Álvaro Carreras | A confirmação do substituto que tardava em chegar

Franzino, de cabelos longos e com uma grande vaga por ocupar, foi assim que Álvaro Carreras chegou à Luz, em Janeiro de 2024.

Depois da saída de Grimaldo do Benfica em 2023, os encarnados tiveram um longo período de ressaca em que a ala esquerda da defesa se apresentava como um assunto frágil a abordar. Isto porque entre a contratação de Jurasek e as adaptações de Morato e Aursnes, o Benfica nunca esteve 100% seguro e confiante com essa mesma posição.

Nesse clima de insegurança e insatisfação, o Benfica decidiu arriscar novamente e acabou por contratar um jovem espanhol de apenas 20 anos, que apesar de já ter passado pelas camadas jovens do Real Madrid e do Manchester United, ainda tardava em impor-se no futebol profissional.

Álvaro Carreras Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

No entanto, pouco a pouco, Carreras foi cavalgando na consideração dos adeptos e do clube à medida que foi passando o tempo e que foi entregando cada vez mais dentro das quatro linhas.

Contudo, à entrada para a temporada atual, a estrutura encarnada continuava a sentir a necessidade de ter mais alguém para a mesma posição e contratou Beste nesse sentido. O alemão que até começou a época como titular, teve o azar de se lesionar e concedeu ao espanhol a oportunidade perfeita para mostrar aquilo que realmente vale.

O número 3 pegou de estaca e, desde então, foi consecutivamente um dos melhores jogadores em campo, jogo após jogo.

Com o mágico turco à sua frente no terreno, o lateral das águias soube conjugar de forma exímia as características e, sobretudo, as necessidades impostas pelo estilo de jogo e pelos colegas que nele funcionam.

Entre a exploração da profundidade, os espaços interiores e a largura, Carreras também encontrou sempre oportunidades para se destacar na construção, no transporte e até na recuperação defensiva. Olhando para estas ‘nuances’, fica a impressão de que nada falta para que se esteja na posse de um ala completo e competente. Isso acontece porque é realmente o caso.

Num curto espaço de tempo, Álvaro Carreras tornou-se um jogador de um nível elevadíssimo, à semelhança do compatriota Grimaldo que, apesar da tremenda qualidade que foi apresentando nos últimos tempos de águia ao peito, precisou de alguns anos até chegar a esse mesmo patamar.

Neste sentido, a evolução e o rendimento de Carreras tornam-se ainda mais impressionantes face a exemplos passados e à situação em que o clube da Luz se inseria.

Ele que já se encontra ao nível dos melhores da posição pela Europa fora, começa a ser já uma dor de cabeça para a estrutura encarnada pela atenção que tem vindo a chamar.

Exibições como a que realizou na vitória frente ao Atlético de Madrid na Liga dos Campeões não escapam aos holofotes internacionais e isso pode ser um problema mais pronto do que se pensa. Caso do Manchester United, por exemplo, que tendo vendido o atleta por seis milhões de euros, tem a oportunidade de o comprar novamente por uma verba a rondar os 20 milhões, um valor bastante apetecível e considerável face ao rendimento que o espanhol tem apresentado.

Apesar disso, na realidade encarnada, importa mesmo continuar a apreciar as prestações do espanhol na ala esquerda. No jogo frente ao Rio Ave consumou o brilhantismo com a sua primeira assistência de águia ao peito e continua assim a aprimorar o seu caminho com a camisola dos encarnados.

Depois de uma longa espera, o Benfica pode dizer que encontrou finalmente o substituto perfeito de Grimaldo. E isto, é apenas o começo.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Está definida a primeira meia-final do Mundial de Clubes 2025

A primeira meia-final do Mundial de Clubes 2025 vai colocar, frente a frente, o Fluminense frente ao Chelsea.

Chelsea bate Palmeiras de Abel Ferreira e está nas meias-finais do Mundial de Clubes 2025

O Chelsea garantiu o acesso às meias-finais do Mundial de Clubes. A equipa londrina bateu o Palmeiras de Abel Ferreira por 2-1.

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

Eis todos os jogos do Sporting na Primeira Liga 25/26

O Sporting já conhece o calendário completo das 34 jornadas da Primeira Liga 2025/26. Na primeira jornada, os leões vão defrontar o Casa Pia.

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.