Além de jogo, é espetáculo

- Advertisement -

cab Volei

Portugal terá como adversários a Holanda, a Coreia do Sul e a República Checa no Grupo E da Liga Mundial 2014 de seniores masculinos, a disputar de 23 de Maio a 20 de Julho do próximo ano, segundo o sorteio realizado na Federação Internacional de Voleibol.

Esta é uma competição que teve a sua estreia em 1990 e que na edição de 2014 conta com 28 países participantes distribuídos por sete grupos, sendo que anteriormente estavam menos dez na competição.

Basta analisar o cerne de todo o esquema competitivo da Federação Internacional de Voleibol para perceber que esta competição é uma das que mais se fundamentaram e em que se analisou o porquê de realizar a prova, tendo em vista várias perspetivas – nomeadamente a do marketing que envolveria um evento desta dimensão.

Ao contrário do Campeonato Mundial ou mesmo dos Jogos Olímpicos, esta é uma prova realizada anualmente e cuja dimensão tem um retorno imediato a nível económico, tanto para as ditas “cidades-sede” em que se realizam os vários jogos como para os vencedores. Segundo a FIVB, já foram distribuídos cerca de 13 milhões de dólares pelos vencedores desde 1990 a 2004. Como referi, as “cidades-sede” têm vantagens ao acolher este evento, pois a prova tem uma abrangência internacional. Num panorama de equipas de todos os continentes, que desde sempre contam com uma divulgação organizada da parte dos media da cidade em que se está a competir, a garantia desta cobertura (pela televisão principalmente) tem de estar assegurada. No mesmo âmbito, em 1993 surge um projeto congénere: o Grand Prix, competição semelhante mas para seniores femininos.

É daqui que se parte para a ideia de “espetáculo”. Uma coisa que sempre admirei desde que me formei no voleibol é que uma das maiores preocupações dos órgãos máximos de organização competitiva desta modalidade é a de garantir que seja um jogo que todos possam ver, e que esteja bem organizado em todos os aspetos – nomeadamente na mediatização. Que eu não caia numa espécie de pleonasmo desta ideia, mas gosto de destacar sempre: o voleibol é um jogo bonito de se ver e de se jogar – e é importante perceber os contextos em que se inserem as competições e o que está nos “bastidores”.

A seleção masculina da Rússia venceu a edição de 2013.  http://esportes.terra.com.br
A seleção masculina da Rússia venceu a edição de 2013.
Fonte: esportes.terra.com.br

Para já, o que se sabe é que a edição de 2014 da Liga Mundial começa no fim de semana de 23 a 25 de Maio, com a primeira ronda dos Grupos C, D e E, e termina a 20 de Julho, com a realização da Fase Final, e estes são os grupos:

A: Brasil, Itália, Polónia e Irão
B: Rússia, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia
C: Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia
D: Argentina, Alemanha, França e Japão
E: Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa
F: Tunísia, Turquia, Cuba e México
G: Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Bruno Lage e Darwin Núñez vão trabalhar juntos na Arábia Saudita

Darwin Núñez foi emprestado pelo Al Hilal ao Al Diriyah de Bruno Lage até ao final da temporada. Avançado oficializado.

Oficial: Sikou Niakaté renova com o Braga até 2030

O Braga oficializou a renovação de contrato de Sikou Niakaté. Defesa-central fica com vínculo válido até 2030.

Zeno Debast reage ao regresso: «O caminho de volta não foi fácil, mas cada passo valeu a pena»

Zeno Debast fez o seu primeiro jogo em meses devido a uma lesão muscular. Defesa-central do Sporting já reagiu ao regresso.

Sporting terá de investir mais dinheiro por Moncef Zekri: eis as novidades

O Sporting está em negociações com o Mechelen por Moncef Zekri. Emblema da Bélgica quer, pelo menos, quatro milhões de euros fixos.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan de Ruben Amorim já tem princípio de acordo para a saída de Christopher Nkunku: eis as novidades

O AC Milan e o Leipzig alcançaram princípio de acordo por um empréstimo de Christopher Nkunku com opção de compra.

Sérgio Ferreira responde ao Bola na Rede: «A nossa intencionalidade passa por pressionar à frente, por ganhar a bola mais perto da área da...

Sérgio Ferreira, treinador do Alverca, respondeu a uma questão colocada pelo Bola na Rede, em conferência de imprensa.

Avançado brasileiro da Premier League revela: «Há um ou dois anos, recebi propostas do FC Porto e do Benfica»

Rayan, avançado do Bournemouth, admitiu ter recebido propostas do Benfica e do FC Porto nos últimos dois anos.