A Luz ao Fundo do Túnel | Benfica 4-0 Atlético Madrid

- Advertisement -

O Benfica não é perfeito, mas foi uma noite perfeita. Há quanto tempo é que não se vê a confiança e o entusiamo nos adeptos? Há quanto tempo não se sonha tanto? E há quanto tempo não há um ótimo futebol, excelente resultado e contra um colosso na Champions League? Bruno Lage pode ter defeitos – e certamente os tem – mas trouxe isto. O “Novo” Benfica que todos falam é exatamente igual a nível de jogadores (com o acrescento de Kerem Akturkoglu) e o turco, apesar de estar em grandes voos e ajudar muito, não foi o salvador. Foi Lage.

Se ainda havia alguma desconfiança que Bruno Lage pudesse dar uma resposta do Benfica num curto espaço de tempo, dissipou-se na última noite. Não é o melhor treinador do mundo. De todo. Mas é o treinador, neste período e do lote de disponíveis, certo para o clube, devido à capacidade de aproximar os adeptos à equipa, potenciar as características dos jogadores, devolver a possibilidade de sonhar e lutar pelos objetivos. Claro que as coisas podem ainda correr mal, o futebol é assim mesmo, porém é inegável a mudança neste início comparado com as últimas páginas de Roger Schmidt.

Há vários aspetos a destacar no crescimento do Benfica desde que Bruno Lage assumiu as rédeas. O abandono da impensável dupla Florentino-Barreiro e a consolidação do meio-campo com três médios no qual Kokçu tem – e bem – as chaves do jogo estão na base. Muito importante foi dar conforto e potenciar as características dos jogadores à sua disposição. O caso mais evidente é Kokçu que joga agora como médio interior esquerdo, mas há também Fredrik Aursnes a voltar ao meio-campo e, frente ao Atlético Madrid, Ángel Di María despreocupado com tarefas defensivas e com liberdade para conduzir ataques. Além disso, tem se criado microsociedades no corredor esquerdo com Carreras-Kokçu-Akturkoglu, este último também crucial a dar mais explosividade a esse flanco. Houve também trabalho nas bolas paradas.

Visto que o Benfica realizou uma excelente exibição contra o Atlético Madrid, há vários nomes que sobressaem. Quando o coletivo é forte as individualidades saltam à vista, costuma-se dizer e assim foi. Álvaro Carreras esteve monumental. Por dentro, o lateral espanhol posicionou-se como central à esquerda com influência na construção do Benfica e por fora parecia um comboio. Forte no 1×1 e a combinar com Kokçu e Akturkoglu. A evolução de Carreras, desde o primeiro dia que vestiu a camisola encarnada, é notória e o desempenho da última noite merece uma salva de palmas.

Fredrik Aursnes é outro jogador que foi muito importante, mesmo estando condicionado com cartão amarelo. O neerlandês partiu como médio interior direito, mas atuou também como lateral e extremo direito em certos momentos. Avançou para pressionar e fez a ligação. Nem preciso falar muito de Kerem Akturkoglu. O feiticeiro da Turquia já encantou o coração da maioria – se não todos – dos benfiquistas. Orkun Kokçu também teve uma palavra a dizer, está finalmente no seu habitat. Há mais claro.

No fundo, o Benfica fez das melhores exibições de Champions League nos últimos tempos. Quem adivinharia antes de ontem este domínio arrebatador frente a um Atlético Madrid de Diego Simeone, que prioriza muitas vezes o controlo defensivo? A superioridade tática de Bruno Lage foi clara e o Benfica, além de ter criado inúmeras oportunidades podendo ter chegado a números mais altos, permitiu muito pouco. 19 remates contra quatro. Foi uma noite perfeita, mas o Benfica não é de todo perfeito. Há uma Luz ao fundo do túnel.

to

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Irmã de Cristiano Ronaldo partilha texto com críticas à seleção, ao jornalismo e aos portugueses: «Não merecem ter o melhor em coisa alguma»

Elma Aveiro partilhou um texto sobre Cristiano Ronaldo, de autoria não revelada. Irmã do avançado subscreveu as críticas.

Tentativa de reconciliação: Já se sabe onde estão Cristiano Ronaldo, Pedro Proença e Jorge Jesus

Jorge Jesus e Pedro Proença estão no aeroporto em Copenhaga a tentar convencer Cristiano Ronaldo a não embarcar no seu voo.

Irmã de Cristiano Ronaldo com mensagem nas redes sociais: «Falam, falam e não sabem de nada»

Kátia Aveiro fez uso da conta pessoal das redes sociais para deixar uma mensagem. Momento de Cristiano Ronaldo é delicado.

Jogadores de Portugal já regressaram ao hotel sem Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e Pedro Proença

Depois do treino, a seleção de Portugal já voltou ao hotel. Na comitiva, não estão presentes Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e Pedro Proença.

PUB

Mais Artigos Populares

Rotura total: FPF ainda tentou travar possível saída de Cristiano Ronaldo da Seleção Nacional

A Federação Portuguesa de Futebol tentou travar o abandono de Cristiano Ronaldo, mas o capitão confirmou o adeus nas redes sociais.

Jorge Jesus revela motivo da confusão com Cristiano Ronaldo e faz desejo: «Que todo o ambiente que se passou neste dia em relação ao...

Jorge Jesus falou ao Canal 11 depois da conferência de imprensa, ainda antes do treino. Eis as declarações do selecionador nacional.

Prémios em atraso na Seleção Nacional: FPF pagou apenas parcialmente os montantes do Mundial 2026

A Federação Portuguesa de Futebol pagou apenas parcialmente os prémios do Mundial 2026 ao plantel e staff.