Portugal integra AOEV

- Advertisement -

cab Volei

O que é isto afinal, da AOEV? A Confederação Europeia de Voleibol (CEV), em reuniões que precederam as meias-finais e a final do Campeonato da Europa de 2013 em seniores masculinos, disputadas no final do mês de setembro, em Copenhaga, apresentou este novo organismo, que não é nada mais, nada menos do que, em francês, Association de L’Ouest Européenne de Volley-Ball; ou seja, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu.

Integrando nesta associação mais 7 países europeus – Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça –, este novo organismo tem como vice-presidente e tesoureiro o atual presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Vicente Araújo.

Países que integram nova associação. http://www.fpvoleibol.pt
Países que integram nova associação
Fonte: fpvoleibol.pt

Ora bem, a estrutura do voleibol mundial tem como “organismo pai” a Federação Internacional (FIVB), que por si só nos traz mais cinco confederações que incluem outras largas centenas de federações nacionais, e estas últimas têm integradas as associações regionais.

O que de há alguns anos para cá se tem vindo a observar, face ao leque enorme de competições internacionais que não só a própria FIVB organiza e que têm como foco de importância maior o campeonato do mundo de voleibol, foi a criação de organismos suplementares que fomentam uma espécie de “diálogo” internacional que o voleibol hoje em dia reflete.

O caso desta recém-criada AOEV é que se trata de mais uma associação zonal da Confederação Europeia que se junta às outras quatro já existentes.

Mas quais são as vantagens disto para o voleibol português, então? Pois bem, primeiramente, a presença do próprio presidente da federação portuguesa na direção deste organismo contempla uma importante ligação à realidade interna e às possibilidades de alastrar essa realidade a um nível internacional.

Todos os anos há uma série de provas que unem equipas de todo o mundo e de todas as confederações e trazem jogos a pavilhões do globo inteiro, movendo equipas de arbitragem, multidões fanáticas, várias culturas que se fundem e órgãos media que divulgam estas competições mundo fora.

A AOEV tem como principal objetivo, além da união dos países que a integram a nível competitivo, uma clara aposta na formação.

A minha opinião, tendo em conta o que está fundamentado no mundo do voleibol e pela minha experiência, é sempre que a formação é um passo importante na carreira de um voleibolista, pois o voleibol tem uma hierarquia de aprendizagem que ao longo da faixa etária é cumprida e garante um futuro jogador de sucesso.

Para já, e esperando que estes objetivos sejam cumpridos, a Federação Portuguesa de Voleibol irá acolher hoje (dia 22 de outubro) a primeira reunião do Executivo da AOEV, que com certeza irá traçar o plano competitivo que alargará horizontes para o voleibol português.

Subscreve!

Artigos Populares

Fecho das inscrições para a Europa: FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem fazer alterações

FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem inscrever mais jogadores nas suas listas para as competições europeias.

Athletic empresta Adama Boiro ao West Ham de Nuno Espírito Santo

O Athletic Club anunciou a cedência de Adama Boiro ao West Ham. O defesa espanhol vai ser orientado por Nuno Espírito Santo na atual temporada.

Estrela da Amadora garante contratação de Rodrigo Dudok

Rodrigo Dudok foi anunciado no Estrela da Amadora. O extremo chega por empréstimo do Racing Montevideo até ao final da temporada.

Dínamo Bucareste de Nuno Campos vence o Sporting Liesti para a Taça da Roménia

O Dínamo Bucareste, de Nuno Campos, venceu o Sporting Liesti por 4-1, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Roménia.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo de Hugo Oliveira empresta Andrew Omobamidele ao Anderlecht de Vítor Bruno

O Anderlecht de Vitor Bruno garantiu o empréstimo de Andrew Omobamidele. O internacional irlandês deixou o Estrasburgo de Hugo Oliveira, num acordo sem opção de compra.

Francisco Conceição recebe o prémio de Golo do Ano da Serie A

Francisco Conceição venceu o prémio de Golo do Ano da Serie A 2025/26, graças ao remate apontado frente à Roma, no Estádio Olímpico.

Al Ittihad anuncia chegada de Richard Ríos por empréstimo do Benfica

O Al Ittihad já oficializou a chegada de Richard Ríos. Médio deixa Benfica por empréstimo sem opção de compra.