Benfica: De «ganhar a Champions» a rezar contra o 14.º da Ligue 1

- Advertisement -
Benfica

Há um ano, o Benfica sonhava em ganhar a Liga dos Campeões. As águias de Roger Schmidt voavam pela Europa com um ótimo futebol, que entusiasmava fiéis e inclusive novos adeptos. O chamado conto de fadas e era a vez do Benfica. O que era normalmente uma utopia (chegar à final) já não era assim tão descabida, fruto também do emparelhamento mais acessível. Hoje em dia, o Benfica desespera por vencer contra o Toulouse – 14.º lugar da Ligue 1 – na Liga Europa. A vida dá, de facto, voltas.

No Estádio da Luz, o Benfica tinha mais que obrigação de vencer o Toulouse de forma tranquila, atendendo às diferenças de planteis e ao fator casa. No entanto, o que devia ter sido uma serena passagem, foi na realidade uma tempestade. E somente no último instante, o Benfica agarrou-se a uma réstia de Luz e venceu com bis de Ángel Di María (duas grandes penalidades).

Mesmo com melhor plantel, a turma de Roger Schmidt passou de um gegenpressing assertivo e boas jogadas coletivas a ser salvo esta época por individualidades. Neste jogo, o 5-4-1 do Toulouse (sem bola) desafiou o Benfica a vários níveis, dificultando a progressão por zonas centrais e os espaços curtos. Faltou também criatividade e soluções, não logrando construir muitas grandes oportunidades de perigo tendo em conta as expetativas para esta partida.

Existem problemas (como, por norma, em todos os clubes), mas Roger Schmidt prefere atirar areia para os olhos dos adeptos, deixar fortes elogios depois de fracas exibições e ignorar adversidades. Basta ver o seu discurso nesta última noite. Devia haver reconhecimento e mais transparência: admitir quando se joga mal e celebrar quando se joga bem. A sua ideia deve passar por focar sempre nas coisas boas e não alimentar negatividade, mas é a verdade e há que assumir para trabalhar e melhorar.  

Falemos também a nível individual. Após quase três meses de lesão, Alexander Bah está de volta e é a melhor opção para a lateral-direita. Porém, Roger Schmidt preferiu utilizar o polivalente Fredrik Aursnes, que não cobriu tão bem essa zona – logo a que o Toulouse decidiu insistir mais. O caso mais flagrante é ter David Neres disponível e continuar a utilizar João Mário descaído na esquerda. Nesta temporada, o português jogou praticamente sempre a titular e parece ser intocável, mesmo que por vezes não tenha boas exibições. Com David Neres no ativo, porque não utilizar o brasileiro?

Atenção, nem tudo é mau no Benfica. Orkun Kokçu fez uma excelente partida, João Neves é sinónimo de consistência e Ángel Di María voltou a ser decisivo em momentos chave. O Benfica é capaz de ter o melhor plantel da última década a nível de profundidade e Roger Schmidt já mostrou muita qualidade e bom futebol. E depois há o seguinte: Álvaro Carreras encontra-se em fase de adaptação; Bah, Neres e Tengstedt regressam ao ativo; Marcos Leonardo e Rollheiser passaram um período considerável parados; Prestianni e Bernat estão lesionados. Pode mesmo ser questão de tempo até o Benfica voltar a mostrar a sua melhor cara. Jogadores de qualidade é algo que não falta.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Zinedine Zidane mantém braçadeira de capitão com Kylian Mbappé: «Ele será o meu capitão. É o melhor jogador do mundo»

Na apresentação da primeira convocatória como selecionador de França, Zinedine Zidane garantiu que Kylian Mbappé continuará a ser o capitão.

Union Berlim culpa Lamine Yamal pela goleada sofrida contra o Bayern Munique: «Este rapazinho de 19 anos do Barcelona não podia ter ficado calado?»

Apesar da derrota por 7-0, o Union Berlim não perdeu o bom humor. Clube culpou Lamine Yamal pela pesada derrota contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany rendido a jogador do Bayern Munique: «O pacote completo impressionou-me»

Vincent Kompany deixou muitos elogios a Michael Olise. Avançado francês brilhou na goleada do Bayern Munique.

Ousmane Dembélé escolhe companheiro do PSG para a sucessão da Bola de Ouro: «É o melhor do mundo»

Ousmane Dembélé surpreendeu com a sua escolha para a Bola de Ouro 2026, apontando para o colega do PSG, Khvicha Kvaratskhelia.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens já é um dos 10 treinadores mais vencedores da história do Braga

Com o triunfo por 1-0 sobre o Estoril Praia, Carlos Vicens entrou no top-10 de treinadores com mais vitorias no comando do Braga.

Raphinha não tem dúvidas sobre a Bola de Ouro: «Devia ganhar com uma grande margem»

Raphinha acredita que Lamine Yamal é o justo vencedor da Bola de Ouro 2026. Lê a opinião do avançado brasileiro do Barcelona.

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Precisamos de lhe dar todo o apoio e confiança. Conhecemos o jogador que temos»

Mikel Arteta abordou a utilização de Viktor Gyokeres neste início de época. Avançado sueco foi titular uma vez em quatro jogos.