Benfica 1-2 Lyon | Meia realidade, meio sonho

- Advertisement -
Benfica

O que vem primeiro: a noite ou o dia? Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança. No caso do Benfica x Lyon, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões Feminina, foi precisamente o contrário. Ao intervalo, o Benfica estava a vencer o Lyon por 1-0, com uma bela exibição. A primeira vez que uma equipa portuguesa atingia esta fase da Champions League. O primeiro golo. E logo frente a uma das melhores equipas do mundo, com oito CL no bolso. Os adeptos rejubilavam e as jogadoras iam para o descanso, com um cheiro a esperança no Estádio da Luz. A “meia” realidade.  

Houve algum demérito da equipa do Lyon na primeira parte (como explica a técnica Sonia Bompastor, alguma falta de agressividade e intensidade), porém há também mérito do Benfica em ganhar e ter bola, criar perigo, aproveitar o erro (golo nasce de uma interceção de Andreia Faria) e controlar defensivamente, com uma Christy Ucheibe em grande destaque. Já na segunda parte, apesar de uma boa entrada do Benfica, a equipa de Lisboa teve uma clara quebra, sofrendo a reviravolta. As substituições não ajudaram e o Lyon lembrou-se que era o Lyon. Faltou pernas às jogadoras encarnadas e talvez alguma maturidade nestas andanças, comparado com as do Lyon que já é prato do dia. O que era uma realidade por momentos seria convertido novamente em sonho. O tal “meio” sonho.

Houve várias individualidades na partida, mas permitam-me destacar duas: Kika Nazareth e Christy Ucheibe. Qualquer uma das jogadoras já merece o salto para outros voos. A defesa-central nigeriana de 23 anos é uma força da natureza, muito forte fisicamente, e esteve a preencher espaços, que surgiam na lateral esquerda face à subida de Andrea Falcón. Já Kika Nazareth desceu muitas vezes para ajudar na ligação e avanço da construção. Tem toque fino, técnica em espaço curto e também recuperou muitas bolas. É um elemento fundamental no jogo do Benfica. Duas grandes jogadoras. A nível individual, faltou também Jéssica Silva. Seria uma mais valia muito importante.

Sonhar é grátis e, junto de muito trabalho, foi o que levou o Benfica até aos quartos de final da Champions League. Foi o que levou o Benfica à vantagem na primeira parte frente ao Lyon. E porque não, levar à passagem de eliminatória em França? Não digo que vai acontecer, aliás, do ponto de vista da razão, o mais provável é que não. Contudo, não é impossível. Simplesmente, há que acreditar e não baixar os braços. O desfecho é o que for.

A verdade é que, independentemente do próximo itinerário, já é uma caminhada brutal por parte do Benfica. Eliminou o Frankfurt, ficou em segundo lugar do grupo, empatou 4-4 com o vigente campeão Barcelona (recordando que já levou grandes goleadas no passado) e chegou aos quartos de final, onde foi competitiva contra uma equipa que também já levou goleadas. O crescimento é notório e fala por si mesmo. Agora é trabalhar muito e acreditar alto que entre a realidade e o sonho, a alavanca se fixe e una os dois a favor do Benfica. A favor da equipa portuguesa na Europa.

Benfica x Lyon
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Castellón revolta-se com ausência de ex-Paços de Ferreira após jogo da seleção

Pablo Hernández, treinador do Castellón, revoltou-se com o atraso injustificado no regresso da seleção congolesa e ameaça o ex-Paços de Ferreira Brian Cipenga com medidas disciplinares.

Estado físico do ex-FC Porto gera alerta na seleção colombiana

O estado físico de James Rodríguez gera preocupação antes do Mundial de 2026, depois de o Minnesota United ter revelado que o capitão da Colômbia enfrenta um problema de saúde considerado grave, que o afasta do jogo frente ao LA Galaxy.

Mikel Arteta foca-se na Premier League após eliminação na taça e atira: «Temos o período mais bonito da época pela frente»

Mikel Arteta relativizou a recente queda do Arsenal na Taça de Inglaterra e garantiu que a equipa atravessa a melhor fase da temporada, virando todas as atenções para a conquista da Premier League e da Liga dos Campeões.

Mateus Fernandes recorda mestre Tozé e admite alívio na Seleção sem Ronaldo: «Tirou-me um pouco de pressão»

Mateus Fernandes explicou a homenagem ao seu falecido treinador Tozé e o foco atual no West Ham. O médio afirmou ainda que a ausência de Cristiano Ronaldo reduziu a pressão na sua estreia pela Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Na sombra de Gustavo Sá: há outro craque no meio campo do Famalicão

Mathias de Amorim transformou-se em peça importante no Famalicão. O médio é internacional Sub-21 por Portugal.

Juventus: Há novidades em relação ao futuro de João Mário

O Bolonha quer continuar a contar com João Mário no seu plantel e vai apresentar uma oferta à Juventus.

Monaco vence Marselha por 2-1, iguala rival e ultrapassa Lyon na tabela classificativa: Eis os resultados do dia na Ligue 1

A vitória caseira do Monaco sobre o Marselha, por 2-1, permitiu à equipa do principado igualar o rival com 49 pontos e ultrapassar o Lyon de Paulo Fonseca na tabela classificativa da liga francesa.