Andreas Schjelderup adorado, Kerem Akturkoglu sentenciado | Benfica 2-0 Nice

- Advertisement -
Benfica

O Benfica conquistou o acesso ao playoff da Champions League depois de vencer o Nice no Estádio da Luz por 2-0, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da competição, após já ter batido os gauleses na Costa Azul no primeiro encontro, precisamente pelo mesmo resultado.

A eliminatória não tem grande história. O conjunto orientado por Bruno Lage foi bastante superior nas duas partidas, mostrando ter outro andamento em comparação à formação de Franck Haise. No encontro da Luz, o Nice somente conseguiu criar mossa nos primeiros 10 minutos e o Benfica naturalmente acabou por impor a sua lei.

O conexão norueguesa entre Andreas Schjelderup e Fredrik Aursnes foi um dos destaques, com um golo e uma assistência para cada um (e uma grande presença no jogo interior, com o exterior a ser pouco utilizado). O extremo tem-se assumido na esquerda com toda a classe, longe da linha, sem medo de pisar terrenos interiores, como se viu no golo marcado. O jogador apareceu à entrada da área para bater Yehvann Diouf.

Andreas Schjelderup Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Andreas Schjelderup está a ser uma das confirmações do Benfica em 2025/26 e encontra-se a confirmar todo o seu potencial que lhe era previsto. O escandinavo é como o algodão, não engana. Somente necessita de ser aposta constante por parte de Bruno Lage, de maneira a continuar nesta forma. Já é um dos favoritos dos adeptos.

Quem também está no topo da estime dos benfiquistas é o seu colega Fredrik Aursnes, que continua a provar que é um autêntico ‘faz tudo’. Está a atuar como extremo direito, pelo menos no papel, depois da saída de Ángel Di María e da lesão grave de Bruma e promete ser o dono do lugar, pelo menos pelos próximos tempos. O jogo contra o Nice provou que o médio de origem tem que jogar sempre e que desempenha todas as funções com qualidade. Não foi uma nem duas vezes que compensou Amar Dedic (também fez um grande jogo) e ocupou o posto de lateral direito. Também se juntou ao meio-campo composto por Enzo Barrenechea e Richard Ríos.

Bruno Lage tem aqui uma boa ‘dor de cabeça’. Fredrik Aursnes é extremo, é médio, é lateral. E é um indiscutível, independentemente da posição que desempenhe ou dos reforços que cheguem ao lado vermelho de Lisboa. É o jogador mais inteligente do Benfica e um farol para os demais, além de um exemplo.

Fredrik Aursnes Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

A dupla norueguesa não se manteve durante toda a partida de terça-feira à noite. Para o lugar de Andreas Schjelderup entrou Gianluca Prestianni, que pode ter em 2025/26 a sua época de afirmação total. O argentino mostrou-se sempre confortável com a bola, aproveitando os espaços dados pela defesa do Nice. Transportou a bola várias vezes do meio-campo para o ataque, destacando-se a forma como a bola nunca sai de perto dos seus pés. Irreverente e com potencial. Gianluca Prestianni pode ganhar uma nova dimensão no Benfica, podendo transformar-se no jogador número 12 do Benfica, já que os terrenos que pisam neste momento contam com donos cativos.

O Benfica venceu e o estádio vibrou, mas houve um claro sentenciado na partida. Kerem Akturkoglu até entrou em campo, mas a sua saída transformou-se numa certeza. Na esquerda, é apenas a terceira opção, na direita (onde está longe de render o seu melhor) tem Fredrik Aursnes à sua frente e as águias pretendem certamente contratar mais um nome no mercado, com caraterísticas distintas à do turco e mais próximas às de Ángel Di María. Passou a existir a figura do segundo avançado, mas a dupla ofensiva está mais do que definida, com a relação entre Vangelis Pavlidis e Franjo Ivanovic a aperfeiçoar-se a cada minuto que passa (mesmo que os dois tenham ficado em branco na partida contra o Nice).

Bruno Lage referiu que o abraço que deu a Kerem Akturkoglu não foi de despedida, mas o turco tem o destino traçado. O Fenerbahçe pode ser o seu futuro clube e já sabe que não vai poder enfrentar o Benfica na próxima fase da Champions League, caso se mude para Istambul em breve, precisamente devido aos cinco minutos de utilização que usufruiu na última noite.

Jogadores do Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Não está em causa a qualidade de Kerem Akturkoglu, mas a sua saída é o melhor para as duas partes. O extremo necessita de algum protagonismo e o Benfica de voltar a encher os cofres. Uma venda próxima aos 25 milhões de euros pela atual terceira opção é um bom negócio que pode permitir aos encarnados a aquisição de um extremo direito, que possa dar descanso a Fredrik Aursnes (já que nesta fase ninguém lhe tira o lugar). É possível que tenha sido a última vez que os adeptos do Benfica viram Kerem Akturkoglu de águia ao peito, mas Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni dão mais garantias. O primeiro está um passo acima do turco e o segundo tem um potencial tremendo, que não pode ser desaproveitado.

Uma última nota para o Nice. Os gauleses têm um bom treinador, mas o projeto está a desiludir. O próprio Franck Haise acabou por admitir que a equipa não tem capacidade de batalhar com instituições com as valias do Benfica. Ainda assim, esperava-se mais de um emblema com o investimento de INEOS, que aparenta estar mais concentrada no Manchester United, o seu novo filho pródigo. A equipa da Ligue 1 deixou de contar com novos craque para ser o ‘patinho feio’ do projeto e algo terá que mudar. Pelo que apresentaram na eliminatória, mesmo a prestação na Europa League espera-se como ‘sofrível’, caso não se mude nada. Ponto positivo: Djibril Coulibaly. Aos 16 anos não teve medo em assumir-se como titular, num jogo com uma grande magnitude. Se continuar a ser aposta, corre o risco de ser um dos destaques da Ligue 1 nos próximos tempos.

Hogadores do Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Bola na Rede na Conferência de Imprensa

Bola na Rede: Com este 4x4x2 o Benfica apresenta uma grande presença de jogadores na área adversaria na última parte do momento ofensivo. Questiono se isto é algo trabalhado no treino ou um dos frutos da alteração tática relativamente ao ano anterior?

Bruno Lage: É tudo fruto do trabalho dos nossos jogadores. Nem sempre estamos em 4x4x2, vamos variando o sistema em função do espaço que os jogadores nos oferecem. Construimos a dois, mas também a três, com homens diferentes. Isso dá-nos uma dinâmica muito boa. Estamos satisfeitos até ao momento. Como disse, temos 20 treinos e mais de metade deles é a recuperar. Sinto que a equipa pode crescer imenso e o que sinto e vejo é que há uma vontade dos jogadores em continuarem a jogar o jogo que apresentámos hoje.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

Amarante e Belenenses vencem e cimentam lideranças: eis os resultados do dia na Liga 3

Dia cheio de jogos importantes na Liga 3. Os líderes das duas séries, Belenenses e Amarante, venceram.