A primeira Youth League – onde andam os rapazes?

Foi ao comando de João Tralhão que a equipa sub-19 do Benfica da época de 2013/2014 chegou à final da primeira edição da UEFA Youth League. Não saíram vitoriosos do torneio, mas mostraram que a formação portuguesa tem qualidade para se bater com as academias dos colossos europeus.

Nessa primeira edição da competição destinada às equipas da formação dos clubes que chegam à fase de grupos da UEFA Champions League, havia duas equipas portuguesas: o SL Benfica e o FC Porto. Os Dragões não conseguiram passar da fase de grupos; já o Benfica teve uma campanha enaltecedora.

Na primeira fase, o Benfica deparou-se com os sub-19 do Paris Saint-Germain, do Anderlecht, e do Olympiacos. Deste grupo, as Águias saíram em primeiro lugar com quatro vitórias e dois empates (um em casa frente ao Olympiacos, e o outro, também na Luz, frente ao Paris Saint-Germain). Nos oitavos de final calhou jogar frente ao Áustria de Viena e o Benfica passou para os quartos ao bater o adversário por quatro bolas a uma. Nos quartos de final o Benfica vence os sub-19 do Manchester City por dois a um, e nas meias-finais vence os sub-19 do Real Madrid por quatro a zero. Corria tudo bem até aqui, mas no final de tudo sai triunfante do torneio a equipa sub-19 do Barcelona, que vence o Benfica por três a zero.

Foi uma primeira edição promissora para o clube português e os miúdos do Seixal mostraram potencial, mas será que esse se veio a confirmar?

No onze inicial da partida frente ao Barcelona estavam: Thierry Graça, Rafael Ramos, João Nunes, Alexandre Alfaiate, Pedro Rebocho, Estrela, Gilson Costa, Rochinha, Romário Baldé, Gonçalo Guedes, e Nuno Santos.

Numa primeira análise, apenas salta à vista um nome: Gonçalo Guedes. De todos aqueles jogadores, Guedes é de facto aquele que chegou mais longe na carreira futebolística até agora. Depois de fazer toda a sua formação no SL Benfica e de atuar na primeira equipa uma época e meia, Guedes foi transferido para o Paris Saint-Germain, onde não encontrou um lugar no onze titular. Na época seguinte a ser comprado, o PSG emprestou-o ao CF Valencia, onde fez uma temporada de sonho, tornando-se num dos jogadores cruciais da equipa. Neste último mercado de Verão foi adquirido a definitivo pelo Valencia. Para além disto, já fez vários jogos pela Seleção Nacional, e começa cada vez mais a ser uma grande aposta de Fernando Santos para o onze titular da seleção das Quinas.

Gonçalo Guedes é o jogador de maior destaque do onze, tendo jogado frente ao Barcelona na final da UEFA Youth League de 2013/2014
Fonte: SL Benfica

O guarda-redes dos sub-19 do Benfica era Thierry Graça. Natural de Cabo Verde, Thierry tinha chegado ao Benfica precisamente nessa época, e apenas esteve cá praticamente mais uma. Depois de passar pelo Orlando City, Thierry foi para o Estoril Praia, clube onde se encontra há já três épocas e onde atua como titular.

O defesa direito era Rafael Ramos, que também apenas tinha chegado ao Benfica nessa época. Fez quase a formação jovem toda no Sporting CP e, depois de uma época nos sub-19 do Benfica, foi para o Orlando City. Atualmente atua no FC Twente e joga a titular.

João Nunes era um dos defesas centrais, produto total da formação do Benfica. Depois dos sub-19, ainda fez duas épocas na equipa B do Benfica e, de seguida, foi para o clube onde se encontra há três épocas e onde é titular, o Lechia Gdansk.

O outro defesa central era Alexandre Alfaiate, que também fez praticamente toda a sua formação no Benfica. Depois de três temporadas no Benfica B, Alexandre Alfaiate foi emprestado ao Académica por uma época e, de seguida, foi para o Tubize da Bélgica. Esta temporada atua no FC Lusitanos de Andorra.

Quem segurou a ala esquerda foi Pedro Rebocho. Mais um produto da marca Benfica, Rebocho ainda esteve dois anos na equipa B antes de ir para o Moreirense. Depois de apenas uma época foi para o Guingamp da França, onde joga atualmente e a ocupar o onze titular.

Estrela foi outro dos jogadores que saíram para o Orlando City depois dos sub-19 do Benfica. Ainda tendo passado pelo APOEL por uma época, Estrela voltou a Portugal, mas para o Varzim Sport Clube, clube que defende atualmente.

Gilson Costa passou pela formação dos três principais clubes do distrito de Lisboa: Sporting CP, CF Belenenses, e SL Benfica. Foi nas Águias onde esteve mais tempo e onde mais brilhou, tendo atuado na equipa B por duas épocas antes de sair por empréstimo para o Arouca. Na época passada jogou no Boavista e atualmente encontra-se sem clube.

Depois de jogar nas escolas do FC Porto, do Feirense, e do Boavista, Rochinha entrou para os escalões do Benfica, onde esteve até 2014, tendo sido emprestado aos Bolton Wanderers da Inglaterra por uma época. De seguida, foi transferido para o Standard Liége, onde esteve uma temporada, e vai já na terceira época consecutiva a vestir a camisola do Boavista, onde tem tido algum destaque na equipa.

Romário Baldé também fez praticamente toda a formação no Benfica. Passou pela equipa B e pelo Tondela (por empréstimo) quando ainda estava ligado às Águias. Acabou por ser transferido para o Lechia Gdansk e na corrente época está emprestado pelo clube polaco à Académica de Coimbra.

Por último temos Nuno Santos. O avançado fez quase toda a formação nas escolas do FC Porto e, ainda antes de vir para o Benfica, esteve um ano nos sub-19 do Rio Ave. Apenas jogou uma época nos sub-19 das Águias, pois nas duas seguintes atuou na equipa B. Em 2015 ainda chegou a entrar pela equipa principal do Benfica em duas ocasiões, acabando por ser emprestado ao Vitória de Setúbal no ano seguinte. Acabou mesmo por se transferir para o Rio Ave, clube onde joga atualmente.

Em suma, apenas Gonçalo Guedes chegou mesmo a alcançar o potencial que se esperava de uma equipa finalista da primeira edição da UEFA Youth League. Alguns jogadores, como Nuno Santos e Rochinha, ainda encontram algum destaque a nível Nacional, mas não passa disso. Penso que, em termos de qualidade e potencial, o Benfica tem na sua posse (atualmente) jogadores que irão chegar mais longe do que grande parte deste onze.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: UEFA Youth League

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ana Borges já reagiu à grave lesão no Benfica: «Nem sempre a vida segue o rumo que idealizamos»

Ana Borges sofreu uma rutura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Internacional portuguesa já reagiu à lesão grave.

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.