📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Aproveitar o Clássico para inverter uma clássica tendência | SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

O Sport Lisboa e Benfica recebe esta sexta-feira o Futebol Clube do Porto com o conforto de saber que mesmo perdendo sairá da jornada 27 com sete pontos de vantagem.

No entanto, espero que esse conforto seja apenas aparente ou que, melhor ainda, nem sequer exista no seio do grupo de trabalho. Por dois grandes motivos: em primeiro lugar, apesar de sete pontos de vantagem serem ainda uma almofada importante, a diferença entre vencer ou perder o Clássico traduz-se na diferença entre ter sete pontos de vantagem (sem vantagem no confronto direto) ou ter 13 pontos de vantagem, com vantagem no confronto direto (14 pontos, na prática). É – só – o dobro.

Portanto, apesar da aparência de conforto, não me parece haver espaço para pensar em qualquer outra coisa que não seja vencer (nunca pode haver num clube desta dimensão e com esta responsabilidade). Além disso, e passando ao segundo ponto, é importante vencer o Clássico na Luz por se tratar, na história recente, de uma raridade. O SL Benfica apenas venceu três dos últimos dez confrontos na Luz com o FC Porto e triunfou em apenas seis dos últimos 20. Olhando apenas para os Clássicos em Lisboa para a Liga Portuguesa, encontramos apenas dois triunfos encarnados nos últimos dez e quatro nos últimos 20.

Numa temporada em que tanto se fala, com razão, das mudanças implementadas na equipa e no clube por Roger Schmidt, em que tanto se fala de uma renovada mentalidade e forma de encarar as partidas, sobretudo frente aos adversários mais poderosos, torna-se fulcral que o falatório tenha correspondência e não caia em saco roto. Assim, apesar de ser “classificativamente” mais importante para os dragões, este Clássico no Estádio da Luz é de vitória obrigatória para as águias.

Ser campeão é o triunfo primordial sobre os rivais, mas batê-los nos confrontos diretos também tem o seu “quê” de importância. E, recorde-se, o SL Benfica, esta temporada, empatou o encontro com o Sporting CP e perdeu um e empatou outro (com derrota nos penaltis) com o SC Braga. É, claramente, algo a mudar. Veremos se Roger Schmidt terá capacidade para inverter a tendência mais recente e voltar a dar ao SL Benfica o “gostinho” de vencer o confronto direto com o FC Porto quatro anos depois.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Quarta-feira recheada de surpresas da Taça do Rei: várias equipas profissionais eliminadas

Realizaram-se durante esta quarta-feira vários jogos dos 32avos da Taça do Rei e aconteceram várias surpresas.

Francesco Farioli pode estrear reforço no FC Porto x Vitória SC

João Costa pode ser titular no encontro entre o FC Porto e o Vitória SC, para os quartos de final da Taça da Liga.

«Está cada vez mais difícil para o treinador em Portugal» – Entrevista Bola na Rede a Nuno Pereira

Com o peso da experiência e a ambição intacta, Nuno Pereira revisita a carreira para mostrar porque se sente pronto para abraçar um desafio a solo.

Não é só Gonçalo Inácio: internacional alemão na lista do Barcelona

Nico Schlotterbeck é um dos alvos do Barcelona para o centro da defesa. Gonçalo Inácio também está a ser apontado aos blaugrana.

PUB

Mais Artigos Populares

Florian Wirtz estreia-se a marcar mas Liverpool tropeça contra o Sunderland

O Liverpool e o Sunderland empatou a uma bola na noite desta quarta-feira, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

Benfica x Sporting: Chat GPT indica resultado do dérbi e aponta jogo com 3 golos

O Benfica x Sporting realiza-se na noite de sexta-feira e é uma partida que conta para a 13.ª jornada da Primeira Liga.

Diogo Leite marca auto-golo e Bayern Munique alcança os quartos de final: Eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

O Bayern Munique ganhou 3-1 ao Union Berlin e segue na Taça da Alemanha. Diogo Leite marcou um autogolo e desfez o empate ainda antes do intervalo.