A Luz ao Fundo do Túnel | Benfica 4-0 Atlético Madrid

- Advertisement -

O Benfica não é perfeito, mas foi uma noite perfeita. Há quanto tempo é que não se vê a confiança e o entusiamo nos adeptos? Há quanto tempo não se sonha tanto? E há quanto tempo não há um ótimo futebol, excelente resultado e contra um colosso na Champions League? Bruno Lage pode ter defeitos – e certamente os tem – mas trouxe isto. O “Novo” Benfica que todos falam é exatamente igual a nível de jogadores (com o acrescento de Kerem Akturkoglu) e o turco, apesar de estar em grandes voos e ajudar muito, não foi o salvador. Foi Lage.

Se ainda havia alguma desconfiança que Bruno Lage pudesse dar uma resposta do Benfica num curto espaço de tempo, dissipou-se na última noite. Não é o melhor treinador do mundo. De todo. Mas é o treinador, neste período e do lote de disponíveis, certo para o clube, devido à capacidade de aproximar os adeptos à equipa, potenciar as características dos jogadores, devolver a possibilidade de sonhar e lutar pelos objetivos. Claro que as coisas podem ainda correr mal, o futebol é assim mesmo, porém é inegável a mudança neste início comparado com as últimas páginas de Roger Schmidt.

Há vários aspetos a destacar no crescimento do Benfica desde que Bruno Lage assumiu as rédeas. O abandono da impensável dupla Florentino-Barreiro e a consolidação do meio-campo com três médios no qual Kokçu tem – e bem – as chaves do jogo estão na base. Muito importante foi dar conforto e potenciar as características dos jogadores à sua disposição. O caso mais evidente é Kokçu que joga agora como médio interior esquerdo, mas há também Fredrik Aursnes a voltar ao meio-campo e, frente ao Atlético Madrid, Ángel Di María despreocupado com tarefas defensivas e com liberdade para conduzir ataques. Além disso, tem se criado microsociedades no corredor esquerdo com Carreras-Kokçu-Akturkoglu, este último também crucial a dar mais explosividade a esse flanco. Houve também trabalho nas bolas paradas.

Visto que o Benfica realizou uma excelente exibição contra o Atlético Madrid, há vários nomes que sobressaem. Quando o coletivo é forte as individualidades saltam à vista, costuma-se dizer e assim foi. Álvaro Carreras esteve monumental. Por dentro, o lateral espanhol posicionou-se como central à esquerda com influência na construção do Benfica e por fora parecia um comboio. Forte no 1×1 e a combinar com Kokçu e Akturkoglu. A evolução de Carreras, desde o primeiro dia que vestiu a camisola encarnada, é notória e o desempenho da última noite merece uma salva de palmas.

Fredrik Aursnes é outro jogador que foi muito importante, mesmo estando condicionado com cartão amarelo. O neerlandês partiu como médio interior direito, mas atuou também como lateral e extremo direito em certos momentos. Avançou para pressionar e fez a ligação. Nem preciso falar muito de Kerem Akturkoglu. O feiticeiro da Turquia já encantou o coração da maioria – se não todos – dos benfiquistas. Orkun Kokçu também teve uma palavra a dizer, está finalmente no seu habitat. Há mais claro.

No fundo, o Benfica fez das melhores exibições de Champions League nos últimos tempos. Quem adivinharia antes de ontem este domínio arrebatador frente a um Atlético Madrid de Diego Simeone, que prioriza muitas vezes o controlo defensivo? A superioridade tática de Bruno Lage foi clara e o Benfica, além de ter criado inúmeras oportunidades podendo ter chegado a números mais altos, permitiu muito pouco. 19 remates contra quatro. Foi uma noite perfeita, mas o Benfica não é de todo perfeito. Há uma Luz ao fundo do túnel.

to

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal de olho em internacional alemão do Borussia Dortmund

Olheiros do Arsenal ficaram impressionados com Maximilian Beier. Extremo alemão de 23 anos joga no Borussia Dortmund.

Ferran Torres quer um espanhol como vencedor da Bola de Ouro e confessa saudades de médio do Barcelona: «O único que não consegui trazer»

Ferran Torres mostrou vontade de ver um jogador espanhol ganhar a Bola de Ouro e confessou ter saudades de médio do Barcelona.

Canal aberto e não só: Onde ver o Portugal x País de Gales que marca a estreia de Jorge Jesus?

Portugal vai enfrentar o País de Gales na primeira jornada da Liga das Nações. Partida vai passar na RTP 1 e na Sport TV 1.

PUB

Mais Artigos Populares

UFC 331 | Coroação

Este ano já nos trouxe algumas histórias de underdogs, e a do UFC 331 é uma excelente adição.

Barcelona e Newcastle podem vir a competir por médio norueguês que brilhou em 2026

Há interesse do Newcastle e do Barcelona em Bo Hegland. Médio norueguês de 22 anos joga na Suécia, pelo Djurgarden.

Thiago Silva comenta golo de Gabri Veiga com brincadeira nos comentários: «Tu é que sabes, lenda»

Thiago Silva reagiu ao golo de Gabri Veiga, que abriu o marcador no FC Porto x Benfica. Médio espanhol respondeu, em momento de bom humor.