Benfica 1-2 Lyon | Meia realidade, meio sonho

- Advertisement -
Benfica

O que vem primeiro: a noite ou o dia? Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança. No caso do Benfica x Lyon, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões Feminina, foi precisamente o contrário. Ao intervalo, o Benfica estava a vencer o Lyon por 1-0, com uma bela exibição. A primeira vez que uma equipa portuguesa atingia esta fase da Champions League. O primeiro golo. E logo frente a uma das melhores equipas do mundo, com oito CL no bolso. Os adeptos rejubilavam e as jogadoras iam para o descanso, com um cheiro a esperança no Estádio da Luz. A “meia” realidade.  

Houve algum demérito da equipa do Lyon na primeira parte (como explica a técnica Sonia Bompastor, alguma falta de agressividade e intensidade), porém há também mérito do Benfica em ganhar e ter bola, criar perigo, aproveitar o erro (golo nasce de uma interceção de Andreia Faria) e controlar defensivamente, com uma Christy Ucheibe em grande destaque. Já na segunda parte, apesar de uma boa entrada do Benfica, a equipa de Lisboa teve uma clara quebra, sofrendo a reviravolta. As substituições não ajudaram e o Lyon lembrou-se que era o Lyon. Faltou pernas às jogadoras encarnadas e talvez alguma maturidade nestas andanças, comparado com as do Lyon que já é prato do dia. O que era uma realidade por momentos seria convertido novamente em sonho. O tal “meio” sonho.

Houve várias individualidades na partida, mas permitam-me destacar duas: Kika Nazareth e Christy Ucheibe. Qualquer uma das jogadoras já merece o salto para outros voos. A defesa-central nigeriana de 23 anos é uma força da natureza, muito forte fisicamente, e esteve a preencher espaços, que surgiam na lateral esquerda face à subida de Andrea Falcón. Já Kika Nazareth desceu muitas vezes para ajudar na ligação e avanço da construção. Tem toque fino, técnica em espaço curto e também recuperou muitas bolas. É um elemento fundamental no jogo do Benfica. Duas grandes jogadoras. A nível individual, faltou também Jéssica Silva. Seria uma mais valia muito importante.

Sonhar é grátis e, junto de muito trabalho, foi o que levou o Benfica até aos quartos de final da Champions League. Foi o que levou o Benfica à vantagem na primeira parte frente ao Lyon. E porque não, levar à passagem de eliminatória em França? Não digo que vai acontecer, aliás, do ponto de vista da razão, o mais provável é que não. Contudo, não é impossível. Simplesmente, há que acreditar e não baixar os braços. O desfecho é o que for.

A verdade é que, independentemente do próximo itinerário, já é uma caminhada brutal por parte do Benfica. Eliminou o Frankfurt, ficou em segundo lugar do grupo, empatou 4-4 com o vigente campeão Barcelona (recordando que já levou grandes goleadas no passado) e chegou aos quartos de final, onde foi competitiva contra uma equipa que também já levou goleadas. O crescimento é notório e fala por si mesmo. Agora é trabalhar muito e acreditar alto que entre a realidade e o sonho, a alavanca se fixe e una os dois a favor do Benfica. A favor da equipa portuguesa na Europa.

Benfica x Lyon
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.