Águias querem evitar a 3.ª de seguida, Dragões querem uma Blue Friday | SL Benfica x FC Porto

    Benfica
    Primeira Liga, 7.ª jornada: sexta-feira, 20h15. 29 de setembro de 2023

    A ANTEVISÃO: ROUND 254 DE UM CLÁSSICO BENFICA x PORTO CADA VEZ MAIS AZUL QUE VERMELHO

    É dia de Clássico! Ao final da semana, final do mês e final do dia, o Estádio da Luz veste-se de gala para receber campeão SL Benfica e o vice-campeão nacional FC Porto, em partida relativa à sétima jornada da Primeira Liga.

    Este é já o segundo confronto entre águias e dragões nesta temporada, depois da partida que o SL Benfica venceu por 2-0 em Aveiro e que lhe valeu a Supertaça.

    O FC Porto tem sido capaz de, nos últimos largos anos, desmistificar o Inferno da Luz, que, não raras vezes, tem sido um verdadeiro Céu para os dragões. Na ressaca dos 130 anos de história azul-e-branca, a turma nortenha vai tentar dar continuidade às celebrações. Do outro lado, o SL Benfica de Roger Schmidt vai tentar provar mais uma vez que muito mudou com o técnico alemão, incluindo a mentalidade com que os encarnados encaram os jogos de grau de dificuldade elevado e com grande carga emocional.

    A invencibilidade do FC Porto no campeonato vai também estar à prova, numa partida que tem todos os condimentos para ser para lá de escaldante. Afinal, é um Clássico!

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. 253 confrontos, 90 vitórias encarnadas, 101 triunfos portistas e 62 empates: estes são os números globais de um dos Clássicos mais escaldantes e históricos do Velho Continente.
    2. No Estádio da Luz, o historial é favorável às águias: 62 vitórias em 118 jogos (53%). Os dragões venceram por 25 vezes e registaram-se ainda 31 empates.
    3. O historial recente… nem por isso: o SL Benfica apenas venceu cinco das últimas 20 receções ao FC Porto, que venceram nove vezes nesses mesmos 20 jogos.
    4. Se os dragões vencerem, passam a somar três vitórias consecutivas na Luz, igualando o seu melhor registo: venceram 1-2 a 3 de abril de 2011 (Liga), por 1-3 a 20 de abril de 2011 (Taça de Portugal) e por 2-3 a 2 de março de 2012 (Liga).
    5. Nas últimas dez receções ao FC Porto, o SL Benfica apenas por uma vez marcou mais de um golo, precisamente há dez encontros na Luz atrás (vitória por 3-1, em 2014).
    6. O FC Porto só não marcou em 15 das últimas 50 visitas a casa das águias.
    7. O FC Porto é a equipa com mais amarelos da Liga (21), a par do Estrela da Amadora (mais um jogo). As águias, com 13, são uma das tês equipas com menos amarelos no campeonato.
    8. O FC Porto não tem nenhum jogador no top-30 de contribuições para golos na Primeira Liga (golos+assistências). O SL Benfica coloca Rafa, Di María e David Neres no top-10.
    9. SL Benfica e FC Porto têm, no total, 26 golos na Liga (16+10), mas apenas quatro de bola parada (dois cada), incluindo uma grande penalidade para cada um dos rivais (além de um livre direto das águias e um golo de livre indireto dos dragões).
    10. O SL Benfica marca mais golos nas primeiras partes (nove contra sete), o FC Porto marca mais nas segundas metades (três contra sete). Os períodos mais férteis das águias são os dois primeiros quartos de hora (três golos em cada), os dragões faturam mais depois dos 90´ (cinco golos). No reverso da medalha, o SL Benfica só sofreu golos no segundo tempo (sete), tal como o Sporting CP (os dois rivais de Lisboa são as únicas equipas nesta condição), enquanto os dragões sofreram dois golos nos primeiros tempos e três nas segundas partes.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    David Neres Benfica
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    David NeresÉ possível e até provável que o virtuoso brasileiro não seja titular, mas será quase inevitável não participar no jogo. E, se o fizer, será muito provavelmente um dos focos de perigo para os dragões, pela imprevisibilidade com bola e pela capacidade de decisão que apresenta no último terço. Será, seguramente, muito patrulhado pela defensiva portista, mas, ao contrário de jogadores como Rafa, que por vezes não se conseguem soltar das amarras adversárias, Neres tem criatividade suficiente para, ainda assim, encontrar forma de criar perigo.

    Ivan Jaime é um dos jogadores em destaque
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Iván Jaime – o jovem espanhol tem crescido jogo após jogo e, na receção ao Gil Vicente FC, esteve em destaque pelo golo marcado e pela capacidade de executar mais do que uma função. Após a saída de Alan Varela, o “17” do FC Porto recuou no terreno e participou na construção portista numa fase mais precoce, usando da capacidade que tem para ver o jogo de frente (palavra de Sérgio Conceição). Na Luz, vai encontrar um estímulo a que ainda não está habituado e terá que ter personalidade para se mostrar determinante. Conseguindo-o, cuidado com o melhor jovem jogador do campeonato transato.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Trubin; Bah, Nicólas Otamendi, Morato, Aursnes; Florentino, Orkun Kokçu, Ángel Di María, João Mário, Rafa; Musa.

    Treinador: Roger Schmidt

    «Vamos ver um jogo de futebol de topo. Duas equipas muito boas que se vão defrontar, que também têm alguma experiência neste tipo de embates. É a quarta vez que jogamos e os jogos são sempre muito difíceis, muito exigentes. Mas também temos muita experiência neste tipo de jogos. Estamos em muito boa forma, a atmosfera na equipa é muito boa e os jogadores estão em muito boa forma». 

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell; Eustáquio, Varela, André Franco, Iván Jaime, Galeno; Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Acho que o SL Benfica não é só uma equipa boa a ligar o jogo na dinâmica que tem com bola, mas também quando joga de forma mais direta e utiliza muito bem os avançados que tem. Temos de estar preparados para os dois momentos, e houve outros que também preparámos. Cabe-nos meter em campo essa estratégia, não nos podemos esquecer que há uma bola e é preciso correr de forma organizada, com intensidade e agressividade, algo que faz parte da nossa base».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 1-1 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manuel Ugarte fala sobre o seu futuro no PSG

    Manuel Ugarte celebrou o título de campeão no PSG...

    E-Prix de Berlim #2 – “A Portuguesa” ouviu-se na Alemanha

    Pela terceira vez neste circuito, o hino português fez-se...

    Nani rescinde contrato com o Adana Demirspor

    Nani já não é jogador do Adana Demirspor. O...
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.