📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 vitórias do SL Benfica contra o FC Porto na Supertaça

- Advertisement -
Benfica

Águias e dragões defrontam-se na próxima quarta-feira, e só um deles vai erguer a Supertaça.

Finalmente, a nova época vai começar, com o habitual jogo para se saber quem vai levantar mais uma Supertaça Cândido de Oliveira, troféu que teve a sua primeira edição em 1979, e que é disputada entre o vencedor do Campeonato Nacional e o vencedor da Taça de Portugal.

No próximo dia 9 de Agosto, quarta-feira, SL Benfica e FC Porto irão encontrar-se pela 27.ª vez e o palco da partida será o Estádio Municipal de Aveiro. Na última vez que se defrontaram para disputar esta taça, em 2020, os dragões levaram a melhor sobre as águias e venceram por 2-0.

Um clássico entre SL Benfica e FC Porto, seja para que competição for, é sempre jogado com muita intensidade e com a habitual rivalidade que já vem do século passado. Ambas as formações querem começar a temporada com a conquista de um troféu, que sirva também de boost para a restante época.

Roger Schmidt e Sérgio Conceição sabem da importância deste desafio, e não deverão poupar nenhum jogador importante para a primeira jornada da Liga, agendada para o próximo fim de semana.

A história diz-nos que o FC Porto é o clube com mais Supertaças conquistadas, num total de 23, enquanto o SL Benfica conta apenas com oito troféus.

O domínio dos azuis e brancos nesta prova é tão avassalador, que no confronto entre os dois emblemas, o FC Porto tem 14 vitórias e o SL Benfica cinco. E são esses cinco triunfos dos encarnados que agora vamos recordar num top five, embora nem todas essas vitórias tenham dado a conquista do troféu, já que a Supertaça foi, durante muitos anos, disputada a duas mãos.

No entanto, a supremacia do clube portista na Supertaça não quer dizer que seja mais favorito para o jogo de quarta-feira, e nestes duelos há sempre a probabilidade de vitória de 50-50 para cada lado.

5.

SL Benfica 1-0 FC Porto (1.ª mão) – 1993 – No verão quente de 1993, o SL Benfica venceu o FC Porto por 1-0, num jogo bem conseguido pela formação lisboeta, que conseguiu travar os campeões nacionais em título. Aos 84 minutos, Vítor Paneira assistiu Rui Águas para este fazer o único golo da partida. A segunda mão deu triunfo para os dragões também por um golo de diferença, e na finalíssima o FC Porto levou a melhor nas grandes penalidades.

4.

SL Benfica 1-0 FC Porto (1.ª mão) – 1985 – A edição da Supertaça 1984 só conheceu o seu vencedor no ano seguinte, e que foi a única final que teve de ser disputada em quatro jogos. O SL Benfica, treinado na altura pelo húngaro Pál Cersnai, derrotou na primeira mão o FC Porto por 1-0, com o único tento da partida a ser assinado por Manniche, aos 56 minutos. Mas no Estádio das Antas, a equipa portista empatou a final, tendo levado a discussão da Supertaça para mais dois encontros, e que acabaria por vencer ambos.

3.

SL Benfica 2- 0 FC Porto (1.ª mão) – 1981 –O clássico de estreia entre SL Benfica e FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira aconteceu dois anos depois do troféu ter sido criado. No Estádio da Luz, o SL Benfica fez um bom jogo e venceu os dragões por 2-0, com um bis de Nené. A vantagem na primeira mão parecia algo confortável, mas no segundo jogo os dragões mostraram todo o seu poderio e derrotaram as águias por 4-1, conquistando a sua primeira Supertaça.

2.

SL Benfica 2-1 FC Porto (1.ª mão) – 1991 – Há 32 anos, aconteceu uma das finais com mais histórias para contar. O jogo da primeira mão teve muita emoção e foi ganho pelo SL Benfica, com golos de Yuran e William, tendo Jaime Magalhães feito o golo portista.

O FC Porto venceu o segundo jogo por 1-0, mas como os golos fora não contavam para desempatar, teve que ser disputado um terceiro jogo, com o árbitro José Pratas a ser o alvo da fúria dos jogadores do FC Porto. Após o juíz de Évora ter validado o golo aos encarnados, os azuis e brancos correram na direção de José Pratas. Os azuis e brancos acabariam por empatar e levar o encontro para as grandes penalidades, que venceram por 4-3.

1.

SL Benfica 1-0 FC Porto (1.ª mão) – 1985- Foi só no ano de 1985 que o SL Benfica conseguiu conquistar pela primeira vez a Supertaça Cândido de Oliveira. Num jogo muito bem conseguido pelos encarnados, Diamantino Miranda foi o autor do único golo da partida, tento esse que foi decisivo no jogo da segunda mão, onde se registou um empate a zero, e com esse resultado o troféu entrou pela primeira vez no Estádio da Luz.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Estrela Amadora confirma Sidny Cabral no Benfica: eis todos os detalhes

Sidny Cabral vai mesmo ser jogador do Benfica. Paul Lopo, presidente do Estrela Amadora, revela os detalhes.

Gonçalo Ramos pode trocar PSG por gigante da Premier League

O Liverpool está interessado em Gonçalo Ramos. Reds ponderam contratar avançado português do PSG por empréstimo.

Benfica: Há novidades relativas a Nico Otamendi após ter sido associado ao Barcelona

O Benfica não recebeu qualquer oferta por Nico Otamendi. Águias acreditam que o defesa-central de 37 anos cumprirá contrato.

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.

Sidny Cabral na rota do Benfica: João Nuno confirma que lateral vai falhar Famalicão x Estrela Amadora

Sidny Cabral vai falhar o Famalicão x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Lateral cabo-verdiano está a caminho do Benfica.

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.