Primeira Liga, 17.ª Jornada. Sábado, 3 de Janeiro de 2026, 18:00.
A ANTEVISÃO: MOURINHO PODE RECUPERAR PONTOS PERDIDOS EM BRAGA
Se o final do ano de 2025 trouxe um empate a duas bolas em Braga e, com isso, afastou o Benfica dos dois lugares cimeiros da tabela, 2026 chegou com boas notícias para José Mourinho.
O empate do bicampeão nacional em Barcelos dá às águias a possibilidade de recuperar os dois pontos perdidos no Minho e, ainda que provisoriamente, aproximar do FC Porto.
Para o jogo na Luz, Mourinho sabe que não vai poder contar com Enzo Barrenenchea, que se lesionou na sexta-feira. Para o lugar do argentino fica a dúvida se entra Manu Silva ou se será Fredrik Aursnes a baixar no terreno e a entrar alguém para extremo. O candidato principal a essa posição será outro argentino: Gianluca Prestianni.
Outro dos destaques para este encontro é a possível estreia de Sidny Cabral. O versátil jogador contratado ao Estrela da Amadora vai, segundo as palavras de José Mourinho, começar no banco de suplentes mas é provável que se estreie com a camisola encarnada nesta partida.
Do lado canarinho, Ian Cathro continua a não poder contar com André Lacximicant, avançado que deu a vitória do Estoril frente ao Braga em meados de Dezembro, mas que se lesionou após essa partida.
O Estoril venceu os dois últimos jogos (a já referida vitória contra o Braga e uma goleada por 4-1 ao Alverca) e ocupa um tranquilo nono lugar na Primeira Liga.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Benfica venceu os últimos sete jogos disputados na Luz frente ao Estoril. Seis jogos foram para a Liga e um para a Taça de Portugal
- A última vez que o Estoril pontuou na Luz foi a 6 de maio de 2013. Jefferson (antigo lateral do Sporting) e Maxi Pereira marcaram os golos num empate a um golo.
- Este empate em 2013 foi decisivo para a ultrapassagem do FC Porto ao Benfica. Os Dragões viriam a ganhar o jogo na jornada seguinte (2-1) e fizeram Jorge Jesus “ajoelhar”.
- Nos jogos 37 jogos disputados entre estas duas equipas na Luz, o Benfica soma 27 vitórias, sete empates e apenas três derrotas.
- Em termos de golos, e nos 37 jogos no Estádio da Luz, os encarnados têm 116 golos (média superior a três golos por jogo) contra 37 dos Estoril (um golo por jogo, em média)
- É preciso recuar até novembro de 1950 para encontrar a última vitória do Mágico Estoril na casa do Benfica. Os canarinhos venceram por 3-2, após estarem a perder por duas vezes.
- Arsénio Duarte, que marcou na derrota por 2-3 em 1950, é o melhor marcador dos jogos entre os dois clubes. Em 19 jogos contra a equipa da Linha, o avançado marcou 19 golos.
- João Carvalho, formado no Benfica, é o jogador com mais jogos disputados na temporada canarinha: 18 partidas.
- Na equipa da casa, o jogador com mais partidas disputadas nesta época é Fredrik Aursnes, com 31 jogos.
- O árbitro da partida vai ser Anzhony Rodrigues, da AF Madeira.
JOGADORES A TER EM CONTA


Fredrik Aursnes – Seja no meio-campo, seja num lugar mais avançado, o norueguês continua a ser um esteio na equipa do Benfica. Na sua quarta temporada na Luz, Aursnes é uma clara mais-valia para José Mourinho (assim como foi para Schmidt ou Lage) e, com o golo em Braga, já igualou o seu melhor registo de golos numa temporada com a camisola encarnada (quatro). Veremos onde jogará nesta partida.


Yanis Begraoui – Dificilmente poderia ser outro. O avançado franco-marroquino continua a ser a estrela maior do conjunto de Ian Cathro e leva três golos marcados nos últimos quatro jogos. No total da temporada, Begraoui já leva oito tentos. Depois da revelação na temporada anterior, esta parece ser a sua época de afirmação.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin, Dedic, Tomás Araújo, Otamendi, Dahl, Manu Silva, Richard Ríos, Sudakov, Leandro Barreiro, Aursnes e Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«O objetivo é ganhar todos os jogos e quando isso não acontece é negativo. O Estoril é uma boa equipa, já os vi ao vivo e é uma equipa difícil. Joga um futebol muito interessante, para não elogiar ainda mais, mas podia fazê-lo».
Estoril Praia: Robles, Ricard Sánchez, Boma, Bacher, Pedro Amaral, Orellana, Holsgrove e Tiago Parente; João Carvalho, Guitane e Begraoui
Treinador: Ian Cathro
«O empate não é um bom resultado. Não tenho motivação para sair da cama e tentar empatar. Vamos tentar ganhar todos os jogos, sem medo. Não vamos conseguir sempre, mas trabalhamos muito e estamos a conquistar cada vez mais respeito».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-1 Estoril

