A Fórmula do Sucesso

- Advertisement -

Partindo agora para um ponto mais futebolístico e pondo de parte o lado estrutural. Focando-me no jogo corrido, o Benfica é, sem dúvida, uma equipa inteiramente madura. Sabe o seu lugar na tabela, no jogo, dentro e fora de campo. Conhece as equipas que vai enfrentar, conhece o jogo cá dentro, o campeonato, a liga e os treinadores e seus respetivos métodos de jogo. Contudo, não se adapta a nenhum deles. Tem o seu próprio e é fiel ao si mesmo. Jesus jogava de uma forma faminta em 2009/10, mas depois de 3 anos sem vitórias, foi claramente uma equipa diferente a ganhar o campeonato seguinte. Mais calma, serena, decidida e madura para perceber o seu lugar na cadeia alimentar onde os encarnados querem ser sempre o predador. Um jogo pávido e rápido ao mesmo tempo, taticamente coerente e organizado. Muito longe daquilo que Jorge Jesus apresentou na primeira época. Esse era uma equipa rápida e veloz, faminto de golos e de jogadas bonitas, forte e eufórico. Mas deixou de o ser. E, sinceramente, apesar de adorar ver aqueles 8-1 ao Setúbal e goleadas consecutivas com nota artística, a maturidade e estabilidade é o que rende a este Benfica.

Neste momento o Benfica encontra-se líder, a 5 pontos dos segundos classificados, Porto e Sporting. Antes do clássico, a diferença pontual para o Sporting era de 7 pontos. Em dezenas de plataformas de comunicação social foi relembrado que há um ano a situação era inversa. O Benfica de Vitória 7 pontos atrás do Sporting de Jesus. Porém, e a meus olhos, as situações são incomparáveis.

Há um ano, o Sporting de Jesus era o Benfica de Jesus na sua primeira época: eufórico, possante e motivado. Mas essa mesma época comprova que isso não é suficiente para ganhar campeonatos onde se encontram clubes estáveis, confiantes e maduros como é o Benfica. E quem ganhou fomos nós, benfiquistas.

Este ano, a euforia desvaneceu-se e a chama apagou-se do Sporting como o Jesus de águia ao peito em 2010/11 que acabou a 21 pontos do Porto. E pode ser essa uma das razões que os leva a estarem a 5 pontos do líder. O Benfica é esse líder e não ocupa essa posição pelas razões que o Sporting a ocupava em 2015, mas sim pelo seu conhecimento interior, pelo seu compromisso próprio, por saber o seu lugar na tabela classificativa. E é exatamente onde está. E é também exatamente por isso que acho que nada disto tem a ver com a época passada e que o Benfica, em condições normais vai acabar a sorrir. Sem querer formalizar prognósticos (exageradamente) antecipados, no final da época veremos se tenho razão.

Saudações benfiquistas!

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.