Clássico europeu em Lisboa | Benfica x Barcelona

Liga dos Campeões, 7.ª jornada: terça-feira, 21 de janeiro de 2025, 20h00

A ANTEVISÃO: ÁGUIAS RECEBEM CATALÃES NO ESTÁDIO DA LUZ

Esta terça-feira, na Luz, entram sete Ligas dos Campeões em campo, sendo, além disso, uma reedição da final de 1960/61. Na prova milionária, Benfica e Barcelona medem forças num duelo decisivo para as águias, que correm contra o tempo para garantir um lugar nas posições de apuramento direto à próxima fase.

A duas jornadas do fim da fase de liga, o Benfica ocupa a 15.ª posição – lugar de acesso ao play-off -, com dez pontos, e ainda tem pela frente dois adversários que estão em posições superiores. O Barcelona está mais tranquilo, em segundo lugar, a três pontos do Liverpool.

Ora, a história do Benfica exige que as águias olhem para este embate com ambição. O término de 2024 e começo de 2025 foi tremido – duas derrotas consecutivas no campeonato, frente ao eterno rival, Sporting, e SC Braga -, mas o ritmo já foi recuperado: a oitava Taça da Liga já está no museu e, no registo, já lá vão quatro vitórias consecutivas.

Para ficar mais próximo do objetivo, o treinador encarnado não pode contar com Renato Sanches e Tiago Gouveia. A presença de Di María no onze ainda não é certa, uma vez que recuperou recentemente de lesão, mas já treinou e deverá estar disponível.

De recordar que Bruno Lage chamou cinco jogadores da formação do Benfica para o treino de ontem: Nuno Félix, Francisco Domingues, Tiago Freitas, Eduardo Fernandes e João Fonseca. Sete se contarem com João Rego e Leandro Santos. Apesar de a probabilidade algum deles jogar ser baixa, é sempre um dado a assinalar, quanto mais não seja para o futuro dos mesmos.

Do outro lado, no cômputo geral, com Hansi Flick, a temporada tem sido bastante positiva. Apesar do terceiro lugar no campeonato e dos infindáveis problemas financeiros, o Barcelona recuperou o ânimo em campo e já conquistou a Supertaça espanhola.

Contudo, como prova o terceiro lugar, nem tudo é um mar de rosas: pelo meio, têm existido alguns desaires difíceis de explicar. Por isso, o confronto na Luz é importante para dar uma nova prova de qualidade inerente e voltar a ganhar ritmo, sobretudo após o empate a uma bola na última partida, frente ao Getafe.

Finalmente, o histórico do Benfica contra equipas espanholas é de oito vitórias, nove empates e treze derrotas. Contra equipas espanholas em casa, é de quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. A última vitória foi o 4-0 contra o Atlético já nesta temporada. Já a primeira vitória oficial contra uma equipa espanhola foi na Final da Taça dos Campeões Europeus de 1961, precisamente contra o Barcelona.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Realizaram-se 69 jogos entre equipas portuguesas e espanholas, com 30 vitórias para as equipas lusas, 26 triunfos para as equipas espanholas e treze empates.
  2. Nas nove últimas deslocações a Portugal, o Barcelona só perdeu por uma vez – precisamente na Luz.
  3. O Barcelona jogou em Portugal por 15 vezes, apresentando uma ligeira vantagem: seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
  4. Nos sete últimos jogos realizados em casa na Liga dos Campeões, o Benfica só venceu um.
  5. Em casa, o Benfica somou os três resultados possíveis nesta edição da Champions (vitória, empate e derrota).
  6. O Benfica não perde há quatro jogos.
  7. Com 21 golos marcados, o Barcelona tem o melhor ataque desta edição da prova milionária.
  8. O Barcelona marcou em todos os jogos realizados nesta edição da Liga dos Campeões.
  9. O Barcelona soma cinco vitórias consecutivas na Champions.
  10. Nos 10 últimos jogos realizados fora de casa, o Barcelona só perdeu um.

JOGADORES A TER EM CONTA

Ángel Di María Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Ángel Di María – Mesmo aos 36 anos, o extremo argentino é, claramente, o craque da equipa encarnada, sendo daqueles jogadores por quem se pode pagar bilhete só para apreciar toda a sua qualidade dentro de campo. Até por isso mesmo foi elogiado por Hansi Flick, que reconhece, obviamente, toda a magia que aquele pé esquerdo contém. Esta época, contabiliza, até ao momento, treze golos e sete assistências, em 27 jogos, números nada maus, muito pelo contrário, bastante bons, para um veterano, que, bem gerido, só tem coisas positivas para acrescentar à formação encarnada.

Lamine Yamal Ora, ao contrário de Di María, que já é um veterano nestas andanças, Yamal, mesmo não parecendo, por toda a qualidade, discernimento e consistência que apresenta, ainda é bastante jovem (17 anos). E é preciso relembrar esse facto de que tem apenas 17 anos para também não nos excedermos nas expectativas que são depositadas em cima dos seus ombros. Esta temporada, que já é, inacreditavelmente, a segunda a ser um titular regular da formação catalã, leva nove golos e 12 assistências, em 25 jogos, números impressionantes para um “miúdo” da sua idade, ainda para mais numa equipa como o Barcelona.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Anatoliy Trubin; Tomás Araújo; António Silva; Nicolás Otamendi; Álvaro Carreras; Florentino Luís; Fredrik Aursnes; Ángel Di María; Orkun Kokçu; Andreas Schjelderup; Vangelis Pavlidis

Treinador: Bruno Lage

«É uma equipa com enorme qualidade, quer em termos individuais, com jogadores fantásticos, assim como nós, e depois em termos coletivos… é um misto daquilo que é a cultura do Barcelona, do ADN do Barcelona, uma equipa que gosta de ter posse, mas também já se nota, e muito, o cunho do treinador – um jogo também mais vertical, mais forte na pressão, mais forte nas transições ofensivas, a explorar muito os corredores laterais, e a capacidade dos jogadores que jogam nas alas no um contra um. Por isso, é um adversário muito competente e nós temos de encarar este desafio com enorme ambição».

Barcelona: Iñaki Peña; Jules Koundé; Pau Cubarsí; Iñigo Martínez; Álex Baldé; Pablo Gavi; Marc Casadó; Pedri González; Lamine Yamal; Raphinha; Robert Lewandowski

Treinador: Hansi Flick

«Ganhar a Champions é uma das coisas mais difíceis do mundo. Estamos bem na tabela, assim como outras equipas. Estamos vivos em três competições, mas temos de melhorar no campeonato. Estou orgulhoso pela forma como jogamos. O Benfica é uma equipa que também joga muito bem, Di María é um dos meus jogadores favoritos. É um gosto vê-los jogar».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-2 Barcelona

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.