A temida palavra “lesão”

sl benfica cabeçalho 1

E é isto, a poucos dias de um clássico importantíssimo, a seleção portuguesa joga um amigável em território madeirense com jogadores que vão ser certamente protagonistas da próxima jornada nacional. Fernando Santos, engenheiro Fernando Santos, carrega nas suas costas uma pressão dos adeptos dos dois líderes nacionais, para a não utilização dos jogadores dos tais clubes.

Se do lado do FC Porto, nada me preocupa. Do lado do Benfica, a conversa é outra. Pizzi, Nelson Semedo e Eliseu vão voar com a seleção para a Madeira e há uma forte possibilidade de representarem as cores nacionais. Enquanto que o médio, camisola 17 na seleção, jogou apenas 5 minutos do encontro frente ao colectivo da Hungria, Semedo e Eliseu não chegaram a entrar pra dentro das 4 linhas da Catedral.

Estes 3 jogadores deverão ser titulares no encontro frente ao vice-líder do campeonato e  uma lesão neste momento seria um pesadelo.

Semedo está numa forma incrível, com números impressionantes, tem sido um dos mais utilizados da presente época. Classe no jogo ofensivo e cada vez mais completo nas zonas recusas do relvado, a única alternativa em caso de lesão seria André Almeida.

O camisola 50 está nos convocados a par de Cancelo e Cédric e portanto há alguma possibilidade de, tal como os dois nomes referidos, entrar na ficha de jogo. E porquê? Porque Fernando Santos aposta na juventude e conta com a possibilidade de fazer mais de 3 substituições. O jovem lateral vai ser certamente um nome a esperar que entre no clássico e não terá tarefa fácil pela frente.

Pizzi é um dos jogadores imprescindíveis para Rui Vitória Fonte: SL Benfica
Pizzi é um dos jogadores imprescindíveis para Rui Vitória
Fonte: SL Benfica

Brahimi está a crescer jogo após jogo e Semedo irá ter trabalho bastante dificultado. A par dos restantes 2 benfiquistas na seleção, gosto da qualidade individual e colectiva do Nelson. A forte química com os colegas de equipa, sejam alas ou mesmos jogadores do corredor central do meio campo, deixam-me bastante tranquilo para o jogo que se aproxima.

Eliseu, ninguém te quer mas continuas a mostrar trabalho suficiente. Quando Grimaldo “desapareceu”, surgiu o Almeida mas rapidamente a nação encarnada entendeu que era preciso mais experiência no lado esquerdo da defesa. Como referi, Eliseu não jogou no último encontro da seleção pois Guerreiro é sempre uma aposta mais confiante na luta pelo lugar.

Amanhã, o açoriano pode vir a ser utilizado e assista-me o risco de lesão. O Porto tem apostado em jogar sem um puro extremo direito mas Corona sempre que entra faz estragos devastadores. O experiente esquerdino conta com a concorrência do já referido camisola 34, e do brasileiro nunca utilizado Hermes.

Entre os 3, não haja dúvidas que o clássico precisa de Eliseu ao lado dos restantes colegas de campo.Numa altura em que está numa excelente forma, e com um Porto com a possibilidade de jogar sem ala ofensivo direito, o campeão europeu pode muitas vezes surgir em zonas ofensivas e a dar bastante uso ao forte pé esquerdo: seja a rematar as redes de Casillas ou seja a cruzar tenso como o caracteriza.

Por fim, talvez o caso mais delicado dos 3 jogadores. Pizzi fugiu o amarelo em Paços de Ferreira, mostrou-se disponível para o clássico do próximo fim de semana, e agora uma lesão seria morrer na praia. O médio ofensivo tem sido motor das jogadas de ataque dos encarnados. Rápido e eficaz no transporte de bola defesa ataque, é também o segundo melhor marcador da equipa de Rui Vitória.

O aspecto que pode ser determinante para o encontro frente ao Porto é a sua visão de jogo. O que quero dizer com isto? Há um Benfica com Pizzi e há outro Benfica sem Pizzi. O camisola 21 apresenta-se como motor do meio campo e principal jogador que desloca ou transporta a bola para os alas encarnados. Num meio campo que deverá ser composto por Oliver Torres e Danilo, Pizzi tem que aproveitar o grande espaço que o espanhol deixa do tronco português. A dupla azul e branca joga muito afastada um do outro e é um aspecto a ser aproveitado pelo atleta da luz.

Analisando assim  3 casos que deverão ter cuidado no jogo da seleção, espero claramente que estejam no máximo das condições para o jogo mais decisivo da jornada. O Benfica não pode fraquejar em casa e terá que silenciar um FC Porto que está a crescer encontro após encontro. Do lado de Fernando Santos, tenha cuidado com os nossos meninos! Do lado de Rui Vitória, carrega Benfica!

Foto de Capa: SL Benfica

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.