📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Aproveitar o Clássico para inverter uma clássica tendência | SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

O Sport Lisboa e Benfica recebe esta sexta-feira o Futebol Clube do Porto com o conforto de saber que mesmo perdendo sairá da jornada 27 com sete pontos de vantagem.

No entanto, espero que esse conforto seja apenas aparente ou que, melhor ainda, nem sequer exista no seio do grupo de trabalho. Por dois grandes motivos: em primeiro lugar, apesar de sete pontos de vantagem serem ainda uma almofada importante, a diferença entre vencer ou perder o Clássico traduz-se na diferença entre ter sete pontos de vantagem (sem vantagem no confronto direto) ou ter 13 pontos de vantagem, com vantagem no confronto direto (14 pontos, na prática). É – só – o dobro.

Portanto, apesar da aparência de conforto, não me parece haver espaço para pensar em qualquer outra coisa que não seja vencer (nunca pode haver num clube desta dimensão e com esta responsabilidade). Além disso, e passando ao segundo ponto, é importante vencer o Clássico na Luz por se tratar, na história recente, de uma raridade. O SL Benfica apenas venceu três dos últimos dez confrontos na Luz com o FC Porto e triunfou em apenas seis dos últimos 20. Olhando apenas para os Clássicos em Lisboa para a Liga Portuguesa, encontramos apenas dois triunfos encarnados nos últimos dez e quatro nos últimos 20.

Numa temporada em que tanto se fala, com razão, das mudanças implementadas na equipa e no clube por Roger Schmidt, em que tanto se fala de uma renovada mentalidade e forma de encarar as partidas, sobretudo frente aos adversários mais poderosos, torna-se fulcral que o falatório tenha correspondência e não caia em saco roto. Assim, apesar de ser “classificativamente” mais importante para os dragões, este Clássico no Estádio da Luz é de vitória obrigatória para as águias.

Ser campeão é o triunfo primordial sobre os rivais, mas batê-los nos confrontos diretos também tem o seu “quê” de importância. E, recorde-se, o SL Benfica, esta temporada, empatou o encontro com o Sporting CP e perdeu um e empatou outro (com derrota nos penaltis) com o SC Braga. É, claramente, algo a mudar. Veremos se Roger Schmidt terá capacidade para inverter a tendência mais recente e voltar a dar ao SL Benfica o “gostinho” de vencer o confronto direto com o FC Porto quatro anos depois.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.