Académica de Coimbra 1-1 FC Arouca: A Casa Assombrada

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Já estava cumprido o tempo regulamentar e sobrava, para os adeptos da Académica, a esperança de que os descontos retribuíssem, em forma de felicidade, as desilusões acumuladas pela Briosa desde há vários jogos a esta parte (os dois pontos perdidos, diante do Moreirense, ainda não tinham sido bem digeridos). O público academista agarrava-se aos 3 minutos de descontos com as garras e dentes que a esperança dá sempre a quem acredita, e quando Gonçalo Paciência disferiu um pontapé à entrada da área, sob o minuto 92, julgou-se que aquele seria o momento em que a crueldade se evaporaria, de vez, da casa assombrada em que se tornara o Estádio Cidade Coimbra. A bola entrou, depois de bater em  Leandro Silva. 2-1 para a Académica, acreditou-se. Festejou-se o fim da agonia. Durante muito tempo… até o fiscal de linha ter anulado o golo. O golo que faria com que, finalmente, não se perdessem pontos, em casa, frente a um rival directo. Mas foi anulado, juntamente com as ambições de se fugir aos lugares de despromoção (frustrados, os adeptos protestaram com o arremesso de cadeiras para o campo, e Marinho foi expulso). O Arouca sorriu…

… porque soube que fez menos que o adversário para merecer o prémio do “pontinho”. Não que tivesse feito pouco, pelo contrário. A Académica é que fez muito. Pressionando, desde o apito inicial a zona de construção arouquense, obrigando a turma da Serra da Freita a privilegiar o jogo directo, relegando para segundo plano o recurso ao talento que possui desde o meio-campo para a frente. Assim, a primeira parte teve praticamente um sentido, com a presença de Nuno Piloto no meio campo (de regresso) a fazer-se sentir, bem como a crença da zona ofensiva na recuperação de bola. Isso ficou bem evidente no golo inaugural, em que Nii Plange ganha a bola no flanco esquerdo e assiste Gonçalo Paciência para a estreia do avançado a marcar com a camisola da Académica, para a Liga.

O Arouca tentou reagir, mas apenas o conseguia fazer através de bolas paradas (como sublinhou Gouveia em conferência de imprensa), e foi por essa via que chegou ao golo da igualdade, com Maurides a corresponder da melhor maneira a um livre batido por Artur.

"Tenho a certeza que vamos atingir os objectivos propostos " vincou Gouveia, treinador da Académica, em Conferência de Imprensa
“Tenho a certeza que vamos atingir os objectivos propostos ” vincou Gouveia, treinador da Académica, em Conferência de Imprensa

Na segunda parte, o Arouca veio apostado em contrariar a tendência da primeira parte, tentando construir mais, no meio-campo da Académica. Não o conseguiu primeiro, com os mesmos homens, mas reforçou essa zona, passando Nuno Valente para a zona ofensiva, em perfeita harmonia com Artur, Maurides e Ivo Rodrigues. Porém, nem assim a defesa da Académica foi quebrando, mesmo depois da saída de Obiora (Leandro Silva soube substitui-lo), por lesão… contudo, o jogo ficou mais partido, e a bola passou a rondar as duas balizas, mas, mesmo nessa fase, o meio-campo do Arouca foi mais invadido que o da Académica.

O jogo foi caminhando para o final do costume, em que a desilusão invade quem habita a casa assombrada. A Académica segue neste campeonato com apenas uma vitória e muitos pontos perdidos em casa, o Arouca continua sem vencer desde as duas primeiras jornadas.

 

A Figura:

Rui Pedro – Voltou o craque que brilhou ao serviço do Cluj. Foi um autêntico terror para a defensiva do Arouca, criando desequilíbrios entre a linha defensiva e o meio-campo arouquense. Conseguiu ganhar muitas bolas em jogadas de insistência, e reclama a maior fatia de mérito na boa exibição da Académica.

O Fora de Jogo:  

Nuno Coelho  – Parece ter retribuído o favor à casa onde foi tão feliz, ao fazer uma exibição apagada. Foi demasiado permissivo no miolo, deixando que a Académica fosse ganhando supermacia na sua zona de jurisdição e, consequentemente, no jogo.

 

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli renova contrato com o FC Porto até 2028

O FC Porto anunciou na noite deste domingo a renovação de contrato com Francesco Farioli até ao verão de 2028.

Sporting da Covilhã x Académica: jogo foi interrompido e já tem nova data

A partida entre o Sporting da Covilhã e a Académica foi interrompido ao intervalo, devido às más condições meteorológicas.

Al Nassr define preço de Wesley após interesse do Benfica e de outros clubes

O Al Nassr quer recuperar o investimento feito por Wesley. Sauditas definiram o preço do alvo do Benfica para o ataque.

Francesco Farioli recebe ‘prenda’ no FC Porto depois da renovação do italiano

Francesco Farioli deve renovar em breve o seu contrato com o FC Porto. Felipe Sánchez vai juntar-se à equipa técnica dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva desejado pelo Benfica: Onde o internacional português pode encaixar no sistema de José Mourinho?

Rafa Silva é um dos nomes que está a ser associado com mais força ao Benfica, sendo um grande desejo de José Mourinho.

Negócio fechado: Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto até 2028

Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto. Vontade manifestada por ambas as partes será concretizada em breve.

José Mourinho insiste na contratação de Rafa Silva por parte do Benfica

José Mourinho quer contar com Rafa Silva no plantel do Benfica. O jogador está em rutura com o Besiktas, equipa com quem tem contrato.