Bailando para o 36

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Para quem tapa o sol com a peneira e festeja campeonatos ainda antes de festejar o Natal será “sorte”, “vouchers” e o “poder da estrutura”. As hashtags criativas, os “comidos de cebolada” e outras demência afins são o perfeito retrato do espírito dos dois clubes: há o que fala e é o campeão da moral e depois há o que ganha. O Benfica falou durante muitos anos e com isso viu o Porto dominar a seu bel-prazer o futebol português. Calou-se e voltou a ganhar. Não tem grande segredo. Para quem não brinca ao futebol e já tem 35 campeonatos no museu é o campeonato mais saboroso de sempre. Erro crasso, pois, do rival ao não perceber que a sua patética campanha ao longo de toda a época só lhe foi prejudicial para si e benéfica para o Glorioso.

Estávamos no início do ano quando Jorge Jesus e a estrutura do Sporting – seguidos de pronto pelos seus adeptos-carneiros – decidiram fazer aquilo com que tanto atacam o tricampeão. A sobranceria atingiu níveis épicos e meteu a gasolina que estava a faltar no Ferrari. A partir daí foram 17 vitórias em 18 jogos, a confirmação de Jonas de ouro, o recorde de pontos (!!!!) da história dos campeonatos e o melhor ataque da prova. Um trabalho soberbo de Rui Vitória, que chegou de mansinho, se viu a quase dez pontos do objectivo e manteve sempre a postura, elegância e classe que se exige a um treinador desta casa.

Aguentou uma equipa nos limites físicos e mentais e que, a cada jogo, ia encontrando forças e alento nas provocações que diariamente chegavam do outro lado. Um título muito seu ao qual juntou uma fantástica campanha europeia onde olhou nos olhos de duas das melhores equipas do mundo e trouxe de volta o Benfica europeu, que joga à terça e quarta-feira e não à quinta. À volta de Jonas construiu um colectivo fortíssimo, com um espírito à prova de bala e que foi atropelando adversários a partir do início do ano. Estava, aí, montada a maré encarnada que empurraria a equipa para o 35.º

A forma como o Sport Lisboa e Benfica se reergueu da chacota e das traições de que foi alvo no início da época é simplesmente a prova de que este Clube é muito maior do que qualquer pessoa e manter-se-á SEMPRE destinado àquilo para que nasceu: ganhar. E pensar no 36.º. O Senhor Costa, companheiro de bancada que a injustiça da vida levou dias antes do tricampeonato, também deve estar feliz. Ele merece, porque era sempre “cincazero”.

Foto de capa: SL Benfica

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: O que mudou entre dois jogos? Estrutura, Espaço e Decisão

Os dois jogos entre Benfica e Real Madrid não contaram apenas histórias diferentes no resultado. Mostraram, acima de tudo, como pequenos ajustes estruturais.

Jogador que venceu o Euro 2016 por Portugal perto de assinar com equipa da MLS

André Gomes está muito perto de assinar com o Columbus Crew, deixando o Lille a título definitivo nos próximos dias.

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaura processo para averiguar alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaurou um processo de contraordenação, para analisar um alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid.

Tommaso Pobega assina em definitivo pelo Bolonha até 2028

O Bologna confirmou oficialmente a opção de compra de Tommaso Pobega ao AC Milan, com o médio a assinar um contrato até 30 de junho de 2028, incluindo opção de renovação para a época seguinte.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Atlético Madrid com acordo para rumar ao Real Madrid

Aimar García vai trocar o Atlético Madrid pelo Real Madrid. A jovem promessa final está em final de contrato com os colchoneros.

Peixinho renova com o Estoril até 2028

Peixinho renovou contrato com o Estoril Praia até 2028 e tem sido aposta de Ian Cathro, já soma sete jogos entre a Liga Portugal e a Taça de Portugal.

Imanol Alguacil deixa o comando do Al Shabab e já há sucessor

Imanol Alguacil já não é treinador do Al Shabab. O clube saudita anunciou que Noureddine Zekri será o novo responsável pelo comando técnico, garantindo continuidade no projeto desportivo.