CDC Montalegre 0-1 SL Benfica: Grande (vestido de pequeno) passa à próxima fase

- Advertisement -

O Benfica venceu o Montalegre nos oitavos de final da Taça de Portugal, mas foi a equipa do Norte que se destacou ao lutar pelo jogo olhos nos olhos de forma incrível, frente a um Benfica passivo e aborrecido. Rui Vitória lançou um onze inicial “secundário”, com o regresso de Corchia que fez apenas o terceiro jogo – só foi usado na Taça de Portugal em ambos os jogos disputados esta temporada para a competição.

A primeira parte foi surpreendente, muito pelo facto do Montalegre ter abanado com a partida nos minutos finais. O Benfica, apesar de em vantagem ao intervalo, não mostrou uma clara superioridade frente ao clube nortenho nos primeiros 45 minutos.

O início foi todo do Benfica, jogando ao leme da mobilidade de João Félix, a segurança de Alfa Semedo e a distribuição de Krovinovic – estes que foram os jogadores mais impactantes por parte dos encarnados. Houve bastante bola para a equipa de Lisboa e pouca insistência dos azuis e brancos nos primeiros minutos em que batalhavam com bravura e demoravam a encarrilar o jogo devido às claras diferenças de qualidade entre as duas equipas. Durante essa adaptação e esforço, deixaram Conti aparecer no coração da área isolado, aos 31 minutos, na sequência de um canto, e marcar o primeiro e único do jogo e que permitia que as águias fossem para intervalo a vencer.

Acontece que o Montalegre mostrou que tinha mais a dizer do que o anteriormente esperado. Os minutos finais foram do clube do Campeonato de Portugal, sendo que estiveram bem mais capazes de marcar o empate do que o Benfica parecia estar a conseguir impedir as suas investidas – várias causadas pelos próprios erros dos encarnados.

As equipas saíam para o balneário com a sensação de que Benfica e Montalegre estavam mais próximos neste jogo do que as divisões que os separam.

Alfa Semedo disse “presente” em diversas ocasiões, sendo um dos melhores em campo do Benfica
Fonte: SL Benfica

De regresso do intervalo, os mesmos que saíram voltaram a entrar, não havendo quaisquer substituições quer por parte de Rui Vitória, quer por parte de José Manuel Viage que cumpriu castigo e teve de ver o jogo da bancada.

A segunda metade foi ainda mais precária que a primeira, principalmente por parte do Benfica. Continuou com um jogo pobre, lento, sem conexão, sem nexo. Krovinovic, que sempre foi um construtor de jogo, tentava fazer isso mesmo, mas as peças não se encaixam neste Benfica de Rui Vitória. O Montalegre conseguiu bater-se com os encarnados, deixando tudo em aberto até ao final da partida.

Do jogo pouco mais há a dizer, devido à paupérrima qualidade dos encarnados que não permitiram fazer do jogo a “festa da Taça” que outras partidas proporcionaram – chuvas de golos nos embates dos outros grandes nesta fase da prova rainha, por exemplo. Porém, é de avultar o trabalho feito pelo Montalegre na partida, que jogou à sua maneira, frente-a-frente e a arriscar no método de jogo que aplicou frente ao Benfica, não se limitando a “estacionar o autocarro”. Grande trabalho de José Viage, dos seus jogadores e do clube transmontano, sendo eles os únicos a proporcionar momentos que valessem grande celebração da prova rainha.

Se o Montalegre tem mérito e orgulho naquilo que fez em campo, o Benfica tem de colocar a mão na consciência quanto à incrível falta de futebol que praticou esta noite.

O Benfica elimina o Montalegre inglório e passa para a fase seguinte, os quartos de final da Taça de Portugal.

Onze inicial do Montalegre: Guedes, Zacharia Ngom (Roberto Garcia, 83′), Vítor Pereira, Vítor Alves, David Carvalho, Márcio Ferrari, Lio, Bela Tavares, Gabi (Álvaro Branco, 70′), Prince Bonkat (Anderson Zangão, 62′) e Paulo Roberto

Onze inicial do Benfica: Svilar, Corchia, Conti, Jardel, Yuri Ribeiro, Alfa Semedo, Gabriel (Gedson, 81′), Krovinovic, João Félix, Zivkovic (Cervi, 72′) e Seferovic (Castillo, 90′)

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.