Universo Paralelo: Águias vencem blues e voltam a voar alto na Europa

- Advertisement -

 

15 de maio de 2013. A Amsterdam Arena – atual Johan Cruyff Arena – era o palco de mais uma final da UEFA Europa League, com mais de 46 mil espetadores nas bancadas.

Os comandados de Jorge Jesus defrontavam uma equipa de estrelas, com o tridente ofensivo Lampard, Mata e Ramires a representar a maior ameaça à baliza defendida por Artur Moraes.

Os primeiros 45 minutos do jogo foram muito disputados a meio campo, com nenhuma das equipas a conseguir assumir o comando do jogo. O metro quadrado estava caro, sendo que os homens de Rafael Benitez utilizavam o contra ataque como a sua principal arma. No entanto, o nulo permanecia ao intervalo.

A segunda parte foi diferente. O Benfica entrou mais pressionante, sendo que nos primeiros dez minutos já tinha feito mais remates do que em toda a primeira parte. O único obstáculo ao assédio encarnado às redes da equipa londrina era Petr Cech, que estava em noite inspirada.

No entanto, ao minuto 68’, César Azpilicueta joga a bola com a mão dentro da área, levando Bjorn Kuipers a apontar para a marca dos 11 metros. Oscar Cardozo assumiu a responsabilidade e colocou os encarnados na frente do marcador.

Oscar “Tacuara” Cardozo iniciou a noite de gala dos encarnados
Fonte: SL Benfica

As “águias” não tiraram o pé do acelerador e acabaram mesmo por dilatar a vantagem com um cabeceamento de Luisão, a passe de Nico Gaitan, já no período de descontos.

Os comandados de Jorge Jesus punham, assim, fim à maldição de Bella Guttman – o último treinador a conquistar um título europeu pelo Benfica, em 1962 -, que durava já há mais de meio século.

A comitiva encarnada, liderada por Luís Filipe Vieira, foi recebida em apoteose no dia seguinte. O tão afamado “Benfica Europeu” voltara, sendo que os encarnados marcavam assim o início de uma nova era na Europa.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Grande oportunidade de mercado? Jovem promessa do Barcelona pode sair por apenas 6 milhões de euros

Dro Hernández pode deixar de ser jogador do Barcelona neste mercado de transferências. O jogador conta com interessados.

Sporting goleia Damaiense na Taça da Liga Feminina e continua a ganhar

O Sporting goleou fora de casa o Damaiense por 6-1 na quarta jornada da Taça da Liga Feminina. Segundo triunfo seguido dos leoas.

Gil Vicente anuncia contratação de Lucão como sucessor de Andrew Ventura

Lucão é o novo guarda-redes do Gil Vicente. O guarda-redes brasileiro foi anunciado pelo clube de Barcelos até junho de 2028.

Álvaro Arbeloa com situação complicada no Real Madrid: convocatória para a partida contra Luís Castro sem 7 craques

O Real Madrid enfrenta o Levante de Luís Castro no sábado a partir das 13 horas. A equipa conta com várias baixas.

PUB

Mais Artigos Populares

Marc-André ter Stegen vai manter-se na La Liga: eis o seu novo desafio

Marc-André ter Stegen vai ser reforço do Girona neste mercado de transferências, por empréstimo do Barcelona.

Houston Dynamo anunciam regresso do ex-FC Porto Héctor Herrera

Depois de uma temporada e meia ao serviço do Toluca, o ex-capitão do FC Porto, Héctor Herrera, está de regresso à MLS, para voltar a representar o Houston Dynamo.

AVS SAD rescinde contrato com Bruno Lourenço e Jordi Escobar

Nesta sexta feira, o AVS SAD anunciou a saída de Bruno Lourenço e Jordi Escobar. O clube anunciou o acordo de rescisão de contrato com os dois jogadores.