
Liga Europa, 2.ª mão dos quartos de final: quinta-feira, 18 de abril de 2024, 20h00.
A ANTEVISÃO: O BENFICA PROCURA CONTINUAR NA LUTA PELA LIGA EUROPA NUM VÉLODROME INTIMIDADOR
Segunda mão dos quartos de final da Liga Europa. Depois da magra vitória por 2-1 no Estádio da Luz, o Benfica desloca-se ao Stade Vélodrome, o segundo maior estádio de toda a França, para defrontar o Marselha, vencedor da edição de 1993 da Champions League.
As trocas fomentadas por Roger Schmidt frente ao Moreirense deixam a entender que o campeonato português é agora visto como “segundo plano”, e que as baterias estarão apontadas para a conquista da Liga Europa. Este seria o primeiro título europeu dos “encarnados” desde 1962, na altura treinados por Béla Guttmann.
A confiança dos benfiquistas é imensa, dada a diferença qualitativa existente entre as duas equipas, e todo o potencial que esta equipa do Benfica tem (apesar de não o ter demonstrado em algumas fases da época). No entanto, do outro lado, encontra-se aquele que é, a par do Paris SG, a equipa que proporciona o mais intenso ambiente no seu reduto. A atmosfera promete ser infernal para os encarnados, sendo este um ponto a considerar quando o árbitro apitar para o início da partida.
Os encarnados levam todo o plantel disponível, com exceção de Juan Bernat e Tomás Araújo, que se lesionou durante a semana. Já do lado da equipa gaulesa, as contas não são assim tão fáceis. Valentin Rongier, Bilal Nadir, Bamo Meité, Jean Onana, Quentin Merlin e Jonathan Clauss estão de fora por lesão, e não jogarão a segunda mão da eliminatória.
O Benfica chega a este jogo com um registo positivo nos últimos dez jogos, contando com apenas duas derrotas, enquanto os comandados de Jean-Louis Gasset não vencem desde 10 de março, somando já cinco derrotas consecutivas (Villarreal, Rennes, Paris SG, Lille e Benfica). Apesar de negativa, esta é “apenas” a terceira pior série de resultados dos marselheses na presente temporada, registando já uma série de seis e sete jogos sem vencer, previamente.
Com as fichas apontadas à conquista da Liga Europa, e com o plantel fresco, é esperado que este seja um jogo onde os pupilos de Roger Schmidt entrem a pressionar alto, usando os laterais para sufocar a saída com bola dos franceses, empurrando os mesmos para o centro do terreno, tal e qual como aconteceu frente ao Sporting, no Estádio da Luz.
O Marselha deverá apresentar-se no seu 4x3x3 habitual, com Aubameyang sendo o destaque da equipa. O Benfica deverá jogar em 4x2x3x1, como tem feito ao longo de toda a temporada. Não serão esperadas grandes surpresas no onze dos “encarnados”.
A equipa de arbitragem para o jogo de hoje é composta pelo alemão Felix Zwayer, acompanhado de Stefan Lupp e Marco Achmüller, com Harm Osmers sendo o quarto árbitro. No VAR estará Bastian Dankert, acompanhado por Marco Fritz. Este será o quarto jogo do árbitro alemão a apitar as “águias”.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o sexto jogo entre Benfica e Marselha (quatro a contar para a Liga Europa, e dois para a Champions League).
- O Benfica já venceu por três vezes a equipa do Marselha, em 1990, 2010 e 2024.
- No ano de 2024, o Marselha apenas venceu seis dos 18 jogos realizados para todas as competições.
- Em França, o Benfica conta com uma vitória e uma derrota frente ao Marselha.
- Aubameyang é o melhor marcador da equipa francesa com 24 golos esta temporada. Rafa lidera os marcadores do lado das “águias” com 20 golos.
- O Benfica não perde um jogo para a Liga Europa desde fevereiro de 2021.
- Aubameyang é o melhor marcador de sempre da Liga Europa, com 34 golos apontados. Óscar Cardozo, ex-Benfica, aparece em 22.º, com 21 golos.
- O Marselha conta com 54 golos sofridos esta temporada, uma média de 1,25 golos por jogo.
- Desde 2004/05 que o Marselha não vencia tão poucos jogos numa temporada. Na altura terminou com apenas 15 vitórias.
- O Benfica não chega às meias-finais da Liga Europa desde 2014, quando venceu o AZ Alkmaar.
JOGADORES A TER EM CONTA

Amine Harit – É o jogador com mais assistências, oportunidades criadas e passes decisivos na Liga Europa, e isso diz muito da sua qualidade com a bola nos pés, e da inteligência que tem este número 11 marroquino.
Com 26 anos, desde 2019 que não obtinha tais números na carreira, já com dez contribuições para golo ao longo de toda a temporada. O criativo é peça fundamental neste Marselha, e promete dar muito trabalho ao meio-campo e defesa dos encarnados.

Rafa Silva – O deambulante benfiquista. Rafa Silva é, juntamente com João Neves, o melhor jogador do Benfica esta temporada. 33% dos golos do Benfica têm envolvimento direto do português, que já leva 20 golos e 14 assistências esta temporada.
Aparece na esquerda, aparece na direita, aparece nas rupturas, e aparece para golo. Tem sido também decisivo na Liga Europa, onde marcou o golo que “matou” a eliminatória na Escócia frente ao Rangers, tal como fez gosto ao pé na última quinta-feira, frente a este mesmo Marselha.
XI´s PROVÁVEIS
Marselha: Pau López, Chancel Mbemba, Samuel Gigot, Leonardo Balerdi, Iliman Ndiaye, Jordan Veretout, Geoffrey Kondogbia, Luis Henrique, Amine Harit, Azzedine Ounahi e Pierre Aubameyang.
Treinador: Jean-Louis Gasset
«Temos noção da desvantagem de um golo. O Benfica esteve nos quartos de final da Liga dos Campeões na época passada, é um grande clube. Temos trabalhado na estabilidade defensiva durante toda a semana. Temos de marcar e temos de manter a nossa baliza a zeros. Na quinta-feira, vamos fazer os dois».
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Frederik Aursnes, João Neves, Florentino Luís, Rafa Silva, Ángel Di Maria, David Neres e Casper Tengstedt.
Treinador: Roger Schmidt«Já jogámos em Toulouse, Glasgow, Milão e San Sebastián, portanto não será nada de novo. Estaremos apenas focados no que acontecer dentro de campo. Amanhã devemos provar que conseguimos manter a concentração».
PREVISÃO DE RESULTADO: Marselha 1-1 Benfica