Confiança e esperança em títulos: Um olhar sobre o que falta jogar

- Advertisement -

Bruno Lage veio para revolucionar o sistema de jogo do SL Benfica! Isso é evidente e têm se comprovado a cada semana que passa, desde que Lage assumiu o comando técnico. Os resultados são favoráveis, as exibições mais fluídas e com um cunho ofensivo muito feroz, a que se alia a aposta em jogadores como Gabriel, Samaris, Seferovic e João Félix, que se estão a revelar como autênticas pérolas – no bom sentido – dos encarnados para atacar o resto da época que aí vem.

Sobre o resto da época, as águias estão presentes em três competições (Liga, Taça de Portugal e Liga Europa), num total de 16 jogos confirmados, podendo ser mais dependendo da prestação nos 16 avos de final da Liga Europa e da possível chegada à final na Taça de Portugal.

Começando precisamente pela Taça de Portugal, a segunda mão das meias finais com o Sporting CP joga-se em abril. As perspetivas são boas, embora a eliminatória não esteja totalmente resolvida, pelo (grande) golo de Bruno Fernandes na Luz, que colocou tudo em aberto, apesar da vantagem encarnada por 2-1 em casa.

Acredito que os leões possam surpreender, principalmente devido à imprevisibilidade da competição, conhecida por proporcionar surpresas, e à vontade de quererem chegar ao Jamor, onde estiveram no ano passado. Não vou arriscar uma previsão, mas deixo algumas pistas: o futebol do Benfica como um todo transformou-se com a chegada de Bruno Lage, e após dois dérbies consecutivos, é normal que os encarnados partam como favoritos. Porém, é importante não descurar que se trata de mais um derby apaixonante e que será disputado até ao último minuto.

Na Liga Europa, segue-se a eliminatória com o Galatasaray SK, com as duas mãos marcadas para 14 de fevereiro, em Istambul, e 21 do mesmo mês, em Lisboa. No atual segundo classificado da Liga Turca, figuram nomes como Muslera, Nagatomo, Marcão (ex-GD Chaves e Rio Ave FC), Belhanda, Derdiyok e, claro, Kostas Mitroglou, que não conta na lista para esta competição.

O Galatasaray é o próximo – e primeiro – adversário na Liga Europa
Fonte: SL Benfica

As duas equipas já se defrontaram em competições europeias por três vezes, em 2008 e 2015, com duas vitórias para os turcos e uma para as águias. Para o Benfica, é importante fazer boa figura nesta prova, tal como o Galatasaray, que também foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões. Neste sentido, prevê-se uma eliminatória equilibrada entre duas formações a viver um momento de forma semelhante e será interessante perceber como as duas equipas irão entrar, especialmente se tivermos em conta o período de transformação nos encarnados, desde que Bruno Lage substituiu Rui Vitória.

Para a Liga, faltam jogar 13 jornadas entre fevereiro e maio. Por ordem, os adversários que se seguem são: CD Aves, Chaves, FC Porto, Belenenses SAD, Moreirense FC, CD Tondela, CD Feirense, Vitória FC, CS Marítimo, SC Braga, Portimonense SC, Rio Ave e CD Santa Clara.

A previsão para esta competição está diretamente ligada à ideia de que o Benfica pode voltar a conquistar o título nacional. Atualmente na segunda posição do Campeonato, com um ponto de diferença do líder Porto, e mais um que o Braga na terceira posição, a reta final avizinha-se entusiasmante e com toda a emoção que o futebol promete.

Os confrontos com os restantes grandes, todos eles, serão decisivos, mas não se devem subestimar os outros adversários, que prometem tirar pontos a qualquer custo. A este nível, acredito que Bruno Lage tem uma equipa bem estruturada e preparada para disputar as próximas jornadas, que servirão para cimentar a estratégia e as dinâmicas de jogo.

Até ao fim, todos os pontos contam, do mesmo modo que também podem significar o fim de um sonho, neste caso, da Reconquista. O SL Benfica é um candidato a ter em conta e a maneira excecional como foi feita a transição de mudança de treinador coloca em boas perspetivas a hipótese de os adeptos e a equipa poderem voltar a celebrar no Marquês.

Assim sendo, é com bons olhos que vejo o resto da temporada, apesar de se antever jogos difíceis, nomeadamente com os rivais mais diretos na Liga, não esquecendo a segunda mão da meia final da Taça de Portugal. No panorama europeu, é necessário remendar o percurso algo dececionante na Liga dos Campeões. Acredito que o Benfica será bem-sucedido e que – jogando numa intensidade muito maior e com um futebol muito mais ofensivo e interligado – os títulos poderão surgir mais tarde ou mais cedo.

Foto de Capa: SL Benfica

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.