Benfica – Sporting: Reflexão pós dérbi

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Começo desde já por parabenizar com a cadência mais que justa o dérbi lisboeta que muitas alegrias me deu: desde o apoio que ambas as equipas sentiram vindo das bancadas; desde a coerente arbitragem do Sr. Hugo Miguel; ao bom futebol jogado, quer pelo Benfica, quer pelo Sporting.

A minha posição no que diz respeito aos lances polémicos é simples e cognoscível. O árbitro esteve bem ao ajuizar o lance de Fábio Coentrão: o lateral-esquerdo português altera a trajetória do esférico, mas, em todo o caso, de forma involuntária. O remate de Jonas é violento e vai de encontro à face de Coentrão, que, por reflexo, levanta o braço esquerdo.

No caso de Piccini, o mesmo acontece: o italiano, no momento em que desloca o seu braço de uma posição exterior para outra interior, é tocado pelo esférico no braço. Sucede algo um pouco diferente com William Carvalho, nesse caso é óbvio que a disputa do lance com Raúl Jiménez  fez com que o médio do Sporting tocasse na bola com o braço – Jimenéz empurra o braço de William.

Apesar de tudo, o empate foi pior para as águias que para os leões Fonte: SL Benfica
Apesar de tudo, o empate foi pior para as águias que para os leões
Fonte: SL Benfica

O lance do penálti que originou o golo do SL Benfica é claríssimo. Não há muito a dizer. Rafa remata à baliza e a bola é desviada, com a mão, intencionalmente por Battaglia. Penálti justo. O futebol, enquanto entidade divinizada por todos, só se pode queixar do golo dos leões precedido de fora de jogo – de Acuña. Contudo, o lance é de análise difícil.

O SL Benfica foi superior no que concerne ao esteticismo do futebol praticado e à posse de bola. O Sporting foi mais eficaz e, é importante referir, muito coeso taticamente.

Resumidamente, parafraseando Jorge Jesus, o empate foi pior para as águias do que para o Sporting CP.

Foto de Capa: SL Benfica

Gonçalo Borbinha
Gonçalo Borbinhahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo adora escrever. Quando tem de escrever por obrigação também gosta, mas não adora. Não se manifesta politicamente, mas é inevitável manifestar-se clubisticamente – é do Benfica. Para o Gonçalo o Benfica não é apenas uma multinacional que mexe com milhões, é a representação de união e tradição..                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez planeia chamar internacional jovem por Inglaterra na próxima convocatória de Portugal

Roberto Martínez tem como objetivo chamar Mateus Mané à seleção portuguesa. Selecionador nacional quer contar com o avançado do Wolverhampton.

Vitinha recorda top-3 na Bola de Ouro e confessa: «Sabia que podia ficar num bom lugar»

Vitinha recordou o pódio na Bola de Ouro de 2025. Ainda assim, o internacional português admitiu nunca ter dúvidas acerca do vencedor do galardão.

Vitinha afasta interesse de tubarão europeu: «Seria estúpido se mudasse»

Vitinha comentou uma possível transferência para o Real Madrid ou uma mudança para o futebol saudita.

Real Madrid avança com proposta de 30 milhões de euros por antigo defesa do Sporting

O Real Madrid quer contratar Pedro Porro e já prepara a primeira proposta pelo lateral. Merengues querem o defesa do Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Neymar critica Santos após rescindir com ex-Arouca e Estoril Praia: «Merecia mais respeito»

Neymar criticou a saída de João Basso do Santos, numa publicação nas redes sociais. O defesa já representou o Arouca e o Estoril Praia.

Juárez de Pedro Caixinha vence Club América nos descontos e soma 2ª vitória consecutiva na Liga do México

O Juárez de Pedro Caixinha somou a segunda vitória consecutiva na Liga do México. Triunfo na visita ao terreno do Club América.

Castigo a Luis Suárez relativo a gesto no Sporting x FC Porto só deve chegar na próxima temporada

O Sporting x FC Porto ficou marcado pelo gesto de "roubo" de Luis Suárez. Castigo só deverá chegar na próxima temporada.