A fundação (oficial) do anti-Benfica

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Calculava que quando o Benfica despertasse, quando assumisse, finalmente, a sua posição natural, superior e hegemónica, no contexto do futebol português, fosse verdadeiramente difícil aos adversários reverter tal situação. No passado, a fase de domínio acentuado do FC Porto – a partir de meados da década de 1990 –, beneficiou, para além do mérito próprio (e de todos os outros factores largamente conhecidos), de um profundo adormecimento do Benfica, um autêntico processo de implosão, que o deixou, não apenas comatoso, mas mesmo à beira da extinção.

Não fosse o peso histórico e social do Benfica – único no nosso país, e raríssimo no mundo inteiro – e talvez esta recuperação tivesse sido impossível. O despertar desse passado, ainda demasiado recente, indigno e sofrível, foi um processo moroso, feito de avanços e recuos e de altos e baixos; algo que nasceu fruto de um projecto sustentável, onde as coisas bem-feitas sempre se superiorizaram às más, e apenas possível graças a uma massa crítica imensa, capaz de garantir ao Benfica, como a mais nenhum outro clube português, apoio, influência e, fundamentalmente, receitas importantes e indispensáveis.

O objectivo de Sporting e FC Porto é travar o voo triunfante da águia Fonte: SL Benfica
O objectivo de Sporting e FC Porto é travar o voo triunfante da águia
Fonte: SL Benfica

O Benfica basta-se a si mesmo – foi assim que se fundou, cresceu e se reergueu da cova funda onde um dia o colocaram. Manter-se no topo, numa situação desportiva e financeira favorável em relação aos adversários, será, à partida, numa perspectiva meramente teórica, tarefa bem mais fácil. Ao afirmá-lo, não pressuponho, obviamente, que o Benfica, a partir deste ponto, vença sempre tudo e todos; creio, porém, ter conseguido dotar-se, neste preciso momento, das condições necessárias que confirmam a sua natureza congénita em Portugal: vencer mais vezes que todos os outros.

Tal condição permite-me compreender mais facilmente a lógica inerente à publicada – e não pública (o que é muito diferente) – aliança entre Sporting e FC Porto. Este reatar de relações, as trocas de correspondência, os argumentos utilizados, os discursos sobre transparência e verdade desportiva, as fantasias quanto à contagem de campeonatos, tudo o que até aqui foi escrito e dito, de um e do outro lado, bem misturado e espremido, redunda, somente, num projecto conjunto com o objectivo de quebrar a actual hegemonia do Benfica, evitar as suas vitórias e a conquista do pentacampeonato; impedir, consequentemente, o acentuar mais profundo e prolongado de um fosso já existente entre o Benfica e a restante concorrência.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto analisa golos sofridos pelo Vitória SC e lamenta derrota: «Fizemos por mais, quisemos mais, mas o futebol é isto e o Braga...

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto analisou o jogo.

Carlos Vicens admite dificuldades do Braga contra o Vitória SC: «Estávamos mais tensos na saída»

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Carlos Vicens analisou o jogo.

Benfica volta a criticar arbitragem com novo vídeo: «Contra o Benfica, penálti. A favor, já não é. Afinal, qual é o critério?»

O Benfica voltou a criticar a arbitragem. Em causa, lance de penálti não assinalado na área do AVS SAD por mão na bola.

A execução técnica de Luis Suárez no terceiro golo do Sporting em Moreira de Cónegos

Luis Suárez foi o autor do terceiro golo do Sporting diante do Moreirense. O ponta-de-lança colombiano marcou na sequência de um pontapé de canto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Braga x Vitória SC da Primeira Liga

O Braga bateu o Vitória SC por 3-2 num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os destaques do Dérbi do Minho.

Braga supera o Vitória SC num Dérbi Minhoto cheio de golos

Na 23.ª jornada da Primeira Liga, o Braga saiu vitorioso do Dérbi do Minho, com uma vitória por 3-2 frente ao Vitória SC.

Atlético Madrid dá pontapé na mini crise e vence Espanyol: eis os resultados do dia na La Liga

O Atlético Madrid venceu o Espanyol por 4-2 na 25.ª jornada da La Liga. Sequência sem vitórias dos colchoneros tem fim.