Bruno Lage | Crónica de uma saída anunciada (e por demais retardada)

- Advertisement -

Só faltava a laje, para colocar à cabeça de uma cova há muito escavada. Só faltava a Madeira, para fabricar um caixão há muito encomendado. Talvez por custar enfrentar a morte, mesmo que se trate da morte de um ciclo, ainda não tinha havido coragem (como de costume…) para deixar ir Bruno Lage.

Numa clara demonstração de falta de punho, liderança e visão do (ainda) presidente do Sport Lisboa e Benfica, a anunciada e desejada saída de Lage do comando técnico dos futuros vice-campeões nacionais só se materializou quando o próprio ex-técnico dos encarnados se viu forçado a colocar o lugar à disposição.

No entanto, mais do que a saída, surpreendeu a queda de Bruno Lage. De viver um estado de graça por graça de Jaime Graça a cair em desgraça sem que ninguém ache graça alguma foi um instantinho. Em cerca de ano e meio, Lage caiu sem paraquedas do pico mais alto dos céus divinos (Monte Eusébio, creio ser o nome) até às mais profundas profundezas do Inferno da Luz.

Compreender-se-ia, com relativa facilidade, que Lage alcançasse um patamar razoável e caísse para um não tanto razoável. Não se compreende, nem muito menos se explica, que um treinador atinja um patamar em que bate recordes históricos positivos e caia depois para um patamar em que quebra recordes históricos negativos.

Bruno Lage sai do SL Benfica com 48 jogos, 38 vitórias, 5 empates e 5 derrotas
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Todavia, não foi (apenas) por culpa própria que Lage caiu tanto. Luís Filipe Vieira podia e devia ter amparado a queda do setubalense ainda nos anos a.C. (antes do Covid). Não o fez então, não o fez depois e não o fez agora! Talvez, quiçá, tenha visto a luz e decidido ignorar desta vez. O problema é que, desta feita, a luz era da traseira de um camião, contra a qual o Ferrari vermelho se enfaixou. Por falar em enfaixar, podem pintar de azul e branco as faixas de campeão…

O futebol encarnado perdeu qualidade. Logo, o SL Benfica perdeu jogos (e competições). Logo, Bruno Lage perdeu o emprego. Feliz ou infelizmente, as coisas são algebricamente assim. É tempo agora de Lage procurar uma nova aventura e das águias procurarem um novo aventureiro. E terá que ser um enorme aventureiro o próximo timoneiro do clube da (pouca) Luz, porque não é qualquer pessoa sã que aceita treinar uma equipa cuja ala direita é composta por André Almeida e Pizzi.

No momento da despedida, pouco mais posso escrever (já que não posso utilizar profanações). Podia socorrer-me de toda uma miríade de estatísticas e dissertar sobre elas e tentar explicar o inexplicável. Podia recolher toda uma panóplia de opiniões e citações e pronunciar-me sobre as mesmas. Contudo, neste momento de emoções fortes e dilacerantes, apenas um número interessa: um.

Bruno Lage sai do SL Benfica com um título de campeão magistralmente conquistado e com um triunfo em cinco jogos após a retoma. Foi bom, muito bom, enquanto durou, mas nada dura para sempre (nada, Vieira, nada…). Obrigado pelos bons momentos, Lage. Espero que a vida te vista de sorte, mas o teu ciclo terminou. Ponto final. Parágrafo. Fim.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Torreense abre Primeira Liga Feminina com vitória e 1.ª jornada termina sem qualquer empate

O Torreense venceu o Rio Ave na primeira jornada da Primeira Liga Feminina. Jogo encerrou a ronda inaugural da prova.

ACOMPANHA EM DIRETO: Marco Silva analisa o Benfica x Gil Vicente

Marco Silva fez o rescaldo do encontro entre Benfica e Gil Vicente, num duelo a contar para a 6.ª jornada da Primeira Liga.

Pafos de Ricardo Sá Pinto bate o AEK Larnaca e assume liderança da Liga Cipriota

Num delo de rivais, o Pafos derrotou o AEK Larnaca por 1-0. Equipa de Ricardo Sá Pinto sobe assim ao primeiro lugar da Liga Cipriota.

Luís Pinto revela adaptações para defender o Benfica e destaca: «Conseguir ter a personalidade que tivemos dá bons indicadores para o futuro»

Luís Pinto analisou o duelo da 6.ª jornada da Primeira Liga. Benfica e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni desvaloriza golo e dedica a vitória do Benfica a outro jogador: «A vitória é graças ao Samu»

Gianluca Prestianni analisou o duelo da 6.ª jornada da Primeira Liga. Benfica e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio da Luz.

Zé Carlos destaca postura do Gil Vicente na Luz: «Marcámos cedo, o Benfica carregou mais e nós baixamos linhas, mas a tentar jogar e...

Zé Carlos analisou o duelo da 6.ª jornada da Primeira Liga. Benfica e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio da Luz.

Galatasaray vence Kocaelispor com Rafael Leão e Deniz Gul a titular

O Galatasaray recebeu e venceu o Kocaelispor por 1-0, no jogo da 5.ª jornada da Liga Turca. AbdulkerimBardakci foi o autor do único golo.