📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Não pode ficar para outro dia? | Benfica x Moreirense

- Advertisement -
Benfica
Primeira Liga, 29.ª jornada: domingo, 14 de abril de 2024, 20h30.

A ANTEVISÃO: O HISTÓRICO RECENTE NÃO DEIXA DÚVIDAS – OBSTÁCULO INCONVENIENTE NA PREPARAÇÃO PARA O TUDO OU NADA EUROPEU

É quase uma pedra no sapato. O Benfica, depois de ver o Sporting a resolver o jogo de Barcelos em 15 minutos, só se pode agarrar à matemática para aspirar ao título; quando olha para baixo, vê um FC Porto a nove pontos, ainda a ter de receber Sporting e ir a Braga; e daqui a quatro dias, terá o importante compromisso uefeiro, a complicada batalha em Marselha que pode ditará o tom do resto da temporada: o ligeiro entusiasmo pela possibilidade de estar numas meias-finais dez anos depois ou a depressão total, compromentendo ainda mais a relação entre treinador e massa adepta. E a recepção ao irreverente Moreirense 2023-24, que requer muita atenção e disciplina para evitar mais um escândalo, não vem na melhor altura.

Schmidt nem sequer se dignou a antever o confronto da 29.ª ronda, justificando-se com a acumulação competitiva, como já fez noutras fases da temporada. E avisou desde logo, no rescaldo da vitória contra o Marselha, ser precisa muita esperteza na gestão de esforço dos habituais titulares para este jogo. Parece evidente que, se a Liga tivesse seguido o exemplo da Ligue 1, de adiar os jogos internos às equipas ainda a competir na UEFA, o Benfica seria o primeiro a pular de alegria. A recepção ao Marselha correu bem até aos 67’, quando Aubameyang reduziu – a equipa, com o choque psicológico, assumiu definitivamente a fraqueza física. Numa fase em que seria lógico ir à procura do 3-1, a equipa resignou-se com a magra vantagem – provocando a vaia monumental logo depois do último apito, desvalorizada pelo treinador, mas sintomática da repulsa generalizada pelos seus métodos invulgares no que toca às substituições.

Contra o Moreirense, só Fredrik Aursnes não poderá jogar. Deverá respirar de alívio o norueguês, já que é o mais utilizado da equipa e acumula até agora 4226 minutos – em jeito de comparação, Viktor Gyokeres, o mais utilizado no mais que provável próximo campeão nacional,  conta… 3462. Uff! Uma das pistas que permite um melhor entendimento quanto à renúncia de Fredrik aos compromissos da sua selecção.

Em relação à possível rotação benfiquista, Rui Borges não dá azo a qualquer sentimento de relaxamento: «Roger Schmidt tem soluções que correspondem à grandeza do clube, por isso não olho para o Benfica independentemente de quem joga» porque, independemente desse factor, «o foco está sempre na nossa equipa, dentro da observação que fazemos, vamos perceber os pontos mais fortes e menos fortes. Sabemos que do outro lado há jogadores que fazem a diferença na decisão e qualquer erro pode sair-nos caro.»

É um homem preparado para qualquer eventualidade. A sorte está do seu lado, porque dúvidas só em relação à condição de Madson e baixas confirmadas só Sylla e Hernâni Infande – satisfeito o técnico de 50 anos por, pelo menos, poder contar com o seu onze base. Ismael e Castro, titulares frente ao Estrela, devem voltar ao banco de suplentes, já que Ofori e Alanzinho voltam de castigo.

O árbitro é Hélder Carvalho, da associação de Santarém. 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Será o 50.º jogo da temporada benfiquista, e até agora foram marcados 99 golos – a média não é nada famosa e temos de recuar até à fatídica 2017-18 para encontrar pior (93 golos em 47 jogos, 1,97 por jogo).
  2. Em 33 jogos contra os de Moreira de Cónegos, 23 vitórias e oito empates – apesar da superioridade, quatro dos empates aconteceram… nos últimos 5 jogos! E três empates nos últimos três.
  3. As únicas vitórias moreirenses: o 1-3 na Luz, no princípio de 2018-19, e a meia-final da Taça da Liga 2016-17.
  4. Os comandados de Rui Borges contam apenas uma vitória nos últimos cinco encontros, um 1-0 caseiro impingido ao Arouca, os concorrentes pelo sexto posto da tabela.
  5. Esse foi o único golo marcado no período, registo triste só atenuado pelas circunstâncias – visitou-se o Dragão, a Pedreira, o Dom Afonso Henriques e o Bessa.
  6. Moreirenses contam 43 pontos, os de Arouca 40 – e é uma luta muito particular, a única dos dois conjuntos, isolados numa ilha pontual: porque o 5º posto é o Vitória, com 56 pontos, e o 8º é o Famalicão, por enquanto, que conta 34.
  7. Contra Grandes, o melhor conseguido por Rui Borges foi um empate (o 0-0 contra o Benfica) – quatro derrotas nos quatro jogos com FC Porto e Sporting.
  8. O Benfica ainda não perdeu em casa para as competições internas, e em 14 jornadas de campeonato conta 12 vitórias, com seis golos sofridos apenas.
  9. Hélder Carvalho é o senhor do apito e foi bem escolhido. Porquê? Porque nunca nenhum dos intervenientes perdeu sob a sua jurisdição.
  10. O Benfica tem duas vitórias em dois jogos, o Moreirense duas em três – só falhou o empate a zero frente aos Bs do FC Porto na época passada.

JOGADORES A TER EM CONTA

Tiago Gouveia, João Neves e David Neres celebram um golo do Benfica
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Tiago Gouveia – Há precisamente um mês, mostrou-se a bom nível quando completou 90 minutos num 3-1 ao Estoril, jogo que antecedeu a viagem até Glasgow – se aí se justificou, Gouveia deve repetir a titularidade antes doutra decisiva viagem europeia, de modo a dar a Rafa e Dí Maria o descanso que raramente têm. Até porque tem aproveitado bem as sérias oportunidades – leia-se, quando começa de início: dois golos e uma assistência nas últimas duas ocasiões em que completou ou fez perto de noventa minutos.

Alanzinho no jogo entre o Moreirense e o Sporting.
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

AlanzinhoFoi uma das figuras da última vitória moreirense e tem sido um dos destaques da época, essencial no 4-2-3-1 de Rui Borges: jogando atrás do ponta de lança, não é um transportador como Rafa Silva, antes um armador que rege todo o futebol da equipa – Franco, apesar de talentoso e fazer o seu papel em caso de ausência (como no 2-2 contra o Estrela), é um todo o terreno; e Ofori, como número seis, prioriza a destruição. Alan é competentíssimo no seu papel de responsável pelo departamento da criatividade, e é dos melhores da Liga a empregá-la de forma a facilitar a eficácia dos colegas. Internacional sub17 e sub20 pela Canarinha, o ex-Palmeiras é dos mais utilizados da equipa, a par do guarda-redes e de Franco (29 presenças), contando quatro golos e cinco assistências, que o tornam o mais produtivo da equipa em contribuições para golo – a par de André Luís, o goleador que saiu em Janeiro para a China e para o qual ainda não se encontrou substituto sério.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Spencer, Tomás Araújo, Morato e Carreras; João Mário e Kökcu; Rollheiser, Gouveia e Neres; Arthur Cabral

Treinador: Roger Schmidt

«Acho que no Domingo temos de ser inteligentes, relativamente aos jogadores que jogam, mas acho que para ficar no ritmo é sempre uma vantagem. Depois do jogo da próxima quinta-feira vamos ver se foi uma vantagem ou não. Estamos em boa forma e vamos estar prontos na segunda mão».

Moreirense: Kewin; Fabiano, Ponck, Maracás e Frimpong; Ofori, Gonçalo Franco e Alanzinho; Camacho, Kodisang e Mingotti

Treinador: Rui Borges

«Espero um Benfica forte, que não tem margem para perder pontos na luta pelo título com o Sporting. Temos de ser um Moreirense audaz, comprometido e rigoroso nos comportamentos individuais. Mantivemos a identidade seja contra equipas do meio para baixo da tabela ou contra adversários que lutam pelo título».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-0 Moreirense

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória segura do Marselha frente ao Brest e goleada do Lens no terreno do AS Mónaco: eis os resultados deste sábado na Ligue 1

Este sábado na Ligue 1, a 12.ª jornada trouxe-nos a vitória do Marselha por 3-0 frente ao Brest e a goleada do Lens em casa do AS Mónaco.

Alarmes ligados: Pedro Gonçalves sai lesionado do Santa Clara x Sporting

Pedro Gonçalves saiu lesionado do encontro entre o Santa Clara e o Sporting, válido pela 11.ª jornada da Primeira Liga.

Chelsea bate Wolves e sobe ao 2º lugar da Premier League: Houve golo de Pedro Neto

O Chelsea venceu em casa o Wolverhampton por 3-0 para a jornada 11 da Premier League. Pedro Neto marcou um dos golos.

Andreas Schjelderup arrisca condenação por partilha de ilegal de vídeo: «Foi um erro único e estúpido, do qual me arrependo profundamente»

Andreas Schjelderup está em tribunal na Dinamarca por partilha de vídeo ilegal. Em causa partilha de imagens sexuais de menores.

PUB

Mais Artigos Populares

Finalistas vencidos recebem os campeões em casa | Crusaders x Devils

O duelo coloca frente a frente os dois finalistas da época transata, Cascais Crusaders e os campeões, Lisboa Devils.

Parma trava AC Milan na Serie A e formação rossoneri falha assalto ao topo da classificação

O Parma e o AC Milan não foram além de um empate a duas bolas durante este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Serie A.

Atenção, Benfica: David Jurásek (e outro jogador) fora dos planos do Besiktas

David Jurásek e Jonas Svensson não entram nos planos do Besiktas. Lateral da Chéquia está emprestado pelo Benfica.