Benfica pelo Mundo

- Advertisement -

Estimam-se que 6 milhões de pessoas a viver em Portugal são adeptos benfiquistas. Estes valores têm repercussão pelas colónias e por todos os países que falam a língua portuguesa e também pela quantidade dos nossos emigrantes, levam o nome do Benfica para além das fronteiras físicas. Além disso, a dimensão desportiva do clube nunca pode ser esquecida. É a equipa mais bem sucedida em Portugal e contempla várias participações em competições europeias. Os estágios de pré-época no estrangeiro também alargam a nação de simpatizantes do clube. Um estádio internacionalmente reconhecido e parcerias com empresas como a Fly Emirates alargam horizontes.

Tudo isto são razões e estratégias para que o Benfica não seja só um clube português. Se o fosse, não existiriam tantas casas Benfica fora do nosso território. Há casas Benfica na América do Norte, África, Ásia e Oceânia. Ao todo são 224 casas Benfica pelo mundo, sendo 189 no nosso país. Assim são 35 fora fronteiras, que é algo notável.

Se passearmos pelos países africanos, mesmo nas zonas mais pobre e recônditas, onde a pele e o calor dão um perfume diferente ao futebol, e mostramos uma camisola do Benfica, as hipóteses de reconhecimento são enormes. O carinho pelo clube é incrível. Os turistas a visitar o estádio da Luz sentindo e escolhendo-o como a sua casa desportiva em Portugal, são imensos. Os olhos brilham ao ver a águia vitória a trazer mais esplendor ao espetáculo, que a seguir vem no toque de bola dos jogadores que envergam o manto sagrado. Manto este que os mesmos turistas têm na sua pele com todo o prazer.

Em todo o lado que o Benfica marque presença nos jogos fora de Portugal, os bilhetes têm tendência a esgotar. Os benfiquistas do país anfitrião não querem perder a oportunidade de ver o seu clube do coração a jogar. O Benfica não consegue jogar fora de casa em praticamente nenhum país, pois os seus adeptos são os que gritam mais alto, deixando o amor e a saudade de ver o clube jogar encher o estádio.

Que bom que é haver um clube com esta dimensão em Portugal. E que bom que esse clube seja o Sport Lisboa e Benfica. O Benfica não é um clube português com implantação internacional. Nunca foi. É muito além disso. O Benfica é um clube do mundo. O Benfica é o maior clube do mundo.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Rumo à qualificação atencipada já em outubro | Portugal x Irlanda

O jogo será importante, uma vez que Portugal pode matematicamente se qualificar para o Campeonato do Mundo já em outubro

Atlético Madrid pondera contratar antigo avançado do Barcelona no verão de 2026

Ansu Fati está a chamar a atenção dos dirigentes do Atlético Madrid, depois do bom arranque de temporada no AS Mónaco.

Selecionador da Ucrânia comenta lesão de Georgiy Sudakov e revela: «Percebi que estava com muitas dores»

Serhiy Rebrov comentou a saída de Georgiy Sudakov por lesão, após a vitória da Ucrânia sobre a Islândia por 5-3.

Presidente da Liga Portugal abre porta a bebidas alcoólicas nos estádios: «O que importa é garantir segurança adequada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, abordou temas como o combate à pirataria, os direitos audiovisuais e as bebidas alcoólicas nos estádios.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto deve contratar mais um defesa-central em janeiro e já está definido o perfil

O FC Porto deve avançar para a contratação de mais um defesa-central em janeiro. O novo jogador será jovem e com margem de progressão.

Fafe recebe e vence confortavelmente o Amarante para a Liga 3

O Fafe venceu o Amarante por 3-0, esta sexta-feira, num jogo a contar para a quinta jornada da série A da Liga 3.

Ucrânia vence Islândia em jogo de 8 golos e Georgiy Sudakov sai lesionado: Eis os resultados dos jogos da Qualificação para o Mundial 2026

A Ucrânia deslocou-se à Islândia e venceu por 5-3, em jogo de Qualificação para o Mundial 2026. Georgiy Sudakov saiu lesionado ainda na primeira parte.