Publicidade

Benfica | Há muita matéria-prima!

Fernando Coelho · 2 min

Rio Ave x Benfica
Foto: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Benfica

Na despedida da temporada 2023/24 para Rio Ave e Benfica, houve empate, num dos jogos em que o resultado acabava por ser o menos relevante, devido à posição das equipas na tabela.

O Benfica não contou com algumas das suas maiores figuras, dando oportunidade a outras. Da parte do Rio Ave, uma nota para o adeus do eterno rei Ukra, figura ímpar do futebol português, que mereceu uma homenagem das duas equipas.

No caso do Benfica, sem Di Maria e Rafa, que se juntaram a Marcos Leonardo, Arthur Cabral, Bah e Neres nas ausências, as figuras que entraram em campo conseguiram fazer esquecer estes elementos, pelo menos no que diz respeito ao desempenho em campo.

Se, no caso do campeão do Mundo, há a incógnita se fica ou não, no caso de Rafa não há qualquer dúvida e o seu sucessor na posição – Orkun Kokçu, tem mostrado porque é que o Benfica poderá não sentir tanta falta do avançado. A marcar e a fazer jogar, na posição 10, o médio turco tem assumido um papel de maior preponderância no jogo encarnado, como se verificou nos Arcos, onde até marcou.

Sem ‘Di’, Rollheiser mostrou o porquê de ser um elemento muito desejado pela cúpula benfiquista em janeiro. Não marcou, não assistiu, mas demonstrou características muito interessantes e que justificam os valores despendidos. Sem bola é mais esforçado que Di Maria e com ela associa-se mais no jogo curto e de forma mais regular, embora o extremo campeão do mundo ainda esteja num nível alto.

Benjamín Rollheiser a jogar pelo Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nesta senda e com a lesão de Bah, Carreras começou a ter a regularidade que nunca teve desde a sua chegada e tem feito por merecer elogios. Posicionalmente defensivamente não é extraordinário, mas ofensivamente é um jogador bastante abnegado e com muitas capacidades.

Se a estes elementos juntarmos ainda Tiago Gouveia e Prestianni, que não jogaram tanto tempo, há poucas dúvidas da qualidade que existe nas variadas posições do Benfica. Independentemente de quem jogue, Roger Schmidt pode e deve olhar com mais atenção para o seu plantel como um todo, que tem matéria-prima de sobra na conjuntura de campeonato português.

Entre esta e a próxima época muita coisa pode e deve mudar no Benfica, no entanto, há nomes que parecem ser uma inevitabilidade para 24/25.

Fernando Coelho

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.