📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

André Almeida, o senhor do corredor

- Advertisement -

A persistência é o segredo para o sucesso… dizem. E, se dizem, o André Almeida levou essa frase para a sua carreira.

Lembram-se do André da equipa B? Eu digo-vos. Jogava quase na posição dez. Era um médio que jogava à frente do trinco. Depois, foi adaptado a trinco e, quando chegou ao plantel principal, sofreu a maior consequência da polivalência: não ser um jogador focado numa tarefa só. O facto de, de forma regular, jogar na posição de médio defensivo, lateral direito e lateral esquerdo, fez do André Almeida uma espécie de tapa buracos que nunca se focou numa tarefa e assim nunca cresceu como jogador. Todos nós pensávamos no André como uma solução para uma ausência forçada de um jogador que jogasse nas posições escritas acima.

No momento da saída do Maxi Pereira, o André acabou por ver a sua presença regular no banco de suplentes como terminada. No entanto, da equipa secundária da Luz, víamos, a saltar, a correr, a chutar e a assistir, um jovem de tranças que fez esquecer o ex-camisola 14 em poucos minutos dentro das quatro linhas. Iniciava-se assim mais uma travessia no deserto para o André.

Contudo, e depois de muito sucesso, Nelson Semedo acabaria por sair para o FC Barcelona e André agarraria finalmente a responsabilidade de defender o lado direito da defesa dos encarnados. E, para os adeptos, foi fácil aceitar isso. Sabíamos da qualidade defensiva do André. Sabíamos que agora, de forma regular, conseguiria aumentar a sua qualidade individual e coletiva. Porém, a tarefa ofensiva, aquela que tanto foi frequente nas eras de Maxi e Nelson, desapareceria agora.

O André é já um dos capitães da equipa do Benfica. Uma responsabilidade acrescida para o lateral direito encarnado
Fonte: SL Benfica

Enganou-nos bem, não foi? Este André está a ultrapassar todas as expetativas que depositámos sobre ele. O homem corre em linha, constrói diagonais, mostra uma brilhante entendimento com os colegas, principalmente daquele flanco. Tem energia para fazer todo o correr e cruzar no último suspiro e até tem surpreendido com os golos impressionantes que tem marcado esta temporada. Este é o André que queríamos, é o André de que mais precisamos nesta altura da temporada, é o André que não tem tido descanso nas escolhas de Bruno Lage e anteriormente de Rui Vitória. A prova de que os técnicos que tinham a mesma opinião – positiva, é claro – sobre o futebol praticado pelo André.

E agora? Onde pode parar este André? Não sei. Pode sair e conhecer uma liga diferente, pode deixar-se ficar pelo SL Benfica e envergar a braçadeira de capitão com mais frequência. Pode dar um salto surpreendente, pode tanta coisa. Mas, se for para manter o camisola 34, eu assino por baixo a renovação de contrato de um dos jogadores mais importantes do plantel do Benfica.

E sabem o que é melhor nesta situação? É a alegria, a satisfação de ver o André a cumprir o seu sonho. Ser formado no clube e tornar-se um homem de voz no plantel principal encarnado.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela multado por exibir publicidade de cerveja concorrente da patrocinadora da Taça de Portugal

O Tondela foi sancionado em 816 euros por manter visível a marca de cerveja Estrella Galicia, concorrente da patrocinadora oficial da Taça de Portugal, Cerveja SAGRES.

Mundial 2026 pode testar VAR na decisão de cantos

International Board está a ponderar flexibilizar o protocolo de testes ao VAR, abrindo portas para que o Mundial 2026 seja palco de validação de cantos.

Mikel Arteta rendido a estrela do Arsenal: «É alguém que teremos por muitos anos»

Mikel Arteta voltou a destacar a importância de Declan Rice no projeto do Arsenal e assegurou que o médio está nos planos do clube a longo prazo.

Estoril Praia aguarda confirmação oficial após ter jogador condenado a pena de prisão

Philippe Lanquetin foi condenado a pena de prisão por um acidente de viação ocorrido em 2023. O Estoril Praia só decidirá eventuais medidas após a oficialização do processo.

PUB

Mais Artigos Populares

Abel Ferreira adia renovação com o Palmeiras após derrota na final Taça Libertadores

Abel Ferreira garantiu que vai continuar no Palmeiras, mas admite precisar de tempo para absorver o desfecho da final da Taça Libertadores, antes de assinar o novo contrato.

Fábio Torres regressa a Portugal para assumir funções de chief scout no AVS SAD

Depois de uma experiência na Roménia ao serviço do Universitatea Craiova, Fábio Torres é o novo responsável scouting do AVS SAD.

Alverca sonha com melhor classificação de sempre na Primeira Liga

O Alverca está a surpreender no regresso à Primeira Liga e, caso a época terminasse hoje, ficava no em nono lugar, algo que seria o melhor registo da sua história.