No Sul para tentar recuperar o norte | Portimonense SC x SL Benfica

Benfica
Primeira Liga, 6.ª jornada: domingo, 18h00. 24 de setembro de 2023

A ANTEVISÃO: BENFICA VAI LÁ ABAIXO TENTAR NÃO IR ABAIXO

O SL Benfica chega a Portimão na ressaca de uma derrota caseira. À espera das águias estará um Portimonense SC na ressaca de uma vitória forasteira. Apesar dos números claramente favoráveis às águias (como veremos mais adiante), a deslocação a Portimão tem-se revelado cada vez mais uma das mais exigentes da temporada encarnada.

Na antecâmara da receção ao FC Porto, a necessidade de vencer no Algarve atinge um nível ainda mais alto. O primeiro ponto de bifurcação da época para os encarnados é precisamente este encontro da sexta jornada da Primeira Liga: vencendo, a moral volta a subir e os jogos ante FC Porto e Inter de Milão serão encarados com mais leveza e confiança; não vencendo, a espiral negativa vivenciada na temporada transata, após a última pausa para seleções, pode voltar a suceder.

Será uma partida difícil para ambos os conjuntos, com a promessa de golos de parte a parte. É isso, pelo menos, que nos mostram alguns dados, expostos já de seguida.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O SL Benfica venceu 39 dos 50 confrontos diretos (78%) com o Portimonense SC. A percentagem de vitórias frente aos algarvios é a sexta mais alta dos encarnados frente a equipas atualmente na Primeira Liga (e a mais alta contando apenas equipas com pelo menos 50 jogos disputados com as águias).
  2. Os alvinegros não sofreram golos das águias em apenas quatro dos 50 jogos disputados entre ambos os conjuntos (dois empates a zero e duas vitórias algarvias – as únicas até ao momento). Desses quatro jogos, três foram em terreno portimonense (os dois nulos e a vitória inaugural, por 2-0).
  3. Em 23 dos 50 confrontos (46%), houve golos de ambas as equipas.
  4. O SL Benfica venceu nas últimas três deslocações a Portimão, somando duas goleadas por 1-5, além de um triunfo por 1-2.
  5. O Portimonense SC marcou e sofreu em cinco dos sete encontros disputados esta temporada (incluindo nos últimos quatro). O SL Benfica fê-lo em três dos sete jogos esta temporada.
  6. O SL Benfica chega a esta partida com o segundo melhor ataque da Primeira Liga (13 golos, tantos quanto o Gil Vicente FC e menos um do que o Boavista FC). Os algarvios são um dos terceiros piores ataques (cinco tentos).
  7. Os encarnados são uma das equipas com a quinta melhor defesa (seis golos sofridos), enquanto os comandados de Paulo Sérgio são a terceira defesa mais batida (pior só o GD Chaves e o GD Estoril Praia).
  8. O SL Benfica é a segunda equipa com mais golos na primeira parte, a par do SC Farense, com sete golos, menos dois do que o Boavista FC. O Portimonense SC marcou dois dos seus cinco golos no primeiro tempo das partidas.
  9. As águias e o Boavista FC são as duas equipas com mais golos de bola corrida (11), mas não com a maior percentagem. A turma algarvia apontou três golos de bola corrida e dois de bola parada (um canto e uma grande penalidade).
  10. Os cinco golos algarvios na Primeira Liga foram apontados dentro da área adversária. O SL Benfica apontou dez golos dentro da área, apenas menos que os 12 do Boavista FC.

JOGADORES A TER EM CONTA

Carlinhos o médio ofensivo brasileiro apontou os dois golos da reviravolta algarvia na última partida, na deslocação ao berço do país. Com três golos e uma assistência já registados na corrente temporada, o capitão dos algarvios promete continuar a ser a cara e a voz do Portimonense SC, passando por ele as principais dinâmicas da equipa.

Rafa Silva e André André no jogo entre Benfica e Vitória SC
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Rafa Silvapara reagir ao desaire caseiro europeu, a águia vai precisar de voar nas asas de Rafa. É nestas alturas que se exige que uma das figuras da história recente dos encarnados e uma das personagens com mais anos de casa dê o mote e mostre o seu melhor futebol. Perante um aguerrido Portimonense SC, o espaço não será muito, o que não beneficia Rafa, mas são jogos desta exigência que por vezes libertam o génio inconstante do português.

XI´s PROVÁVEIS

Portimonense SC: Vinicius Silvestre; Pedrão, Filipe Relvas, Alemão, Moustapha Seck, Dener; Carlinhos, Lucas Ventura, Hélio Varela, Paulinho; Sylvester Jasper.

Treinador: Paulo Sérgio

«Temos que conseguir correr mais do que eles e o SL Benfica é uma equipa que corre muito, é uma equipa que trabalha muito. Nós temos que trabalhar mais. Temos que conseguir implementar no terreno aquilo que é o plano, aquilo que é a nossa prática semanal para podermos equilibrar a contenda».

SL Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Nicólas Otamendi, Aursnes; João Neves, Orkun Kokçu, Ángel Di María, João Mário, Rafa; Petar Musa.

Treinador: Roger Schmidt

«Os jogadores estão um pouco cansados e desapontados porque perdemos um jogo em casa. A desilusão tem que ver com o resultado e não com o que fizemos em campo. Tivemos muitas oportunidades, mas também cometemos erros. Mas temos de olhar em frente para o próximo jogo. Vamos tentar ganhar, é o que temos de fazer. O Portimonense venceu o último jogo e estão bem. Estamos recuperados e pretendemos fazer um bom jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portimonense SC 1-2 SL Benfica

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona de olho em avançado que só pode contratar no verão de 2026

Etta Eyong está a impressionar na frente de ataque do Levante e o Barcelona encontra-se a avaliar a sua possível contratação.

Julian Draxler recorda passagem pelo Benfica: «Um clube realmente fantástico»

Julian Draxler, atualmente ao serviço do Al Ahli do Qatar, recordou com carinho a época que passou no Benfica, em 22/23, por empréstimo do PSG.

Lucas D’Agrella estreia-se nos convocados da Seleção Sub-20

O defesa do Farense, Lucas D’Agrella, foi chamado pela primeira vez à Seleção Sub-20. O jogador tem vindo a destacar-se ao serviço do emblema algarvio.

Borja Jiménez esteve em negociações com o AVS SAD e está a ser apontado a histórico espanhol

Borja Jiménez é um dos treinadores que está a ser avaliado pelo Sporting Gijón. O emblema da La Liga 2 encontra-se sem treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast À Prova de Bola #13 –  Análise ao Clássico entre o FC Porto e o Benfica

O À Prova de Bola analisa o Clássico entre o FC Porto e o Benfica deste domingo e as implicações para as formações de Francesco Farioli e de José Mourinho.

Manchester United entra na corrida por jovem prodígio mexicano

O Manchester United está atento à nova sensação do futebol mexicano, Gilberto Mora, avançado de apenas 16 anos que atua no Club Tijuana.

Luis Enrique explica rotação após empate com o Lille: «Focámo-nos na saúde dos jogadores»

O PSG empatou diante do Lille, num jogo marcado pelas várias novidades no onze titular. Luís Enrique justificou as mudanças com a necessidade de preservar a condição física dos jogadores após o duelo com o Barcelona.