📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carta Aberta a: Luís Filipe Vieira

- Advertisement -

cartaaberta

Luís Filipe Vieira,

Escrevo-lhe após ter recebido a triste notícia da venda de Bernardo Silva, em definitivo, ao Mónaco por 15 milhões de euros. Escrevo-lhe com tristeza, amargura e raiva. Sentimentos que grande parte da família benfiquista partilha neste momento comigo.

Foram anos e anos a ouvir os adeptos do Sporting a dizer que tinham a melhor formação do mundo, a enxergarem-nos os ouvidos com nomes como Luís Figo e Cristiano Ronaldo. Diziam que nunca os íamos apanhar. A verdade era que cada benfiquista bem lá no fundo sempre invejou esta produção nacional de talento do Sporting, mas nunca ninguém ousou admiti-lo. Os anos avançaram e academia do Benfica evoluiu, e o senhor teve a lata de vir a público dizer que dentro de alguns anos viríamos a ter um plantel principal baseado na formação do Sport Lisboa e Benfica. A nossa academia melhorou ao ponto de os nossos meninos chegarem à final da Youth Cup. Chegamos ao ponto de estarmos taco a taco com o Sporting no que diz respeito aos jogadores que actuam nas fileiras das selecções de sub-20 e de sub-21. Crescemos e formámos grandes jogadores. Mas para quê?

Bernardo Silva, mais um talento da formação ignorado pelo Benfica... Fonte: Facebook de Bernardo Silva
Bernardo Silva, mais um talento da formação ignorado pelo Benfica…
Fonte: Facebook de Bernardo Silva

Eu quero ganhar, quero ir ao Marquês e não sou fundamentalista ao ponto de achar que o Benfica tem o poderio económico de um Chelsea ou de um Paris Saint-Germain para conseguir manter as pérolas durante toda a sua carreira. Não, o Benfica não é assim. Mas deixar sair estas pérolas tão novas? Com tanto ainda para dar ao clube? E atenção que estes não são jogadores quaisquer. Não são jogadores que vêm de fora, fazem uma brilhante época no Benfica e se vão embora apenas levando o Benfica na memória. Não! E o senhor, como presidente, deveria saber isto melhor do que eu: estes meninos sentem a camisola, amam-na, vivem-na como poucos o fazem. E se há coisa que falta ao Benfica de hoje são jogadores que sintam o peso do manto encarnado, que conheçam as nossas tradições e que vivam o seu dia-a-dia de águia ao peito. Estes jogadores não levam o Benfica na memória, levam o Benfica no coração, um coração certamente triste por não ter tido mais oportunidades de envergar a camisola encarnada. Um coração que iria ser sempre triste porque sentiria que poderia dar sempre mais pelo seu clube do coração.

Sou jovem e talvez seja burro, utopista e sonhador quando digo que em tempos sonhei com um onze do Benfica em que actuavam jogadores promissores como Mika, Nelson Oliveira, André Gomes, Bernardo Silva, João Cancelo… Pura utopia, puro irrealismo de um jovem ingénuo que não conseguiu ver além do amor a um clube. Neste momento duvido de tudo e começo a sentir pena de jovens talentos como Gonçalo Guedes, João Teixeira, Rui Fonte ou Fábio Cardoso, que provavelmente serão apenas a cara de uma promessa falsa: a promessa de um Benfica baseado na formação.

Sr. Presidente, digo-lhe que me contive durante carta para não o denominar por todos os nomes da gíria que me vêm neste momento à cabeça para descrever o seu comportamento e atitude para com a família benfiquista, para com estes jovens que têm ambição de chegar à equipa principal e acima de tudo para com o que são os princípios deste clube. “E PLURIBUS UNUM” não é uma verdade com uma política de formação e gestão como a sua.

(P.S.: Adeus, Bernardo. Um adeus comovido e triste. Que nunca esqueças que esta é a tua casa e que um dia te volte a ver de manto encarnado sobre os ombros e emblema de águia ao peito).

 

Foto de Capa: Facebook Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Da reforma ao futebol de 7: Fábio Coentrão vai jogar na Kings League

O ex-internacional português, Fábio Coentrão, é a mais recente adição da liga de futebol de 7 organizada por Gerard Piqué, a Kings League.

Chicago Fire aciona opção de compra e André Franco deixa FC Porto em definitivo: eis os detalhes do negócio

O Chicago Fire confirmou a contratação a título definitivo de André Franco, que deixa assim o FC Porto. Confere os detalhes da transferência.

Presidente do Nápoles chama «um lixo» ao estádio do próprio clube

O Presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, criticou as condições do próprio estádio, culpando o modelo de gestão imposto pela cidade.

Feirense e Farense empatam no duelo de abertura da jornada 11 da Segunda Liga

O Feirense e Farense não foram além de um empate a zero no encontro de abertura da 11ª. jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença reúne com presidente da APAF em encontro de urgência

Pedro Proença, presidente da FPF, e José Borges, presidente da APAF, reuniram-se para discutir o ambiente em torno dos árbitros no futebol português.

Al Najma de Mário Silva cai com estrondo com o Al Hilal com golo de Rúben Neves, Pedro Emanuel bate Paulo Sérgio e José...

A Liga da Arábia Saudita teve vários confrontos com treinadores portugueses nesta sexta-feira. Em destaque, o desaire do Al Najma de Mário Silva frente ao Al Hilal.

Mudança de regra na Liga Saudita: Al Nassr posiciona-se contra

O Al Nassr criticou as possíveis mudanças de regras de jogadores estrangeiros sub-21, em comunicado oficial, esta sexta-feira.