Champions League, qualificação: Quarta-feira, 27 de agosto de 2025, 20h00
A ANTEVISÃO: DUELO COM PORTUGUESES NO ACESSO À CHAMPIONS LEAGUE
Após o empate na Turquia ,é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.
Sem golos e derrotas sofridas, até ao momento, na temporada, o Benfica procura manter o registo e continuar a toada positiva de resultados e desta feita garantindo o acesso à fase de liga da melhor competição de clubes do mundo.
Diferentemente das águias, o conjunto comandado por José Mourinho, em jogos oficiais, já sofreu uma derrota e encara esta partida depois de uma vitória, em casa, com o Kocalispor, por 3-1.
O Benfica conta com um certo favoritismo na eliminatória, pois além de ter sido mais constante na primeira mão, é melhor individualmente e coletivamente. Apesar da falta do, tão falado, criativo, à jogadores nos encarnados que podem fazer a diferença.
10 DADOS RÁPIDOS
- Na história este será o oitavo confronto entre ambas as equipas.
- Nos setes jogos disputados, cinco foram na Liga do Campeões e os restantes na Liga Europa.
- Em casa, o Benfica venceu todos os duelos que disputou.
- A maior vitória do Benfica, em casa, perante o Fenerbahçe foi na época 1975/76, por 7-0.
- Na atual Champions League, os encarnados não sofreram qualquer golo.
- Já os turcos do Fenerbahçe sofreram três golos.
- Ambas as equipas venceram os seus últimos jogos do campeonato.
- José Mourinho e Bruno Lage encontram-se, frente a frente, pela segunda vez.
- Caso o Benfica aceda, novamente, à fase de liga, fortalece o posto de equipa portuguesa com mais participações nas fases finais desta prova.
- O melhor marcador da história do duelo é o Rui Jordão, com três golos.
JOGADORES A TER EM CONTA


Amar Dedic (Benfica) – De um lateral desconhecido para grande parte dos adeptos benfiquistas para um dos jogadores com mais impacto neste arranque de temporada. Sendo um lateral, o bósnio tem sido o abre latas do Benfica, demonstrando uma confiança acima da média. Tendo um concorrente na posição muito intermitente no que toca a lesões, falo de Alexander Bah, o Amar Dedic chegou e agarrou o lugar. Se o defesa de 23 anos prosseguir nesta forma, dificilmente o dinamarquês voltará para o onze titular.


Anderson Talisca (Fenerbahçe) – O ex-Benfica, é o meu destaque do Fenerbahçe para esta eliminatória. Na atual temporada, leva quatro jogos disputados, 155 minutos, dois golos, um deles na última partida, e zero assistências. Analisando a primeira mão, após a entrada do brasileiro, os turcos foram melhores e criaram mais oportunidades, sempre com o avançado sendo um dos protagonistas. Num jogo que, em perspetiva, será bastante equilibrado, a capacidade de finalização, principalmente, e de passe de Anderson Talisca podem fazer a diferença.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis e Franjo Ivanovic
Treinador: Bruno Lage
«Todos os jogadores têm capacidade para jogar. Depende da resposta de cada um. Mas posso adiantar já dois jogadores: joga Trubin e António Silva contra o Fenerbahçe. Os outros o Mourinho já sabe quais são».
Fenerbahçe: İrfan Can Egribayat, Muldur, Skriniar, Jayden Oosterwolde, Nélson Semedo, Archie Brown, Sofyan Amrabat, Fred, Sebastian Szymanski, Anderson Talisca e Jhon Durán
Treinador: José Mourinho
«O Bruno é um bom treinador, já com uma experiência importante. Não só num gigante como o Benfica, mas também pela experiência na Premier».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-1 Fenerbahçe