📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A primeira porta de acesso à UEFA Champions League

- Advertisement -

Calhou o Fenerbahçe SK ao Sport Lisboa e Benfica, no sorteio para a 3.ª Pré-Eliminatória de acesso à UEFA Champions League. Os vice-campeões turcos não nos são desconhecidos, pois não foi assim há tanto tempo que estiveram no Estádio da Luz a disputar connosco o acesso à Final da Liga Europa 2012/2013.

O Fenerbahçe SK mudou esta temporada de treinador, tendo o conhecido holandês Phillip Cocu sucedido a Aykut Kocaman no comando técnico da equipa de Istanbul.

Cocu chega à capital turca, após se ter sagrado campeão da Eredivise ao serviço do PSV Eindhoven, o que faz com que o treinador de 47 anos tenha agora claras pretensões de construir uma equipa competitiva, de forma a poder recolocar o Fenerbahçe SK na rota dos títulos. Em relação à temporada passada, houve algumas saídas importantes na frente de ataque, nomeadamente Robin Van Persie, Vincent Janssen e Fernandão, mas o facto de terem mantido Giuliano, Mathieu Valbuena e adicionado o ganês André Ayew ao seu plantel, fez com que os turcos continuassem com um ataque de respeito.

Os jogos de pré-temporada efectuados pelo Fenerbahçe SK até agora não tiveram resultados nada por aí além (uma vitória, dois empates e uma derrota), no entanto, isso talvez seja o menos importante na altura de formar uma equipa e de impôr uma ideia de jogo. Tive a oportunidade de ver o jogo que terminou empatado 3-3 contra o Feyenoord e de tomar algumas notas que considero que teremos de ter em atenção neste duplo confronto contra os turcos.

Defesa:

O sector defensivo do Fenerbahçe SK é composto por jogadores de larga experiência no futebol europeu. A começar na baliza, tanto o turco Volkan Demirel como o camaronês Carlos Kameni são duas opções de qualidade a ter em conta por Phillip Cocu. À frente, o quarteto defensivo mais forte e que muito provavelmente fará a maior parte dos jogos é composto, na lateral-direita, pelo chileno Mauricio Isla, no eixo central pelo russo Roman Neustadter e o eslovaco Martin Skrtel e, na lateral-esquerda, pelo turco Ali Kaldırım. À excepção do último, todos os elementos estão acima da casa dos 30 anos e são jogadores que passaram pelas maiores ligas e clubes da Europa, o que lhes confere uma experiência defensiva bastante importante.

Em termos de organização defensiva, o Fenerbahçe SK apresenta um bloco médio-alto, com um foco muito grande no portador da bola, tentando sempre exercer sobre este uma pressão sufocante. Por norma, esta pressão começa com os três avançados a condicionar, logo à partida, a primeira fase de construção do adversário.

Ataque:

Apresentando-se num sistema em 4x3x3, do meio-campo para a frente são várias as boas opções que o Fenerbahçe tem para construir a sua equipa. Começando no sector intermediário, o experiente turco Mehmet Topal é o elemento mais bem preparado para dar equilibrio à equipa, através do seu sentido posicional e leitura defensiva do jogo.

À sua frente, os brasileiro Souza (ex-Futebol Clube do Porto) e Giuliano, os turcos Ozan Tufan, Salih Uçan e Mehmet Ekici ou o jovem macedónio de 18 anos Elif Elmas são todos jogadores capazes de acrescentar bastante qualidade ao meio-campo dos vice-campeões turcos. Para o ataque, sobressaem nomes como os turcos Alper Potuk e Baris Alici, o francês Mathieu Valbuena, o espanhol Roberto Soldado ou o ganês André Ayew.

No que toca à organização ofensiva, fazendo uso da sua forte pressão em busca da recuperação da bola, o Fenerbahçe SK incide muito o seu jogo na transição ofensiva, sendo muito raras as vezes em que constroem jogo desde trás. Quando com a bola, apostam em ataques rápidos ou bolas longas e directas.

O SL Benfica terá de fazer uso do seu “factor casa” e tentar decidir a eliminatória logo no Estádio da Luz
Fonte: SL Benfica

Em suma, o adversário que vamos encontrar não é nada acessível. Temos qualidade suficiente no plantel para passar ao Playoff de acesso à UEFA Champions League, mas, ainda assim, Rui Vitória terá de ter bastantes cautelas na forma como vai preparar a equipa, uma vez que os jogadores e modelo de jogo do Fernebahçe SK poderão criar sérias complicações ao SL Benfica. Talvez a melhor maneira de bater os turcos seja apostar num jogo com critério, de construção apoiada, sem partir e afastar os sectores, pois este adversário não irá desperdiçar muitas situações que advenham da sua forte transição ofensiva, tendo em conta a qualidade que tem ao dispôr no sector atacante.

Não é fácil começar em casa nestas eliminatórias, mas o SL Benfica terá de retirar daí as suas vantagens e fazer uso do “factor casa”, de forma a conseguir uma vitória esclarecedora e sem golos sofridos. Todos sabemos o quão difícil é enfrentar o ambiente caseiro das equipas turcas e não nos vale de nada estar com um pé fora da competição antes de jogar o segundo jogo da eliminatória.

Vamos lá limpar a vergonhosa imagem da época passada. Pede-se um SL Benfica europeu, contundente e ganhador!

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan oficializa contratação de Niclas Fullkrug por empréstimo e o avançado alemão já tem número na camisola

Niclas Fullkrug é a mais recente contratação do AC Milan. O avançado alemão de 32 anos foi emprestado pelo West Ham de Nuno Espírito Santo.

Estoril Praia deve cancelar empréstimo de Patrick de Paula

Patrick de Paula está em vias de voltar ao Brasil. O Estoril Praia não conta com o médio brasileiro, que pode voltar ao Botafogo.

Jogador do Metz ferido gravemente durante o incêndio no resort de ski na Suíça

Num evento trágico que causou 40 mortes e mais de 100 feridos, o jogador do Metz Tahirys dos Santos sofreu queimaduras graves.

Atenção, Benfica: há mais um clube italiano interessado em Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup continua a juntar interessados neste mercado de transferências. A Juventus está também de olho na contratação do avançado do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Mudanças internas no Al Nassr levam ao congelamento dos poderes de José Semedo

Na passada quarta-feira, o Al Nassr decidiu fazer mudanças na ordem de autoridade e poder de decisão, congelando os poderes de José Semedo.

Diretor do Lecce confirma clubes interessados no português Tiago Gabriel: «Recusámos ofertas importantes»

Tiago Gabriel continua a ser apontado a várias equipas. O defesa português do Lecce tem mercado e o Lecce já rejeitou ofertas.

Onde ver o FC Porto x Santa Clara da 17.ª jornada da Primeira Liga?

O Santa Clara recebe o FC Porto na 17.ª jornada da Primeira Liga. O encontro será transmitido na Sport TV 1.