A Fórmula do Sucesso

Partindo agora para um ponto mais futebolístico e pondo de parte o lado estrutural. Focando-me no jogo corrido, o Benfica é, sem dúvida, uma equipa inteiramente madura. Sabe o seu lugar na tabela, no jogo, dentro e fora de campo. Conhece as equipas que vai enfrentar, conhece o jogo cá dentro, o campeonato, a liga e os treinadores e seus respetivos métodos de jogo. Contudo, não se adapta a nenhum deles. Tem o seu próprio e é fiel ao si mesmo. Jesus jogava de uma forma faminta em 2009/10, mas depois de 3 anos sem vitórias, foi claramente uma equipa diferente a ganhar o campeonato seguinte. Mais calma, serena, decidida e madura para perceber o seu lugar na cadeia alimentar onde os encarnados querem ser sempre o predador. Um jogo pávido e rápido ao mesmo tempo, taticamente coerente e organizado. Muito longe daquilo que Jorge Jesus apresentou na primeira época. Esse era uma equipa rápida e veloz, faminto de golos e de jogadas bonitas, forte e eufórico. Mas deixou de o ser. E, sinceramente, apesar de adorar ver aqueles 8-1 ao Setúbal e goleadas consecutivas com nota artística, a maturidade e estabilidade é o que rende a este Benfica.

Neste momento o Benfica encontra-se líder, a 5 pontos dos segundos classificados, Porto e Sporting. Antes do clássico, a diferença pontual para o Sporting era de 7 pontos. Em dezenas de plataformas de comunicação social foi relembrado que há um ano a situação era inversa. O Benfica de Vitória 7 pontos atrás do Sporting de Jesus. Porém, e a meus olhos, as situações são incomparáveis.

Há um ano, o Sporting de Jesus era o Benfica de Jesus na sua primeira época: eufórico, possante e motivado. Mas essa mesma época comprova que isso não é suficiente para ganhar campeonatos onde se encontram clubes estáveis, confiantes e maduros como é o Benfica. E quem ganhou fomos nós, benfiquistas.

Este ano, a euforia desvaneceu-se e a chama apagou-se do Sporting como o Jesus de águia ao peito em 2010/11 que acabou a 21 pontos do Porto. E pode ser essa uma das razões que os leva a estarem a 5 pontos do líder. O Benfica é esse líder e não ocupa essa posição pelas razões que o Sporting a ocupava em 2015, mas sim pelo seu conhecimento interior, pelo seu compromisso próprio, por saber o seu lugar na tabela classificativa. E é exatamente onde está. E é também exatamente por isso que acho que nada disto tem a ver com a época passada e que o Benfica, em condições normais vai acabar a sorrir. Sem querer formalizar prognósticos (exageradamente) antecipados, no final da época veremos se tenho razão.

Saudações benfiquistas!

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle aumenta oferta por Benjamin Sesko

O Newcastle e o Manchester United lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies apresentam oferta melhorada ao Leipzig.

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand levanta dúvidas sobre contratação de Viktor Gyokeres no Arsenal

Viktor Gyokeres trocou o Sporting pelo Arsenal neste mercado de verão. Rio Ferdinand falou sobre a contratação do avançado.

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.