📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Além de jogo, é espetáculo

- Advertisement -

cab Volei

Portugal terá como adversários a Holanda, a Coreia do Sul e a República Checa no Grupo E da Liga Mundial 2014 de seniores masculinos, a disputar de 23 de Maio a 20 de Julho do próximo ano, segundo o sorteio realizado na Federação Internacional de Voleibol.

Esta é uma competição que teve a sua estreia em 1990 e que na edição de 2014 conta com 28 países participantes distribuídos por sete grupos, sendo que anteriormente estavam menos dez na competição.

Basta analisar o cerne de todo o esquema competitivo da Federação Internacional de Voleibol para perceber que esta competição é uma das que mais se fundamentaram e em que se analisou o porquê de realizar a prova, tendo em vista várias perspetivas – nomeadamente a do marketing que envolveria um evento desta dimensão.

Ao contrário do Campeonato Mundial ou mesmo dos Jogos Olímpicos, esta é uma prova realizada anualmente e cuja dimensão tem um retorno imediato a nível económico, tanto para as ditas “cidades-sede” em que se realizam os vários jogos como para os vencedores. Segundo a FIVB, já foram distribuídos cerca de 13 milhões de dólares pelos vencedores desde 1990 a 2004. Como referi, as “cidades-sede” têm vantagens ao acolher este evento, pois a prova tem uma abrangência internacional. Num panorama de equipas de todos os continentes, que desde sempre contam com uma divulgação organizada da parte dos media da cidade em que se está a competir, a garantia desta cobertura (pela televisão principalmente) tem de estar assegurada. No mesmo âmbito, em 1993 surge um projeto congénere: o Grand Prix, competição semelhante mas para seniores femininos.

É daqui que se parte para a ideia de “espetáculo”. Uma coisa que sempre admirei desde que me formei no voleibol é que uma das maiores preocupações dos órgãos máximos de organização competitiva desta modalidade é a de garantir que seja um jogo que todos possam ver, e que esteja bem organizado em todos os aspetos – nomeadamente na mediatização. Que eu não caia numa espécie de pleonasmo desta ideia, mas gosto de destacar sempre: o voleibol é um jogo bonito de se ver e de se jogar – e é importante perceber os contextos em que se inserem as competições e o que está nos “bastidores”.

A seleção masculina da Rússia venceu a edição de 2013.  http://esportes.terra.com.br
A seleção masculina da Rússia venceu a edição de 2013.
Fonte: esportes.terra.com.br

Para já, o que se sabe é que a edição de 2014 da Liga Mundial começa no fim de semana de 23 a 25 de Maio, com a primeira ronda dos Grupos C, D e E, e termina a 20 de Julho, com a realização da Fase Final, e estes são os grupos:

A: Brasil, Itália, Polónia e Irão
B: Rússia, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia
C: Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia
D: Argentina, Alemanha, França e Japão
E: Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa
F: Tunísia, Turquia, Cuba e México
G: Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Marítimo na lista de 3 clubes da Premier League

Daizen Maeda representa atualmente o Celtic e já passou pelo Marítimo. Conta com o interesse de três clubes da Premier League.

FC Porto tem plano para a defesa no mercado de janeiro

O FC Porto está disposto a contratar um novo defesa central no mercado de janeiro. A chegada de um lateral está descartada.

Lionel Scaloni explica ausência de Nicolás Otamendi no Angola x Argentina: «Preferimos protegê-lo»

Lionel Scaloni explicou a não utilização de Nicolás Otamendi na vitória da Argentina sobre a Angola por 2-0.

Para Rui Borges estar atento: emprestado pelo Sporting convence e já leva mais de 800 minutos em 2025/26

Diogo Travassos está emprestado pelo Sporting ao Moreirense e conquistou o seu espaço no emblema minhoto da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid planeia contratar defesa de topo no verão: Eis os nomes em cima da mesa

O Real Madrid está interessado em reforçar o eixo defensivo no mercado de verão. Dayot Upamecano e Ibrahima Konaté estão na lista de potenciais alvos.

Gilberto Madaíl com discurso duro: «Se eu fosse presidente da Federação, o Roberto Martínez nunca tinha sido escolhido para ser o selecionador»

Gilberto Madaíl foi presidente da Federação Portuguesa de Futebol durante 15 anos e deixou críticas à seleção nacional.

Kylian Mbappé e Eduardo Camavinga dispensados da seleção francesa

Kylian Mbappé e Eduardo Camavinga foram dispensados da seleção francesa devido a questões físicas.