📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Benfica 0-0 Fiorentina (4-5 nas g.p.): Ainda em assimilação de ideias

- Advertisement -

cabeçalho benfica

Segundo jogo de pré-época, outro teste exigente, frente à Fiorentina, de Paulo Sousa. Já sem Lima, havia a curiosidade de saber qual seria a táctica que Rui Vitória utilizaria. Sem o brasileiro, o plantel do Benfica adequa-se ao 4-3-3 que Rui Vitória gosta de utilizar. Ainda assim, Rui Vitória não alterou muito o modelo tácito. A única alteração foi o facto de colocar um ponta de lança sozinho na frente(Jonas) com um jogador atrás a apoiá-lo, como uma espécie de 10(a honra coube a Jonathan).

A primeira parte foi típica de um jogo de pré-época, jogada a um ritmo calmo, bastante equilibrado, com duas equipas com treinadores novos, que querem implementar os seus estilos, e os jogadores ainda a assimilarem. No entanto, a nota mais vai para o Benfica, que teve mais bola, que mostrou boa troca do esférico na saída para o ataque. Oportunidades, só uma para cada lado.

Apesar de no papel Talisca e Gaitan eram os extremos, foi curioso ver que ambos apareceriam muitas vezes no meio, abrindo espaço para Jonathan nas alas, que esteve sempre muito activo. Fica a ideia de que se Rui Vitória quiser apostar nesta forma de jogar, terá de pedir aos laterais para aparecerem mais subidos. Só com mais pendor ofensivo destes é que este modelo resultará.  Samaris também apareceu mais solto, graças à presença de Fejsa. Será interessante ver como funcionará esta dupla. Num 11 já muito bem conhecido pelo universo benfiquista, os olhos estavam postos em Jonathan Rodriguez, o único da equipa inicial que não jogou a época passada. O avançado esteve em bom plano, mostrando boa qualidade, tanto no meio como nas alas, segura bem a bola e tem agressividade. Nota-se que se quer mostrar e a continuar assim será um jogador com quem Rui Vitória poderá contar.

 

Ola John tarda em aparecer Fonte: Facebook do Benfica
Ola John tarda em aparecer
Fonte: Facebook do Benfica

A segunda começou mais animada. A Fiorentina atirou à barra(melhor oportunidade da partida), e Jonas, logo a seguir, igual a sí próprio, tira um adversário da frente e rematou ao lado. As equipas pareciam vir um pouco mais animadas para este segundo tempo. Com a expulsão de Luisão, o Benfica teve de se adaptar à inferioridade numérica e pouco mais se viu dos encarnados. Os italianos tiveram mais bola, mais iniciativa, mas poucos lances de verdadeiro perigo. O jogo voltou ao ritmo de treino, e ambos os treinadores aproveitaram para mudar as equipas.

Nesta segunda parte o destaque vai para Ola John, mas pela negativa. O holandês continua a não convencer. Lento a decidir, sem o ritmo de explosão que já mostrou no Benfica, arrisco-me a dizer que esta será a época decisiva para o jovem jogador. Apesar de ter tido alguns rasgos de qualidade com Jorge Jesus, o holandês nunca se impôs, verdadeiramente, mesmo com Gaitan e Salvio de fora. Se não conseguir vingar com Rui Vitória, penso que o melhor é mesmo sair e o Benfica conseguir algum retorno financeiro. Para já, não tem convencido na pré-época.

Com um ritmo destes, o jogo só poderia acabar a 0. Nos penalties, Carcela falhou e o conjunto de Paulo Sousa venceu por 5-4. Nestes jogos, e sendo apenas o segundo da pré-temporada, o resultado é o que menos interessa. Ainda há muito trabalho pela frente, a forma física não é a melhor, mas o mais importante destes jogos é implementar ideias. Rui Vitória terá de aproveitar os próximos 3 jogos para ver se realmente este modelo de colocar os extremos a jogar no meio resulta. Se quiser mesmo seguir com essa ideia, será necessário ir ao mercado buscar um lateral com características ofensivas. Um avançado também será uma contratação a ter em conta, apesar de Jonathan ter-se mostrado a um bom nível e ser um jogador a ter em conta. Agora é acreditar no trabalho do mister e esperar pela SuperTaça.

Foto de capa: Facebook do Benfica

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Anísio Cabral

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição

Luís Estrela renova com a Seleção Nacional de Futsal Feminina da Indonésia

Luís Estrela renovou o seu contrato com a seleção de Futsal Feminina da Indonésia. O técnico vai ficar ligado até 2028.

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

Benfica prepara-se para atacar 3 reforços em janeiro e já há 2 nomes definidos

O Benfica quer reforçar o plantel no mercado de janeiro e dar mais opções a José Mourinho. Dois extremos e ponta de lança vistos como prioridade.

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».