Carta Aberta a Luís Filipe Vieira

- Advertisement -

Caro Presidente,

Antes de lhe endereçar o que quer que seja, tenho de o elogiar: você é um dos presidentes mais importantes da história do Benfica. Num dos momentos mais negros do clube – o final da década de 90 – foi capaz de acordar o gigante europeu adormecido. De restaurar a credibilidade perdida algures entre a ingenuidade de Fernando Martins e a vigarice de Vale e Azevedo, um sujeito que atirou, dissimuladamente, o nome Benfica para a lama.

Os seus primeiros tempos não foram fáceis, todos sabemos: tomou opções duvidosas no que respeita ao futebol, despediu treinadores sem conhecimento de causa, e deu muitos tiros nos pés na contratação de jogadores. Nem tudo foi mau, porém. Inaugurou o centro de treinos no Seixal, melhorou o nível das modalidades, aumentou o activo e fez parcerias comerciais importantes.

O futebol só começou a ser olhado com competência quando encontrou uma estrutura forte. No virar da primeira década do século, fez bem em persuadir Rui Costa a juntar-se a si. O eterno 10 trouxe paixão, credibilidade e sobretudo conhecimento ao clube.

Passou a investir mais na equipa e contratou Jorge Jesus, que foi, por muito que você e alguns benfiquistas não queiram admitir, um dos pilares para a mudança de paradigma no Benfica e no futebol português. O treinador trouxe experiência de muitos anos de primeira liga, aliado a um conhecimento fora do normal. Claro que o presidente garantiu-lhe todas as armas. Deu-lhe os jogadores solicitados e segurou-o em momentos de aperto. Palmas a isso.

O Porto passou a olhar para nós de outro modo, desconfiado, e percebeu que o Benfica estava a mudar. Que não bastava ser suficiente, era urgente ser extraordinário. E isso deveu-se, em grande parte, à capacidade do presidente em escolher os melhores – treinadores, jogadores e scout.

Depois, quando tomou a arriscada decisão – para não dizer mais – de deixar sair Jorge Jesus, alterou a forma de atuar. Baixou o investimento, fez bandeira da formação e contratou um treinador razoável. Depois da mudança, as coisas correram bem nos dois primeiros anos. O mais recente foi terrível.

Luís Filipe Vieira está há 14 anos à frente dos destinos do Benfica
Fonte: SL Benfica

O mais recente foi terrível e não foi só pelos resultados desportivos. Foi terrível pelos ataques ferozes do Porto, que não podem ser esquecidos por qualquer benfiquista consciente. É sabido que muitos desses ataques foram o equivalente a atirar barro à parede. Tentativas para desestabilizar o clube e a equipa, acusando tudo e todos. Independentemente de essas acusações virem, ou não, a ser provadas, a sua resposta não foi a mais adequada. As palavras do presidente a estes ataques foram pouco recomendáveis. O que fez foi cerrar os dentes, qual cão raivoso, e prometer guerra. Mas não desmentiu, não apresentou provas, nem sequer contestou. Só prometeu dinamitar os adversários. Acresce a isto o facto de continuar a acompanhar-se de figuras como Paulo Gonçalves. Um homem que já trabalhou no Boavista e no Porto, no auge do caso Apito Dourado.

Presidente, o que tem de fazer é deixar que o que se passa dentro de campo continue a ser o modo de ultrapassar as coisas. Tornar-se mais credível e honrado, enobrecer o Benfica e os benfiquistas. Foi assim que você mudou o paradigma, primeiro institucionalmente, depois desportivamente, e é assim que as coisas têm de ser feitas. Chega de colocar o Benfica ao nível dos outros. O Benfica é maior que eles.

Peço-lhe, presidente, que continue a honrar o Sport Lisboa e Benfica.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Manuel Magalhães
Pedro Manuel Magalhãeshttp://www.bolanarede.pt
Mal sabia andar e já ia ao estádio ver os jogos do Gil Vicente, clube da terra natal. A paixão pelo relvado, pelos golos e pelas fintas, agarrou-se como uma doença e não mais saiu. Depois aprendeu a ler e a escrever e como não tirava más notas nas composições, aventurou-se na criação de blogues de bola. Mais tarde, na inconsciência dos seus dezoito, frequentou Ciências da Comunicação. Mantém vivo o sonho de ser jornalista desportivo, de derrubar chavões e fazer parte de uma nova era que pensa o futebol como um jogo para os criativos e inteligentes.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes reage ao empate do Manchester United: «Ficámos desapontados, queríamos o resultado»

Bruno Fernandes analisou o empate do Manchester United com o Bournemouth na Premier League. Eis o que o médio disse.

Michael Carrick e o empate do Manchester United: «Podíamos ter conseguido mais esta noite, mas não é o fim do mundo»

Michael Carrick já reagiu ao empate do Manchester United com o Bournemouth (2-2) para a Premier League.

Imprensa brasileira garante: William Gomes atrai clubes da Premier League e FC Porto define preço

William Gomes atraiu clubes da Premier League. FC Porto avalia uma possível venda entre os 60 e os 70 milhões e euros.

Reinaldo Teixeira elogia desempenho das equipas nas competições europeias: «Muito orgulhosos»

O presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, mostrou-se muito feliz pelo desempenho das equipas portuguesas nas competições europeias.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Portugal já sabe onde joga no Mundial 2027

A IHF anunciou as cidades que vão sediar os grupos do Mundial 2027. Portugal vai jogar em Magdeburgo, no Grupo F.

Angeline da Costa antecipa final da Taça de Portugal frente ao Benfica: «Muito feliz por oferecer um Clássico aos adeptos»

Angeline da Costa falou sobre a final da Taça de Portugal frente ao Benfica. A portista admitiu que é um sonho estar no Jamor.

Argentina marca jogo particular depois do cancelamento da Finalíssima

A Argentina anunciou que marcou um amigável contra a Mauritânia, para colmatar o cancelamento dos seus jogos desta janela internacional.