SL Benfica x SC Braga | Lufada de ar fresco ou queda completa?

Primeira Liga, 11ª Jornada: domingo, 21h15, 7 de novembro de 2021

ANTEVISÃO: LUFADA DE AR FRESCO PARA JESUS?

A 27 de Novembro de 2018, o SL Benfica vergava em Munique por 5-1 depois de mais uma demonstração de talento interpretada por Arjen Robben. Cambaleava-se dentro e fora de portas, com futuro incerto e Rui Vitória no fio da navalha. Lufada de ar fresco

JOGO GRANDE DA JORNADA NA LUZ E UMA PARTIDA QUE PODE PROLONGAR A CRISE ENCARNADA! IREMOS TER AMBAS EQUIPAS A MARCAR NO JOGO ENTRE SL BENFICA E SC BRAGA? APOSTA COM A BWIN!

Duas vitórias e dois empates nas primeiras nove jornadas ditavam sombra da guilhotina sobre o pescoço suado do técnico português, que fazia de tudo para aguentar o lugar e levar avante as suas intenções de recuperar o título nacional depois de perdido ingloriamente o “Penta”.

Luís Filipe Vieira falava em luzes para justificar a indecisão quanto ao despedimento do treinador e aguentava-o praticamente um mês. Já depois de eliminados da Liga dos Campeões, Rui Vitória recebia, aflitíssimo, o SC Braga de Abel Ferreira, que vinha entusiasmando o Portugal desportivo com inovações táticas que Carvalhal faz questão de manter em 2021.

Engalanava-se a Luz para assistir a momento marcante da época, para o bem ou para o mal – mas certamente que apesar da imprevisibilidade do momento, o 6-2 final com que o SL Benfica brindou a plateia não cabia nos sonhos nem do mais otimista. Foi sol de pouca dura, já que quatro dias depois as águias viajavam até Portimão e perdiam por 2-0 – adeus, Rui Vitória, que não havia mais voltas para dar.

Três anos se passaram e as circunstâncias assemelham-se, por travessura de um destino que fez questão de reconciliar Jorge Jesus e o SL Benfica, numa piada de mau gosto e pirraça elementar. Lufada de ar fresco

Jesus vê-se na pele do colega de profissão de quem tanto desdenhou e prepara-se para tentar contrariar a força de uma Lei de Murphy implacável: quando tudo pode correr mal, certamente assim será. Lufada de ar fresco

Este jogo pode ser a lufada de ar fresco que Jesus precisa
O jogo de hoje pode decidir o futuro de Jesus no SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Jesus vê-se encurralado pelas duas vitórias nos últimos sete jogos, sarapintados pelo duplo safanão que o FC Bayern Munique fez questão de dar (o 9-2 agregado torna-se na pior eliminatória europeia de sempre da história encarnada) e vê no Sporting Clube de Braga de Carlos Carvalhal uma possível tábua de salvação ou, no mínimo, degrau para repousar.

A contestação entre a massa adepta apoia-se nos maus resultados, culminar do futebol pobre que só a espaços soube disfarçar neste ano e meio. Os rumores de que Otamendi, líder de balneário, encabeça motim que expõe as fragilidades da liderança do técnico – os episódios de Gilberto e Lucas Veríssimo serão indício disso mesmo – aumentam a pressão, entretanto aproveitada do outro lado do Atlântico. Lufada de ar fresco

Renato Gaúcho já perdeu o élan que o fez ganhar jogos em catadupa ao comando do Flamengo e as exibições têm piorado a olhos vistos. Há, portanto, a perspetiva de novo regresso para Jorge Jesus, culminando na vontade recíproca de afastar os fantasmas e ser feliz de novo.

Carvalhal, alheio a tudo isto, tenta preparar da melhor forma o embate na Luz, onde ganhou no ano passado. Com apenas três dias de descanso, garante que os bracarenses estão “num contexto difícil”.

“Jogámos há 72 horas e tivemos este jogo, que não dá para recuperar um jogador totalmente, não sou eu que digo, são os livros. É uma linha vermelha que pode levar a haver lesões. Temos de saber fazer a gestão, e a equipa foi inteligente na forma como geriu o jogo. Estamos num contexto diferenciado, o nosso adversário, o Benfica, tem mais dois dias de recuperação, mas vamos a jogo como fomos sempre. Desde que regressei a Portugal não fui a nenhum jogo que não tenha justificado uma atitude para vencer o jogo”.

Com 19 pontos, os arsenalistas podem ficar a três dos encarnados, que contam 25 na tabela.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos do SC Braga – os bracarenses não perdem desde 16 de setembro, quando visitaram Belgrado a contar para a Liga Europa (2-1 frente ao Estrela Vermelha).
  2. Em 74 jogos no Estádio da Luz, os arsenalistas perderam 57 vezes, ganhando apenas em quatro ocasiões – três delas na última década, sempre com Jesus ao leme do SL Benfica. A outra vitória foi na época 1954-55.
  3. Galeno tem sido um dos nomes em destaque na equipa: com o golo frente ao Ludogorets, acumula 18 participações em golo nos últimos jogos 19 jogos na competição. Em consumo interno, leva dois golos e três assistências nos últimos dez jogos.
  4. Ricardo Horta, o craque e capitão, atingiu hattrick de assistências frente aos búlgaros, contabilizando seis golos e igual número de passes para golo nos 15 jogos realizados na presente temporada.
  5. Registo pouco feliz de Carvalhal frente aos encarnados: cinco vitórias nos 20 jogos realizados, três delas em 2020-21 (Primeira Liga, meia-final da Taça da Liga e final da Taça de Portugal).
  6. Contra Jesus, o técnico de 55 anos mantém a estatística tremidaas três vitórias da temporada transata são as únicas em 12 jogos no frente a frente.
  7. Jorge Jesus, ao serviço do SL Benfica, não obtém registo muito mais substancial frente aos bracarenses – 10 vitórias em 21 jogos. A melhor série de jogos sem perder foi entre novembro de 2011 (1-1) e março de 2014 (0-1 na Pedreira): sete jogos, quatro vitórias e três empates.
  8. Pizzi é o melhor marcador das águias contra o seu clube de formação: 11 golos em 19 jogos. Haris Seferovic é o segundo do ranking, com quatro em 10 jogos.
  9. Com as goleadas sofridas frente ao FC Bayern, o SL Benfica conta 20 golos sofridos em 20 jogos oficiais.

10. O árbitro da partida será Artur Soares Dias. Lufada de ar fresco

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Julian Weigl lufada de ar fresco
Weigl tem sido dos elementos mais consistentes por parte do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Julian Weigl (SL Benfica) – Preterido de forma questionável contra o FC Bayern, o alemão surge revigorado e totalmente apto fisicamente para o confronto deste domingo. Por ele passará muito do sucesso encarnado: tanto no aproveitamento defensivo resultante da forma como lidará com as movimentações de Ricardo Horta ou Iuri Medeiros, como na gestão da posse e da relação com João Mário, embrião da criatividade encarnada.

 

Ricardo Horta (SC Braga) – Novamente preterido de forma injusta por Fernando Santos, Ricardo continuará a ser preponderante nas aspirações do conjunto e a demonstrar ser um dos melhores homens de último terço da realidade portuguesa.

Em mais uma temporada em cheio (ver dados), tentará reescrever a sua estatística contra o SL Benfica, melhorando o registo: em 14 jogos cumpridos, marcou apenas por uma vez e assistiu três. Melhorar significativamente neste aspeto será o segredo para o sucesso bracarense. Lufada de ar fresco

 

XI´S PROVÁVEIS

SL Benfica: Odysseas; Diogo Gonçalves, Veríssimo, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Weigl e João Mário; Rafa, Darwin e Yaremchuk.

Treinador: Jorge Jesus

“O SC Braga é um adversário difícil, mas já estamos habituados e os últimos jogos foram todos contra equipas fortes. Vai ser um jogo espetacular, com golos, porque são duas equipas criativas e que procuram o golo”.

 

SC Braga: Matheus; Fabiano, Paulo Oliveira, Diogo Leite, Sequeira e Galeno; Castro e Al Musrati; Ricardo Horta, Medeiros e Vitinha.

Treinador: Carlos Carvalhal

“O Benfica vai encontrar um SC Braga ambicioso e que vai fazer aquilo que tem feito desde que chegamos a este clube, ou seja, abordar o jogo, tentar desconstruir o adversário e tentar vencer, sabendo que adversário tem muito mais pontos fortes, mas pequenos pormenores que podem fazer a diferença e vamos tentar explorar isso mesmo”.

Lufada de ar fresco

PREVISÃO DO RESULTADO: SL BENFICA 1-2 SC BRAGA

 

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal oficializa contratação de Kepa Arrizabalaga

Kepa Arrizabalaga é reforço confirmado pelo Arsenal. O guarda-redes espanhol deixou o Chelsea por cerca de seis milhões de euros.

Ansu Fati renova contrato com o Barcelona e é enviado para o AS Mónaco

Ansu Fati foi confirmado como o mais recente reforço do AS Mónaco. O extremo renovou igualmente contrato com o Barcelona.

Já há árbitra definida para o Portugal x Espanha do Euro 2025 Feminino

O Portugal x Espanha do Europeu de 2025 de Futebol Feminino vai ser arbitrado pela romena Iuliana Demetrescu.

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal. O treinador argentino rumou a Buenos Aires sem assinar a rescisão com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogadora saiu lesionada do treino de Portugal

Portugal continuou a preparar o Euro Feminino 2025 durante esta terça-feira. Telma Encarnação sofreu uma lesão.

Médio do Championship novamente associado ao FC Porto

O FC Porto está interessado em contratar Hayden Hackney. O médio pertence aos quadros do Middlesbrough.

Martim Mayer apresenta a candidatura à liderança do Benfica no dia 9 de julho

Martim Mayer vai apresentar a sua candidatura à liderança do Benfica no dia 9 de julho, numa cerimónia que se vai realizar no Capitólio.