainda temos muito a fazer, mas hoje estivemos melhor do que nos jogos anteriores, em que estávamos...

O AC Milan venceu em casa o Lecce por 3-0 para a quinta jornada da Serie A. Eis o que disse Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli e a corrida ao título nacional: «É ridículo fazer qualquer tipo de sonho ou análises a longo prazo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico refletiu sobre a corrida ao título da Primeira Liga.

Francesco Farioli e o regresso de Samu: «Jogámos muitos meses sem ele e sabemos a falta que ele nos fez»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico abordou o regresso de Samu Aghehowa.

Marco Silva recusa-se a comentar a expulsão: «Não sei se se irei conseguir continuar assim até ao final da época»

Marco Silva refletiu sobre a derrota do Benfica frente ao FC Porto em conferência de imprensa. Técnico não quis comentar a expulsão de Clement Lenglet.