Começa a disputa pelos milhões | Nice x Benfica

Champions League, 3ª Pré-eliminatória, 1ª mão: quarta-feira, 9 de agosto de 2025, 20h

A ANTEVISÃO: DEPOIS DA CONQUISTA DA SUPERTAÇA, BENFICA FOCA-SE NA QUALIFICAÇÃO PARA A LIGA MILIONÁRIA

O primeiro troféu da temporada já tem lugar reservado no museu do Benfica, no Estádio da Luz, mas a exibição na Supertaça não foi particularmente convincente. Percebeu-se que a preparação da época ainda não está “no ponto” e o domínio do jogo dependeu muito do que ia acontecendo, mais do que do plano delineado pelos treinadores. Ainda assim, começar com um título é sempre motivador e o Benfica poderá apoiar-se no desfecho do derby para criar confiança.

Quanto a ideias táticas, Bruno Lage lançou a equipa num 4-2-3-1 algo conservador, que cumpriu o objetivo de segurar as primeiras investidas leoninas. Tendo em conta as características do Nice e o favoritismo quase unânime atribuído ao Benfica, é possível que o 4-3-3 esteja de volta no próximo encontro. A participação no Mundial de Clubes e a pré-época mais curta será certamente um fator, mas não poderá ser uma desculpa para as águias.

Quanto à equipa da Côte D’Azur, o sistema de três centrais dá ênfase à largura (com os dois alas a percorrer todo o corredor) e à ocupação dos espaços entre linhas, com rotações posicionais frequentes. A presença de jogadores extremamente experientes como Dante, Clauss ou Sanson poderão dar argumentos aos franceses, e permitir-lhes manter a compostura numa eliminatória em que claramente lhes “calhou a fava”.

O quarto classificado da Ligue 1 em 2024/25 destacou-se pela organização defensiva, conseguindo a quarta melhor média de golos sofridos e o maior número de interceções por encontro. Será assim expectável que as oportunidades de golo escasseiem para os encarnados, sendo a eficácia fundamental para regressar de França com vantagem na eliminatória.

O árbitro principal do encontro será o experientíssimo juiz britânico Michael Oliver.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Benfica e Nice nunca se defrontaram em encontros oficiais
  2. Nos três confrontos em contexto de pré-época, a equipa portuguesa saiu sempre vencedora.
  3. O último embate aconteceu no Algarve, em julho de 2022, com o Benfica a vencer por três golos sem resposta.
  4. O Nice participou apenas duas vezes na Champions League, a última delas na longínqua época de 1959/60.
  5. A equipa francesa venceu quatros dos seis jogos que disputou durante a pré-época.
  6. Esta será a primeira vez que os aiglons vão defrontar uma equipa portuguesa nas competições europeias.
  7. Caso o Nice alcance a fase de Liga, Dante poderá tornar-se o jogador de campo mais velho de sempre a participar numa partida da Champions, ultrapassando o recorde de Pepe.
  8. Em 13 eliminatórias contra equipas francesas, o Benfica seguiu em frente em 10 ocasiões.
  9. Nos últimos 20 anos, a equipa da Luz disputou pré-eliminatórias da Champions League por sete ocasiões, atingindo seis vezes a fase de grupos.
  10. Bruno Lage e Franck Haise nunca se defrontaram como treinadores.

JOGADORES A TER EM CONTA

Morgan Sanson – Maturidade, visão de jogo e capacidade de passe são as características que entregam ao médio de 31 anos a batuta no meio-campo do Nice. A sua notável disciplina tática e capacidade de pressionar alto vai criar dificuldades à construção de jogo encarnada. Funcionando como box-to-box, poderá aproveitar eventuais desequilíbrios na defesa benfiquista para fazer incursões letais pelo corredor central, à semelhança da que resultou no seu golo na última partida do Nice.

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – Não se limitando a finalizar o ataque, o ponta de lança helénico tem expandido o seu rol de funções, demonstrando qualidade em todas elas. Quer seja no drible, na movimentação sem bola para criar espaços ou na receção de costas para tabelar com os colegas, Pavlidis tem sido sem dúvida a figura de maior destaque nesta pré-temporada. Contra uma defesa compacta, a eficiência do homem mais avançado será determinante para chegar ao golo no Allianz Riviera. Encontrar espaços na linha de três centrais vai ser a tarefa complicada que o camisola 14 do Benfica terá pela frente.

XI´s PROVÁVEIS

Nice: Diouf; Mendy, Bah e Dante; Clauss, Sanson, Boudaoui, Bouanani e Bard; Moffi e Jansson;

Treinador: Franck Haise

«Cada partida é uma oportunidade de vencer, nunca entrei num encontro a pensar que ia perder (…) Temos uma pequena vantagem por termos tido uma preparação mais longa».

Benfica: Trubin; Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl; Enzo Barrenechea, Richard Ríos e Leandro Barreiro; Andreas Schjelderup, Aursnes e Pavlidis

Treinador: Bruno Lage

«Este grupo merece e quer jogar a Liga dos Campeões e proporcionar isso ao clube e aos adeptos. É com esse otimismo e com essa vontade que partimos para este jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Nice 1-2 Benfica

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.

Swansea marca 2 golos no desconto e elimina Nottingham Forest 100% derrotado desde a saída de Nuno Espírito Santo da Taça da Liga Inglesa

O Swansea conseguiu uma reviravolta épica na Taça da Liga Inglesa. Nottingham Forest de Ange Postecoglou eliminado da competição nos descontos.

Ivan Domingues: A primeira volta de uma longa corrida

O regresso da Portuguesa ao universo da Fórmula 1. O hino que há tanto tempo não ecoava. Ivan Domingues foi o protagonista.

PUB

Mais Artigos Populares

Davis Cup Qualifiers 2025: Segunda ronda com surpresas e reviravolta épica

Entre os dias 12 e 14 de setembro, decorreu...

Jorge Jesus poupa meia equipa e Cristiano Ronaldo e Al Nassr de João Félix estreia-se na Champions League Asiática 2 com goleada

O Al Nassr já começou a participação na Champions League Asiática 2. Vitória por 5-0 diante do Istiqlol Dushanbe do Tajiquistão permitiu rodar titulares.

Vuelta a España #3: A derrota ibérica

A terceira semana da última Grande Volta da temporada...