📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A constante e desconcertante aposta em Salvio

- Advertisement -

Toto Salvio é o extremo direito predileto do Benfica há já oito épocas. Fora o tempo em que esteva lesionado – que foi bastante -, Salvio é quem ocupa, preferencialmente, a ala direita, apesar de o Benfica já ter tido (e ainda ter) outras opções para o lugar. É um jogador que já deu muito ao Benfica. Antes da sua última lesão grave, Salvio não deixava margem de dúvida quanto a ser um dos melhores extremos dos últimos anos: apenas não era o mágico do plantel porque teve de disputar esse título com Aimar e Gaitán, por exemplo. Contudo, nos últimos anos, a sua forma e consistência têm decaído a pique. Já não é o mesmo Salvio que chegava à entrada da área na ala direita, partia dois, três, ou quatro adversários e marcava golo. Provavelmente as lesões mais graves tiveram grande influência nesta perda súbita de forma. Ficar parado por muito tempo não ajuda em nada e ter de fazer jogos “tocado” nunca é bom. No entanto, a vontade e a garra ainda parecem estar lá, só que as pernas não acompanham.

O contrato está em vias de acabar e, tendo em conta a perda de forma e a existência de mais opções no plantel, será correto renovar?

Para mim, sim. Salvio é benfiquista e quer dar mais ao clube. Mesmo não tendo a mesma qualidade que tinha, ainda tem lugar no plantel do Benfica. Até pode ser opção para defesa direito e ocupar toda a ala, tal como vimos na última partida frente ao Moreirense. A verdadeira questão está na sua titularidade.

Rui Vitória continua a dar grande destaque a Salvio no plantel. Nos últimos jogos só não foi titular precisamente frente ao Moreirense, jogo no qual entrou na segunda parte para ocupar o lugar de André Almeida (que estava a ter uma má exibição). Apesar de termos visto um Zivkovic e um Rafa em relativamente melhor forma, Salvio foi aposta em praticamente todos os jogos, mas a sua performance deixou muito a desejar. Foram múltiplas decisões erradas em momentos cruciais, muitos remates à baliza (quase todos sempre à figura) enquanto há algum companheiro em boa posição para marcar golo, muitas tentativas de fintar adversários que acabam numa perda de bola.

Salvio tem sido a aposta constante para a ala direita, mas as prestações não justificam a continuidade na titularidade
Fonte: SL Benfica

No início da época ainda houve algumas partidas em que Salvio teve muita influência nos jogos, marcou alguns golos e fez assistências, mas uma boa forma consistente não se verificou, cada vez tendo prestações menos boas.

Em suma, a própria qualidade futebolística do Benfica não tem sido a melhor, o que pode ter influência do treinador e, ao mesmo tempo, dos jogadores. Para mim, temos no plantel jogadores que podiam ter ajudado mais o Benfica em jogos que Salvio estava a titular e a ter uma má exibição. Temos extremos jovens com margem de progressão ainda por atingir e que até podem oferecer mais qualidade à atual ala direita (que tem estado tão mal como a esquerda), e mesmo assim Rui Vitória tem dado sempre a titularidade a Salvio, sendo que este continua a ter más exibições.

São 250 jogos e 60 golos marcados, mas as más exibições justificam uma aposta em jogadores, que, se calhar, não deram tanto ao Benfica como deu Salvio, mas que podiam estar a dar mais qualidade ao jogo do Benfica.

Revisto por: Mariana Coelho

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.