sl benfica cabeçalho 1

É um cliché comum entre pais, avós, tios e até amigos. Quando vemos uma pessoa nascer, dar os primeiros passos, caminhar, andar com a vida, dizemos, com o devido espanto e orgulho, muitas vezes alheio, “Como eles crescem”. Mas este tipo de lengalenga não é só escutado nas circunstâncias mais mundanas da vida. É bastante normal ouvi-lo associado ao futebol, e neste caso, mais em concreto, a Gonçalo Guedes.

A temporada de 2014/2015 foi especial para Guedes. No dia 21 de Fevereiro – um sábado – em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense, um rapaz, então com o número 78 nas costas, pisou pela primeira vez um relvado de águia ao peito. Foi por pouco tempo. O Benfica já ganhava por 1-3, com golos de Eliseu, Jonas, e Luisão, quando o pequeno Guedes entrou aos 90 minutos para render um cansado Pizzi.

Este curto espaço de tempo em campo foi apenas o começo e uma aventura para já interessante. Nesse ano ainda voltou a jogar mais oito vezes, mas golos? Nada. Foi sempre esse o seu problema, os golos. Guedes é, ou era, um avançado, e aos homens da frente só se pede uma coisa: que marquem.

A inconsistência entre a equipa B e a principal continuou a ser o tónico de Guedes na temporada seguinte. Depois de começar a época nos Bs, cinco jogos depois, Vitória chamou-o em definitivo para a equipa principal. Estreou-se a marcar na prova das provas. Inaugurou o marcador em Madrid, frente ao Atlético, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, numa partida que viria a ser ganha pelos encarnados por 1-2. Nesse ano ainda marcou por mais três vezes. Este ano os números da eficácia subiram e em menos tempo. Guedes sai a meio de uma época onde já facturou por sete vezes em 28 partidas.

Contudo, estes números são escassos, como já foi dito. Guedes tem todo o talento do mundo. É rápido, dá profundidade à equipa, até tem uma boa noção de posicionamento, mas o grande problema é a falta de eficácia. Parece mal dizer isto, mas quem o vê jogar, e desconfio de que a maioria de vocês o faz, sabe bem que Guedes se farta de rematar à baliza, muitas vezes sem olhar para a mesma. “E se o miúdo levantasse a cabeça mais vezes?”, suspirou um adepto ao meu lado, depois de o ver marcar contra o Marítimo no jogo da Taça de Portugal. Os fãs acreditam nele e querem que ele faça mais e melhor. É trabalhador e faz por conseguir corresponder às exigências do pessoal das bancadas, até porque mais do que um produto da escola do Benfica ele é mais um desta nova geração que vai ajudar a selecção nacional.

Gonçalo Guedes começa a mostrar exibições de gala cada vez mais presenteadas com golos
Fonte: SL Benfica

Guedes ruma, esta terça-feira, ao PSG a troco de 30 milhões de euros. Unay Emery, actual técnico dos parisienses, vai ter mais uma jovem promessa do futebol europeu às suas ordens, depois de ter gasto 36 milhões em Julian Draxler. E bem precisa. O campeão francês está em 3.º lugar no campeonato, a três pontos do AS Mónaco FC. Para além de problemas na defesa, o PSG tem demonstrado não estar à altura no capítulo ofensivo, e Gonçalo Guedes vai ser mais uma arma a juntar a Cavani e Lucas Moura.

O jovem Guedes parte deixando um misto de saudade com dever cumprido. Saudade porque muitas vezes era ele, com aquele seu estilo inconfundível e espirito de jogador que nunca se rende nem baixa os braços, até que o árbitro faça soar o apito final, que animava quem estava nas bancadas. Mas dever cumprido de quem cresceu e apareceu para o mundo do futebol no Benfica e que deixou tudo em campo. Até um dia Guedes, e que um dia possas voltar a esta casa, como um bom filho.

Foto de Capa: PSG

João Valente
João Valentehttp://www.bolanarede.pt
João Valente é um apaixonado pela arte do futebol. Nascido e criado durante boa parte do tempo em Lisboa, começou a seguir este desporto com uns tenros quatro anos e, desde então, tem sido um namoro interminável. É benfiquista de gema – mas não um que só vê Benfica à frente! É alguém que sabe ser justo quer o Benfica ganhe ou perca e que está cá para salientar os porquês, na sua opinião, dos resultados. Como adepto de futebol que é não segue só a atualidade do futebol português; faz questão também de acompanhar a par e passo o que de mais importante acontece nos principais campeonatos. A conjugar com o seu interesse pelo futebol, e pela malha, desporto que descobriu porque o seu avô era campeão lá na rua, veio a escrita, forma que encontra de expor os seus pensamentos na esperança de um dia se tornar num grande jornalista de desporto, algo que dificilmente acontecerá mas, tudo bem, ele um dia há-de perceber isso.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: José Mourinho é o novo treinador do Benfica

José Mourinho é o novo treinador do Benfica. O técnico português de 62 anos assinou contrato até junho de 2027.

Luís Castro arrasa Sá Pinto por 7-1: eis os resultados do dia na Champions Legue Asiática 2

No duelo entre treinadores portugueses, Luís Castro levou a melhor e viu o seu Al Wasl golear o Esteghlal de Ricardo Sá Pinto por 7-1, com Pedro Malheiro a deixar a sua marca no marcador.

Bayern Munique entra na corrida e quer desviar defesa ao Liverpool

O Bayern Munique está interessado na contratação de Marc Guéhi, central do Crystal Palace, com o internacional inglês a surgir como alvo de vários clubes para o próximo verão.

Portugal carimba passagem aos oitavos de final do Mundial de Voleibol

A seleção portuguesa garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol após vencer a Colômbia e beneficiar do triunfo dos Estados Unidos sobre Cuba.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool e Atlético Madrid empatam, Chelsea vence na Alemanha: eis os resultados do dia na UEFA Youth League

UEFA Youth League trouxe um empate sem golos entre Liverpool e Atlético de Madrid, enquanto o Chelsea bateu o Bayern em Munique por 2-3.

FC Porto ao ataque contra a Liga Portugal e o Arouca: «Mais um triste episódio que envergonha o futebol português»

O FC Porto já reagiu ao adiamento do encontro contra o Arouca da sétima jornada da Primeira Liga. Dragões revoltados com a decisão da Liga Portugal.

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.