Seleção falhou o apuramento para o Mundial’2018; venha a Liga Mundial

Cabeçalho modalidadesA seleção nacional de seniores masculinos (26ª do ranking mundial) falhou o apuramento para o Campeonato do Mundo de Voleibol em 2018. Em cinco jogos disputados (de quarta a domingo), conseguiu 3 vitórias, mas em nenhuma das duas derrotas se aproximou do triunfo, tendo saído derrotada por 3-0 em ambos. Perdeu contra os adversários diretos – Bélgica e a anfitriã Eslovénia, 18ª e 30ª seleções do ranking mundial, respetivamente – e o que era um objetivo (um dos dois primeiros lugares nesta Poule C) rapidamente passou a um sonho.

No final do primeiro jogo – frente à seleção belga – o próprio selecionador nacional, Hugo Silva, deixou algumas críticas aos jogadores: “(…)não podemos ter jogadores experientes com um rendimento abaixo das suas possibilidades, nem muito menos deixar de lutar até ao último ponto com a máxima dignidade. Quando isso acontece, é algo que me entristece…”. No entanto fez o que lhe competia nos outros jogos (Israel, Geórgia e Letónia, sem perder nenhum ponto, com vitórias por 3-1, 3-0 e 3-1), mas de nada serviu. Fica apenas aqui a nota sobre o jovem Lourenço Martins que, pelo que tem dado a parecer, será uma aposta certa e com futuro nas grandes equipas portuguesas.

Agora, dia 2, inicia a participação na Liga Mundial, frente à Austrália, e veremos o que daqui vai resultar. Hugo Silva acredita na motivação dos seus jogadores: “A Liga Mundial será sempre uma competição apetecível de se jogar e teremos com certeza a equipa motivada e empenhada em dar o seu melhor”. Esperemos que isso aconteça, para finalmente conseguirmos subir o nível. Que esta é uma seleção em “renovação” já sabemos, mas é necessário afirmarmo-nos de novo, mesmo sabendo que não é um processo fácil. Há potencial, há qualidade, falta a concretização.

O jovem Lourenço Martins tem aparecido em bom plano na seleção portuguesa Fonte: Federação Portuguesa de Voleibol
O jovem Lourenço Martins tem aparecido em bom plano na seleção portuguesa
Fonte: Federação Portuguesa de Voleibol

É de referir que a seleção teve pouco tempo de preparação para estas competições internacionais, muitos atletas chegaram mais tarde e alguns (e até mesmo o selecionador) têm sido associados ao novo projeto (ainda não oficial) de voleibol do Sporting, e tem sido alvo de algumas críticas, o que não é propriamente favorável a todo este percurso.

A seleção feminina iniciou ontem, frente a França, a sua participação na qualificação para o Campeonato do Mundo 2018, tendo ganho por 3-2. Os jogos decorrem até domingo, em Viana do Castelo, sendo que os dois últimos têm transmissão televisiva (Sport TV).

Resta-me desejar os melhores resultados possíveis, a ambas, nos compromissos que se avizinham, porque afinal de contas, é o que todos desejamos.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Voleibol

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Golaço de Cristiana Girelli adianta Itália contra Portugal no Euro 2025 Feminino

Portugal está a perder por 1-0 com a Itália no Euro 2025 Feminino. Cristiana Girelli marcou grande golo pelas transalpinas.

Divulgada a lista de árbitros principais para a Primeira e Segunda Ligas

Já é conhecida a lista dos árbitros principais que podem apitar encontros nas próximas edições da Primeira e Segunda Ligas.

Benfica define preço de Florentino Luís e prepara-se para receber nova abordagem da Juventus

O Benfica está ciente do interesse da Juventus em contratar Florentino Luís. Águias já definiram preço do médio.

Martim Mayer conta com lenda do Benfica como Mandatário Nacional

Martim Mayer anunciou que António Simões vai ser o Mandatário Nacional da sua candidatura à liderança do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles recusa 60 milhões de euros do Galatasaray: eis as últimas novidades sobre o futuro de Victor Osimhen

O futuro de Victor Osimhen está em aberto. O avançado nigeriano é desejado pelo Galatasaray e pelo Al Hilal e pertence ao Nápoles.

Newcastle United prepara-se para pagar 63 milhões por pupilo de Nuno Espírito Santo

O Newcastle United está muito interessado em garantir a contratação de Anthony Elanga, jogador que atua no Nottingham Forest.

Luiz Felipe troca Olympique Marselha pelo Rayo Vallecano

Luiz Felipe é a mais recente contratação do Rayo Vallecano. O defesa-central italiano deixou o Olympique Marselha.