Álvaro Carreras | A confirmação do substituto que tardava em chegar

- Advertisement -

Franzino, de cabelos longos e com uma grande vaga por ocupar, foi assim que Álvaro Carreras chegou à Luz, em Janeiro de 2024.

Depois da saída de Grimaldo do Benfica em 2023, os encarnados tiveram um longo período de ressaca em que a ala esquerda da defesa se apresentava como um assunto frágil a abordar. Isto porque entre a contratação de Jurasek e as adaptações de Morato e Aursnes, o Benfica nunca esteve 100% seguro e confiante com essa mesma posição.

Nesse clima de insegurança e insatisfação, o Benfica decidiu arriscar novamente e acabou por contratar um jovem espanhol de apenas 20 anos, que apesar de já ter passado pelas camadas jovens do Real Madrid e do Manchester United, ainda tardava em impor-se no futebol profissional.

Álvaro Carreras Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

No entanto, pouco a pouco, Carreras foi cavalgando na consideração dos adeptos e do clube à medida que foi passando o tempo e que foi entregando cada vez mais dentro das quatro linhas.

Contudo, à entrada para a temporada atual, a estrutura encarnada continuava a sentir a necessidade de ter mais alguém para a mesma posição e contratou Beste nesse sentido. O alemão que até começou a época como titular, teve o azar de se lesionar e concedeu ao espanhol a oportunidade perfeita para mostrar aquilo que realmente vale.

O número 3 pegou de estaca e, desde então, foi consecutivamente um dos melhores jogadores em campo, jogo após jogo.

Com o mágico turco à sua frente no terreno, o lateral das águias soube conjugar de forma exímia as características e, sobretudo, as necessidades impostas pelo estilo de jogo e pelos colegas que nele funcionam.

Entre a exploração da profundidade, os espaços interiores e a largura, Carreras também encontrou sempre oportunidades para se destacar na construção, no transporte e até na recuperação defensiva. Olhando para estas ‘nuances’, fica a impressão de que nada falta para que se esteja na posse de um ala completo e competente. Isso acontece porque é realmente o caso.

Num curto espaço de tempo, Álvaro Carreras tornou-se um jogador de um nível elevadíssimo, à semelhança do compatriota Grimaldo que, apesar da tremenda qualidade que foi apresentando nos últimos tempos de águia ao peito, precisou de alguns anos até chegar a esse mesmo patamar.

Neste sentido, a evolução e o rendimento de Carreras tornam-se ainda mais impressionantes face a exemplos passados e à situação em que o clube da Luz se inseria.

Ele que já se encontra ao nível dos melhores da posição pela Europa fora, começa a ser já uma dor de cabeça para a estrutura encarnada pela atenção que tem vindo a chamar.

Exibições como a que realizou na vitória frente ao Atlético de Madrid na Liga dos Campeões não escapam aos holofotes internacionais e isso pode ser um problema mais pronto do que se pensa. Caso do Manchester United, por exemplo, que tendo vendido o atleta por seis milhões de euros, tem a oportunidade de o comprar novamente por uma verba a rondar os 20 milhões, um valor bastante apetecível e considerável face ao rendimento que o espanhol tem apresentado.

Apesar disso, na realidade encarnada, importa mesmo continuar a apreciar as prestações do espanhol na ala esquerda. No jogo frente ao Rio Ave consumou o brilhantismo com a sua primeira assistência de águia ao peito e continua assim a aprimorar o seu caminho com a camisola dos encarnados.

Depois de uma longa espera, o Benfica pode dizer que encontrou finalmente o substituto perfeito de Grimaldo. E isto, é apenas o começo.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.