5 grandes voos da Águia no Dragão | SL Benfica

2. FC Porto 0-1 SL Benfica (Final da Taça de Portugal,1982-83)

A FPF marcara a final da Taça para as Antas, em decisão controversa mas no início de temporada. Com o avançar da época, percebeu-se que o desfecho mais provável da competição seria um ‘Clássico’ e o SL Benfica tratou de recorrer aos tribunais para devolver a Taça ao Jamor.

Do Norte chegaram ecos de uma assembleia geral onde Pinto da Costa instruiu as tropas rumo à intransigência – ou se mantinha a final ali ou não havia jogo para ninguém. O conselho de disciplina da Federação, sem saber para onde se virar, adiou o jogo, que só ocorreria em agosto de 1983, já na pré-época de 83/84.

Fernando Martins, emoldurando seus dotes diplomáticos, confiou nas garantias que Eriksson lhe houvera dado e acedeu a que a sua equipa fosse às Antas disputar a Taça: e do alto de uma assumida superioridade moral, Carlos Manuel coroou o banho tático com uma bomba do meio da rua.

O Presidente, orgulhoso do seu sucesso, mas sem querer colocar em causa as boas relações institucionais que tentava manter com Pinto da Costa, rematou assim no final: “Fui eu que decidi que viéssemos às Antas, por uma questão de respeito pelo futebol e para evitar que o FC Porto pudesse estar sujeito a terríveis consequências”. Chapeau!

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges regista maior vitória pelo Sporting com a goleada ao Arouca

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na segunda jornada da Primeira Liga. É a maior vitória da era Rui Borges no Leão.

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede: «O controlo do corredor dificultou-nos porque são momentos muito fortes do Sporting»

Vasco Seabra respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da goleada do Sporting sobre o Arouca por 6-0 na Primeira Liga.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Estamos com um equilíbrio melhor quando pressionamos, ganhamos e ficamos com bola»

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da goleada do Sporting sobre o Arouca por 6-0 na Primeira Liga.

Ricardo Mangas já reagiu à estreia a titular e ao bis pelo Sporting: «Foi especial»

Ricardo Mangas estreou-se este domingo a titular pelo Sporting e marcou dois golos ao Arouca. Eis o que disse no final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

As consequências da goleada sofrida pelo Santos: treinador despedido e Neymar entre lágrimas e palavrões

O Santos sofreu uma das goleadas mais pesadas da história frente ao Vasco da Gama. Cléber Xavier foi despedido e Neymar reagiu com lágrimas e frustração.

Vasco Seabra: «Queremos sempre jogar, mas também queremos ganhar, às vezes as pessoas confundem»

Vasco Seabra analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.

Rui Borges: «Ao intervalo disse que o maior respeito que podíamos ter pelo adversário era mantermos a seriedade e ir em busca de mais»

Jogador analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.