Águias querem evitar a 3.ª de seguida, Dragões querem uma Blue Friday | SL Benfica x FC Porto

Benfica
Primeira Liga, 7.ª jornada: sexta-feira, 20h15. 29 de setembro de 2023

A ANTEVISÃO: ROUND 254 DE UM CLÁSSICO BENFICA x PORTO CADA VEZ MAIS AZUL QUE VERMELHO

É dia de Clássico! Ao final da semana, final do mês e final do dia, o Estádio da Luz veste-se de gala para receber campeão SL Benfica e o vice-campeão nacional FC Porto, em partida relativa à sétima jornada da Primeira Liga.

Este é já o segundo confronto entre águias e dragões nesta temporada, depois da partida que o SL Benfica venceu por 2-0 em Aveiro e que lhe valeu a Supertaça.

O FC Porto tem sido capaz de, nos últimos largos anos, desmistificar o Inferno da Luz, que, não raras vezes, tem sido um verdadeiro Céu para os dragões. Na ressaca dos 130 anos de história azul-e-branca, a turma nortenha vai tentar dar continuidade às celebrações. Do outro lado, o SL Benfica de Roger Schmidt vai tentar provar mais uma vez que muito mudou com o técnico alemão, incluindo a mentalidade com que os encarnados encaram os jogos de grau de dificuldade elevado e com grande carga emocional.

A invencibilidade do FC Porto no campeonato vai também estar à prova, numa partida que tem todos os condimentos para ser para lá de escaldante. Afinal, é um Clássico!

10 DADOS RÁPIDOS

  1. 253 confrontos, 90 vitórias encarnadas, 101 triunfos portistas e 62 empates: estes são os números globais de um dos Clássicos mais escaldantes e históricos do Velho Continente.
  2. No Estádio da Luz, o historial é favorável às águias: 62 vitórias em 118 jogos (53%). Os dragões venceram por 25 vezes e registaram-se ainda 31 empates.
  3. O historial recente… nem por isso: o SL Benfica apenas venceu cinco das últimas 20 receções ao FC Porto, que venceram nove vezes nesses mesmos 20 jogos.
  4. Se os dragões vencerem, passam a somar três vitórias consecutivas na Luz, igualando o seu melhor registo: venceram 1-2 a 3 de abril de 2011 (Liga), por 1-3 a 20 de abril de 2011 (Taça de Portugal) e por 2-3 a 2 de março de 2012 (Liga).
  5. Nas últimas dez receções ao FC Porto, o SL Benfica apenas por uma vez marcou mais de um golo, precisamente há dez encontros na Luz atrás (vitória por 3-1, em 2014).
  6. O FC Porto só não marcou em 15 das últimas 50 visitas a casa das águias.
  7. O FC Porto é a equipa com mais amarelos da Liga (21), a par do Estrela da Amadora (mais um jogo). As águias, com 13, são uma das tês equipas com menos amarelos no campeonato.
  8. O FC Porto não tem nenhum jogador no top-30 de contribuições para golos na Primeira Liga (golos+assistências). O SL Benfica coloca Rafa, Di María e David Neres no top-10.
  9. SL Benfica e FC Porto têm, no total, 26 golos na Liga (16+10), mas apenas quatro de bola parada (dois cada), incluindo uma grande penalidade para cada um dos rivais (além de um livre direto das águias e um golo de livre indireto dos dragões).
  10. O SL Benfica marca mais golos nas primeiras partes (nove contra sete), o FC Porto marca mais nas segundas metades (três contra sete). Os períodos mais férteis das águias são os dois primeiros quartos de hora (três golos em cada), os dragões faturam mais depois dos 90´ (cinco golos). No reverso da medalha, o SL Benfica só sofreu golos no segundo tempo (sete), tal como o Sporting CP (os dois rivais de Lisboa são as únicas equipas nesta condição), enquanto os dragões sofreram dois golos nos primeiros tempos e três nas segundas partes.

JOGADORES A TER EM CONTA

David Neres Benfica
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

David NeresÉ possível e até provável que o virtuoso brasileiro não seja titular, mas será quase inevitável não participar no jogo. E, se o fizer, será muito provavelmente um dos focos de perigo para os dragões, pela imprevisibilidade com bola e pela capacidade de decisão que apresenta no último terço. Será, seguramente, muito patrulhado pela defensiva portista, mas, ao contrário de jogadores como Rafa, que por vezes não se conseguem soltar das amarras adversárias, Neres tem criatividade suficiente para, ainda assim, encontrar forma de criar perigo.

Ivan Jaime é um dos jogadores em destaque
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Iván Jaime – o jovem espanhol tem crescido jogo após jogo e, na receção ao Gil Vicente FC, esteve em destaque pelo golo marcado e pela capacidade de executar mais do que uma função. Após a saída de Alan Varela, o “17” do FC Porto recuou no terreno e participou na construção portista numa fase mais precoce, usando da capacidade que tem para ver o jogo de frente (palavra de Sérgio Conceição). Na Luz, vai encontrar um estímulo a que ainda não está habituado e terá que ter personalidade para se mostrar determinante. Conseguindo-o, cuidado com o melhor jovem jogador do campeonato transato.

XI´s PROVÁVEIS

SL Benfica: Trubin; Bah, Nicólas Otamendi, Morato, Aursnes; Florentino, Orkun Kokçu, Ángel Di María, João Mário, Rafa; Musa.

Treinador: Roger Schmidt

«Vamos ver um jogo de futebol de topo. Duas equipas muito boas que se vão defrontar, que também têm alguma experiência neste tipo de embates. É a quarta vez que jogamos e os jogos são sempre muito difíceis, muito exigentes. Mas também temos muita experiência neste tipo de jogos. Estamos em muito boa forma, a atmosfera na equipa é muito boa e os jogadores estão em muito boa forma». 

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell; Eustáquio, Varela, André Franco, Iván Jaime, Galeno; Taremi.

Treinador: Sérgio Conceição

«Acho que o SL Benfica não é só uma equipa boa a ligar o jogo na dinâmica que tem com bola, mas também quando joga de forma mais direta e utiliza muito bem os avançados que tem. Temos de estar preparados para os dois momentos, e houve outros que também preparámos. Cabe-nos meter em campo essa estratégia, não nos podemos esquecer que há uma bola e é preciso correr de forma organizada, com intensidade e agressividade, algo que faz parte da nossa base».

PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 1-1 FC Porto

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal escolhe português para os melhores da Champions League e desvaloriza Bola de Ouro: «Não penso em ganhar»

Lamine Yamal concedeu uma grande entrevista sobre as suas expectativas. O avançado espanhol colocou Vitinha entre os melhores da Champions League.

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

Rui Borges toma decisão sobre o plantel do Sporting diferente de Ruben Amorim

Rui Borges pretende um plantel mais alargado. O técnico do Sporting quer cerca de 26 ou 27 jogadores para 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica concorre com 4 clubes italianos pela contratação de Andrea Belotti

Andrea Belotti tem múltiplos interessados na sua contratação. Avançado está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica.

João Noronha Lopes revela 6 participantes na apresentação da sua candidatura com Nuno Gomes na lista

João Noronha Lopes vai lançar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Apresentação marcada para quinta-feira.

Simone Inzaghi quer levar 2 jogadores do Inter Milão para o Al Hilal

Simone Inzaghi está interessado em reforçar o Al Hilal com jogadores da sua confiança. Inter Milão pode ser local de resgate.