cartaaberta

Querido Benfica,

Não é querido plantel, querida equipa técnica e querido presidente. Esta carta dirige-se àquele que existe sem presença física, mas cuja existência é composta por corpos bem presentes e reais. Então, a toda essa existência, física e não física, dirijo esta carta.

Retomando o início: Querido Benfica, o que é isto? O que é que se passa? Estás bem? Estás aí?

Um futebol pobre, uma vergonha no palco milionário, uma diferença de golos marcados e sofridos abismal. Zero pontos, 14 golos sofridos e tão somente um marcado. Isto num grupo tão banal quanto Manchester United, Basileia e CSKA. Talvez seja o karma a castigar todos os que se riram do grupo do Sporting CP. Ou talvez não.

A única pergunta que tenho realmente a fazer é: porquê?

Por que raio uma equipa de futebol não joga futebol? Por que raio um clube cheio de mística vive, esta época, sem alma e ambição? Por favor, Benfica!

Não me cabe na cabeça o recorde que acabaste de quebrar. Seis derrotas em seis jogos? Um total de 7-0 frente a um mediano Basileia que a jogar “assim-assim” consegue ser mais e melhor que tu? Impensável, inimaginável e, no mínimo vergonhoso.

É preciso começar a ser Benfica Fonte: SL Benfica
É preciso começar a ser Benfica
Fonte: SL Benfica

Não, não vou ficar para sempre a atacar, mas não, não vou tornar isto numa carta de reconforto. Quem precisa de reconforto sou eu e a única coisa que fará este sentimento de horror vergonhoso é uma temporada épica a nível nacional – o que não me parece vir a acontecer.

Cabeça, tino, vontade, garra e ambição. É necessário honrar aquilo que somos. É necessário ter a vaidade, a genica, o orgulho e todas essas coisas bonitas que o hino proclama. É necessário, Benfica, começares a ser Benfica. Porque tudo o que és agora, é um qualquer coisa banal e impotente que encontra um rival em todas as esquinas.

É preciso, Benfica, começares a ser Benfica! Aquele que conquista Portugal e encanta a Europa, aquele que encanta dentro e fora de campo e aquele que transborda magia e mística por todos os lados.

Neste momento és só um qualquer coisa, que, embora apaixonante e cheio de crentes, parte corações e leva a uma descrença farta e medo constante. Dentro e fora de campo há outros tantos quaisquer coisas que não são Benfica e te fazem deixar de o ser.

Prometo aqui, que não voltarei a pronunciar-me sobre o desastre Europeu. Peço apenas que sejas Benfica, Benfica. Sê Benfica e deixa-te de cenas.

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias para Rui Borges: Rui Silva é dúvida para a partida do Sporting contra o Famalicão

Rui Silva está em risco de falhar o encontro entre o Sporting e o Famalicão, válido pela quinta jornada da Primeira Liga.

Manchester United inscreve um dos jogadores riscados por Ruben Amorim no plantel da Premier League

O Manchester United divulgou a lista de jogadores inscritos na Premier League. Tyrell Malacia foi incluído na lista de Ruben Amorim.

As ausências do Benfica para o encontro frente ao Santa Clara

O Benfica vai a jogo com o Santa Clara durante a noite desta sexta-feira, num encontro da quinta jornada da Primeira Liga.

Benfica x Santa Clara: eis os onzes iniciais do jogo da 5.ª jornada da Primeira Liga

O Benfica e o Santa Clara enfrentam-se na noite desta sexta-feira, em jogo da quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a lista de 14 convocados de Portugal para a preparação do Europeu de Futsal 2026

Jorge Braz já anunciou a convocatória para os jogos com a Croácia. Portugal prepara Europeu de Futsal, que se joga em 2026, com dois jogos contra a Croácia.

Jorge Jesus explica motivo da saída de Otávio do Al Nassr: «Estávamos à procura do melhor»

Jorge Jesus explicou o motivo que levou à saída de Otávio. A contratação de Kingsley Coman levou à saída do médio português.

Viagens a meio da semana e Médio Oriente em cima da mesa: o plano do Manchester United para fazer face à ausência de competições...

O Manchester United pode disputar encontros particulares nas semanas limpas. Estão a ser pensadas viagens ao estrangeiro nestas datas.