O choque de realidade na formação | SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

No último dia 25 de Abril, fez um ano que a equipa de juniores do SL Benfica conquistou a primeira UEFA Youth League da sua história, ao derrotar a equipa do Red Bull Salzburgo por 6-0.

Com esta conquista, houve muitos adeptos benfiquistas que ficaram naturalmente deslumbrados com a qualidade que esta equipa possuía, exigindo que vários jogadores desta equipa fossem aposta na equipa principal a breve prazo. E a verdade, é que essa mesma oportunidade não tardou a surgir para alguns.

Na altura, Henrique Araújo e Tomás Araújo já tinham jogos disputados pela equipa principal, Martim Neto e Diego Moreira fariam a sua estreia na última jornada do campeonato diante do FC Paços de Ferreira, sendo que todos eles viriam a cumprir a pré-temporada pela equipa principal.

Estes eram aqueles jogadores nos quais se depositavam mais expectativas a curto-prazo. Aqueles de que se esperava que viessem a causar um maior impacto na equipa principal. No entanto, o tempo tem mostrado que não tem sido bem assim.

O sucesso de uma equipa de formação não é definido pelos troféus que esta conquista, mas sim pela quantidade de jogadores que não só consegue promover para a equipa principal, mas também que conseguem atingir o nível mais elevado no escalão sénior.

Muitos adeptos de futebol têm dificuldade em perceber que existe uma diferença brutal entre o futebol formação e o futebol de alto rendimento. Independentemente do quão talentosa seja uma equipa de miúdos de 17/18 anos, apenas uma pequena fracção de jogadores dessa equipa conseguirá ser bem-sucedida ao mais alto nível.

Isto, porque na transição para o futebol sénior, existe uma infinidade de factores que interferem na evolução de um jogador, seja de forma positiva ou negativa. Factores físicos, técnicos, táticos, mas acima de tudo, factores mentais e extra-campo.

E neste caso, há vários jogadores nesta equipa que têm sido tema de conversa, mas não pelas melhores razões. Martim Neto, Diego Moreira e Luís Semedo estão em final de contrato e não se mostram dispostos a renovar, sendo que estes têm sido muito pouco utilizados ao longo da época. Cher Ndour já esteve na mesma situação, mas o médio italiano nunca deixou de ser opção regular na equipa B, tendo já chegado a fazer a sua estreia pela equipa principal diante do Vitória SC, de maneira que há razões para acreditar que esta situação esteja encaminhada.

Mesmo assim, tendo já passado um ano após a conquista do troféu, pode-se dizer que esta geração de jogadores tem tido relativo sucesso. Mas o mais surpreendente é que os responsáveis pelo sucesso desta geração até ao momento, são dois jogadores dos quais não se esperava que tivessem impacto na equipa principal a tão curto prazo.

António Silva fez a pré-temporada pela equipa principal e seria lançado na quarta jornada do campeonato diante do Boavista, superando Verthongen na hierarquia de defesas-centrais do Benfica e aproveitaria as lesões de Morato, João Victor e Lucas Veríssimo para mostrar todas as suas qualidades.

Já João Neves – que nem estaria disponível na Final Four da Youth League devido a lesão – integrou os treinos da equipa principal na pausa para o Mundial e aos poucos, foi somando minutos pela equipa principal, sendo que já é titular há três jornadas consecutivas e pelas exibições que tem rubricado, não deverá perder o lugar no que resta da época.

Mas o mais incrível nestes dois jogadores, é que apesar do talento e da maturidade que possuem, estes também têm a mentalidade desejada para vestir a camisola do Benfica. São dois jovens talentosos, mas também são profissionais exemplares e com a cabeça no lugar. Ao contrário de outros.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli e o Casa Pia x FC Porto: «É uma equipa com velocidade nos homens da frente, muito física»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid fecha acordo com Marcos Leonardo: eis os valores em cima da mesa

Marcos Leonardo está cada vez mais próximo do Atlético Madrid. O avançado ex-Benfica já tem acordo para rumar ao clube espanhol.

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.