Sport Lisboa e Benfica: 114 anos de história

Eusébio, referido anteriormente, foi talvez a figura mais referida pelo meu avô nas suas histórias. Foi, sem dúvida, a referência mais alta do Benfica e uma das maiores do país e do Mundo. Carregou muito do Benfica às costas e tornou-se na figura mais respeitável de sempre do nosso clube. O meu avô, contava-me também histórias de Chalana, Shéu, Bento, António Simões, Coluna, entre outros. Nomes, tantos nomes, que nunca vão ser apagados dos já 114 anos de história do nosso clube. É necessário reafirmar que, mesmo sem as condições normais que os jogadores de hoje em dia têm, estes nomes faziam elevar o símbolo do nosso clube perante grandes referências do futebol internacional.

Anos mais tarde o Benfica iria atravessar anos contínuos de insucessos, anos onde os objetivos ficariam longe de ser alcançados e iria ficar marcado na história um longo capitulo nada desejado. Entravamos depois no segundo milénio e teríamos de esperar pela época de 2004 para voltar a ver, valentes anos depois, o Benfica a conquistar o título nacional e desde a sua fundação, podemos somar agora 36 conquistas desses. 26 taças de Portugal conquistadas, 7 taças da Liga e 7 super-taças. Tudo números que fazem do Benfica um clube tão grande quanto o seu aniversário, um clube que escreveu 114 anos de história riquíssima e que faz de nós adeptos de um dos clubes mais importantes do futebol mundial.

No meio de épocas menos áureas, o Benfica regressou às conquistas
Fonte: SL Benfica

É necessário admitir que nem tudo, nestes 114 anos, foi um mar de rosas. O Benfica atravessou crises profundas mas que também mostrou imensas vezes a sua dimensão. Colocou o seu símbolo e a sua grandeza a par daqueles que também sempre foram grandes. Nasceu como futebol e hoje são imensas as modalidades, apostou na inovação e no desenvolvimento da formação, apontou baterias a objetivos bem traçados e mostrou aos seguidores do futebol que o Benfica é já uma grande referência.

Para mim, que sou novo, pouco vi da história do Benfica mas gostou de relembrar nomes que passaram por cá: Aimar, Di Maria, David Luiz, Simão, Ricardo Rocha, Petit, Simão, Luisão e tantos outros. Gosto de relembrar as finais europeias e as vitórias, principalmente, frente ao Liverpool e ao Manchester United. E os adeptos? Esses. Que também fazem do Benfica uma família. Que atravessam o país de uma ponta a outra, que vão ao estrangeiro, que suportam o frio e o calor, que não dizem “não” quando é hora de mostrar o carinho pelo clube. O Benfica é tão isto, e isto tanto se viu em 114 anos de história.

Foto de Capa: SL Benfica

 

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes confirma contrato à espera de Bernardo Silva no Benfica: «Não vamos parar por aqui»

João Noronha Lopes confirmou que se for eleito presidente do Benfica vai avançar para a contratação de Bernardo Silva.

Surpresa: Lamine Yamal esteve perto do Bayern Munique por 5 milhões de euros

Lamine Yamal esteve perto de rumar ao Bayern Munique quando tinha apenas 14 anos, mas foi convencido a manter-se no Barcelona.

Sporting começa com vitória participação na Champions League de Andebol

O Sporting foi à Roménia bater o Dínamo Bucareste por 33-30 durante esta quarta-feira, num encontro da Champions League de Andebol.

Os jogos que Amar Dedic deve falhar pelo Benfica

Amar Dedic vai falhar os próximos compromissos do Benfica, depois de ter regressado da seleção da Bósnia e Herzegovina com uma lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: João Noronha Lopes quer garantir Bernardo Silva para o Benfica e jogador pode chegar em janeiro

João Noronha Lopes está interessado em fazer regressar Bernardo Silva ao Benfica, estando já um contrato pronto para o internacional português.

Diego Simeone fala de jogador que foi apontado ao Benfica: «Apareceu como uma oportunidade»

Diego Simeone falou sobre a contratação de Marc Pubill, jogador que pertence ao Atlético Madrid, mas esteve no radar do Benfica.

Manchester City com baixa de peso para o encontro frente ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester City comunicou que não vai poder contar com Omar Marmoush no embate contra o Manchester United, para a Premier League.