As 5 contratações mais underrated do SL Benfica

5. Vítor Paneira

Imaginemos que o Benfica tinha sido finalista da Liga dos Campeões em 2021-22. Imaginemos que uma das contratações este Verão seria um miúdo da Segundona – que, claramente, viria para assentar as malas enquanto descobria o destino de empréstimo.

Agora imaginemos também que esse miúdo teria personalidade suficiente para se impor desde logo e arranjar maneira de se consumar na titularidade à… 3ª jornada. E que se manteria pela Luz por sete anos, acumulando 289 jogos, três campeonatos, uma final europeia, uma Taça de Portugal e momentos inesquecíveis como uma vitória categórica frente a uma Juventus ou aquela tarde em Alvalade que só não figura do jogo – com quatro assistências – porque houve alguém que fez hattrick. Impensável, não é?

Artur Jorge, como cúmulo duma sequência de decisões estapafúrdias, decide dispensá-lo – quando era o mais indicado para a assumir a braçadeira de capitão, vinda de Veloso – e interromper a sua ligação à Águia no peito, na plenitude das suas capacidades (28 anos).

Foi para Guimarães, fez parte de um super Vitória europeu – eliminando o Parma – e é convocado para o Euro96. Rejeitou Sporting e rejeitou FC Porto. Avisou Damásio, em altura oportuna, da catástrofe a ser feita a partir de 1994.

Em 2011, Luisão atirou uma das inúmeras e caricatas larachas para a comunicação social: dizia ser altura de dar oportunidade aos mais novos e que queria sair do Benfica, logo após o desastre 2010-11.

Paneira vem poucos dias depois a público: “Ele tem 30 anos, está há oito no Benfica e quer sair. Eu fui mandado embora com 28 e gostaria de ter ficado mais 10!”. Uma daquelas suas fintas curtas, no estilo irrepreensível (de Veloso) como eternizou Gabriel Alves.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

PUB

Mais Artigos Populares

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.