Ou vai, ou racha | Marselha x Benfica

Benfica
Liga Europa, 2.ª mão dos quartos de final: quinta-feira, 18 de abril de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: O BENFICA PROCURA CONTINUAR NA LUTA PELA LIGA EUROPA NUM VÉLODROME INTIMIDADOR

Segunda mão dos quartos de final da Liga Europa. Depois da magra vitória por 2-1 no Estádio da Luz, o Benfica desloca-se ao Stade Vélodrome, o segundo maior estádio de toda a França, para defrontar o Marselha, vencedor da edição de 1993 da Champions League. 

As trocas fomentadas por Roger Schmidt frente ao Moreirense deixam a entender que o campeonato português é agora visto como “segundo plano”, e que as baterias estarão apontadas para a conquista da Liga Europa. Este seria o primeiro título europeu dos “encarnados” desde 1962, na altura treinados por Béla Guttmann.

A confiança dos benfiquistas é imensa, dada a diferença qualitativa existente entre as duas equipas, e todo o potencial que esta equipa do Benfica tem (apesar de não o ter demonstrado em algumas fases da época). No entanto, do outro lado, encontra-se aquele que é, a par do Paris SG, a equipa que proporciona o mais intenso ambiente no seu reduto. A atmosfera promete ser infernal para os encarnados, sendo este um ponto a considerar quando o árbitro apitar para o início da partida. 

Os encarnados levam todo o plantel disponível, com exceção de Juan Bernat e Tomás Araújo, que se lesionou durante a semana. Já do lado da equipa gaulesa, as contas não são assim tão fáceis. Valentin Rongier, Bilal Nadir, Bamo Meité, Jean Onana, Quentin Merlin e Jonathan Clauss estão de fora por lesão, e não jogarão a segunda mão da eliminatória. 

O Benfica chega a este jogo com um registo positivo nos últimos dez jogos, contando com apenas duas derrotas, enquanto os comandados de Jean-Louis Gasset não vencem desde 10 de março, somando já cinco derrotas consecutivas (Villarreal, Rennes, Paris SG, Lille e Benfica). Apesar de negativa, esta é “apenas” a terceira pior série de resultados dos marselheses na presente temporada, registando já uma série de seis e sete jogos sem vencer, previamente. 

Com as fichas apontadas à conquista da Liga Europa, e com o plantel fresco, é esperado que este seja um jogo onde os pupilos de Roger Schmidt entrem a pressionar alto, usando os laterais para sufocar a saída com bola dos franceses, empurrando os mesmos para o centro do terreno, tal e qual como aconteceu frente ao Sporting, no Estádio da Luz. 

O Marselha deverá apresentar-se no seu 4x3x3 habitual, com Aubameyang sendo o destaque da equipa. O Benfica deverá jogar em 4x2x3x1, como tem feito ao longo de toda a temporada. Não serão esperadas grandes surpresas no onze dos “encarnados”.

A equipa de arbitragem para o jogo de hoje é composta pelo alemão Felix Zwayer, acompanhado de Stefan Lupp e Marco Achmüller, com Harm Osmers sendo o quarto árbitro. No VAR estará Bastian Dankert, acompanhado por Marco Fritz. Este será o quarto jogo do árbitro alemão a apitar as “águias”.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o sexto jogo entre Benfica e Marselha (quatro a contar para a Liga Europa, e dois para a Champions League).
  2. O Benfica já venceu por três vezes a equipa do Marselha, em 1990, 2010 e 2024.
  3. No ano de 2024, o Marselha apenas venceu seis dos 18 jogos realizados para todas as competições.
  4. Em França, o Benfica conta com uma vitória e uma derrota frente ao Marselha. 
  5. Aubameyang é o melhor marcador da equipa francesa com 24 golos esta temporada. Rafa lidera os marcadores do lado das “águias” com 20 golos. 
  6. O Benfica não perde um jogo para a Liga Europa desde fevereiro de 2021.
  7. Aubameyang é o melhor marcador de sempre da Liga Europa, com 34 golos apontados. Óscar Cardozo, ex-Benfica, aparece em 22.º, com 21 golos.
  8. O Marselha conta com 54 golos sofridos esta temporada, uma média de 1,25 golos por jogo.
  9. Desde 2004/05 que o Marselha não vencia tão poucos jogos numa temporada. Na altura terminou com apenas 15 vitórias. 
  10. O Benfica não chega às meias-finais da Liga Europa desde 2014, quando venceu o AZ Alkmaar.

JOGADORES A TER EM CONTA

Amine Harit e Florentino Luís no jogo entre o Benfica e o Marselha
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Amine Harit É o jogador com mais assistências, oportunidades criadas e passes decisivos na Liga Europa, e isso diz muito da sua qualidade com a bola nos pés, e da inteligência que tem este número 11 marroquino. 

Com 26 anos, desde 2019 que não obtinha tais números na carreira, já com dez contribuições para golo ao longo de toda a temporada. O criativo é peça fundamental neste Marselha, e promete dar muito trabalho ao meio-campo e defesa dos encarnados.

Rafa Silva no jogo entre o Benfica e o Portimonense
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Rafa Silva – O deambulante benfiquista. Rafa Silva é, juntamente com João Neves, o melhor jogador do Benfica esta temporada. 33% dos golos do Benfica têm envolvimento direto do português, que já leva 20 golos e 14 assistências esta temporada. 

Aparece na esquerda, aparece na direita, aparece nas rupturas, e aparece para golo. Tem sido também decisivo na Liga Europa, onde marcou o golo que “matou” a eliminatória na Escócia frente ao Rangers, tal como fez gosto ao pé na última quinta-feira, frente a este mesmo Marselha.

XI´s PROVÁVEIS

Marselha: Pau López, Chancel Mbemba, Samuel Gigot, Leonardo Balerdi, Iliman Ndiaye, Jordan Veretout, Geoffrey Kondogbia, Luis Henrique, Amine Harit, Azzedine Ounahi e Pierre Aubameyang.

Treinador: Jean-Louis Gasset 

«Temos noção da desvantagem de um golo. O Benfica esteve nos quartos de final da Liga dos Campeões na época passada, é um grande clube. Temos trabalhado na estabilidade defensiva durante toda a semana. Temos de marcar e temos de manter a nossa baliza a zeros. Na quinta-feira, vamos fazer os dois».

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Frederik Aursnes, João Neves, Florentino Luís, Rafa Silva, Ángel Di Maria, David Neres e Casper Tengstedt. 

Treinador: Roger Schmidt«Já jogámos em Toulouse, Glasgow, Milão e San Sebastián, portanto não será nada de novo. Estaremos apenas focados no que acontecer dentro de campo. Amanhã devemos provar que conseguimos manter a concentração».

PREVISÃO DE RESULTADO: Marselha 1-1 Benfica

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Subscreve!

Artigos Populares

Ipswich Town pensa em jogador do Chelsea para suceder a alvo de Ruben Amorim

O Ipswich Town está perto de perder Liam Delap para o Chelsea. O conjunto do Championship gostaria de contar com Marc Guiu em 2025/26.

César Boaventura pede repetição da final da Taça de Portugal e já fez a denúncia

César Boaventura quer que a final da Taça de Portugal seja repetida. Recordar que o Sporting bateu o Benfica por 3-1 no último domingo.

Mudanças na defesa: eis os jogadores que podem deixar o Sporting no mercado

O Sporting pode deixar sair alguns jogadores no próximo mercado de transferências e o setor da defesa deverá sofrer mudanças.

Atenção, Sporting: Arsenal inicia conversas por avançado e pode deixar cair Viktor Gyokeres

O Arsenal avançou para a contratação de Benjamin Sesko. O avançado esloveno pode afastar o interesse dos gunners em Viktor Gyokeres.

PUB

Mais Artigos Populares

Conselho de Disciplina instaura processo disciplinar a Maxi Araújo e Matheus Reis

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou que instaurou processos disciplinares a Maxi Araújo e Matheus Reis.

Carlos Forbs antevê Euro Sub-21 2025: «Vamos com a ambição de ganhar»

Carlos Forbs falou esta quinta-feira com os jornalistas na Cidade do Futebol, tendo em vista o Euro Sub-21 2025.

Guillermo Almada despedido do Pachuca a duas semanas do Mundial de Clubes

O Pachuca anunciou o despedimento de Guillermo Almada. O técnico uruguaio de 55 anos foi afastado a duas semanas do Mundial de Clubes.