📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Construímos recordações inesquecíveis

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

O passado é, essencialmente, feito de sensações. É assim que guardamos a maioria das nossas memórias: as imagens esbatem-se com o tempo (alguns factos perdem-se ou misturam-se) e apenas as sensações se mantêm inalteradas, tal como à altura e para sempre. Se perguntarem a qualquer benfiquista como recorda, por exemplo, a época 2012/2013, ele muito provavelmente vos dirá, com um aperto no peito, que não sabe do que falam ou, como alternativa, recomendar-vos-á de imediato uma viagem de ida a certo sítio desagradável. Alguns recordar-se-ão de que, nesses anos e já como hoje, o Benfica praticava o melhor futebol no país, detinha um plantel de qualidade inegável – parte dele, pouco mais tarde, espalhado por essa Europa milionária –, e chegou, com naturalidade, às fases decisivas de todas competições em posição privilegiada para as vencer. No entanto, por uma ou outra razão, algumas difíceis de explicar e de compreender, o Benfica nada ganhou, desperdiçando em apenas um mês e de forma incrível e inaceitável o campeonato, a Taça de Portugal e a Liga Europa.

Actualmente, todos nós, benfiquistas, estamos muitíssimo satisfeitos com o grupo de técnicos e jogadores que representa o nosso clube. Com a evolução e a qualidade demonstradas, com os resultados alcançados e, sobretudo, com a atitude colectiva patenteada em campo, seja qual for a competição ou o adversário. Esta receita, feita de trabalho e humildade, alterou a ordem que em Agosto último se parecia desenhar inevitavelmente – perto do fim, é o Benfica que se encontra em posição privilegiada para festejar; o mesmo Benfica que foi a Munique olhar nos olhos do poderoso Bayern, perdendo somente por razões que o mundo inteiro testemunhou e que já nem sequer o espantam. Neste momento, o universo benfiquista vive de sensações de satisfação e orgulho e com uma imensa confiança no futuro imediato.

A união em torno dos valores do Benfica é o verdadeiro segredo do nosso sucesso. Fonte: #SLBenfica
A união em torno dos valores do Benfica é o verdadeiro segredo do nosso sucesso
Fonte: #SLBenfica

Porém, importa recordar que só as sensações do passado se entranham e perduram. As actuais são em tudo semelhantes às sentidas em Abril de 2013, quando a glória reservada foi, pouco depois, forçosamente adiada por uma infeliz incompetência própria. As excelentes exibições com Sporting de Braga e Bayern de Munique voltaram a comprovar as qualidades individuais e colectivas dos nossos jogadores, tornando alguns argumentos alheios ainda mais ridículos. Importa, todavia, não perder o foco daquilo que é, objectivamente, o nosso principal objectivo e essencial de conquistar: o campeonato.

Nesta recta final, e quando a luta está reduzida a dois, as dificuldades irão acentuar-se. O discurso com o objectivo de pressionar ilegitimamente as equipas de arbitragem nomeadas para os nossos jogos, protagonizado pela direcção do Sporting, repete-se semanalmente com total impunidade. A retórica demagógica e populista, proferida do topo às bases deste clube, continua a fazer furor pelas redes sociais e na comunicação social, merecendo a já habitual amplificação de quem encontra conforto para frustrações e complexos no ataque ao Benfica – pessoalmente, a insistência parece-me de certa forma louvável, tendo em consideração a mediocridade dos resultados obtidos.

Para ser campeão, basta ao Benfica ser e fazer como sempre: alhear-se desta estratégia rasteira e impotente que, um dia, envergonhará todos aqueles que agora a aplaudem; agindo pelos seus direitos (e pelos dos seus) apenas e só na hora e nos locais apropriados. No resto, basta-nos o trabalho e a vontade constantes de ser superior ao adversário em cada lance, em cada jogo e competição; com honestidade e seriedade, jamais relaxando, evitando os excessos de confiança e de entusiasmo. Até ao fim, temos de nos manter unidos em torno da missão que a todos nós – dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos – cabe fazer cumprir; juntos somos invencíveis, sem rival neste nosso Portugal. Esta é a verdadeira diferença: as memórias do nosso clube são feitas de amor e de outras boas sensações.

Foto de Capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo vai deixar o Al Hilal em janeiro e já dois principais candidatos a acolher o internacional português

O Inter Milão e o Barcelona são os principais interessados em João Cancelo. O lateral internacional português vai deixar o Al Hilal já no mercado de janeiro.

Chelsea pondera sobre o futuro de Enzo Maresca: mudança de treinador pode acontecer em breve

O lugar de Enzo Maresca está a ser colocado em dúvida. O técnico italiano tem acumulado maus resultados e o Chelsea pode afastar o treinador.

Al Ittihad de Sérgio Conceição volta a vencer com ajuda de avançado português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição foi ao terreno do Neom vencer por 3-1, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Roger Fernandes fez um dos golos.

Pablo Felipe fechado no West Ham: eis os detalhes e o dinheiro que recebe o Gil Vicente… e o Famalicão

Pablo Felipe vai ser reforço do West Ham. O avançado de 21 anos deixa o Gil Vicente a troco de 20 milhões de euros. O Famalicão recebe metade do valor.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante: Benfica oferece 25 milhões de euros por alvo

O Benfica avança por Arseniy Batagov. Imprensa turca garante ter havido proposta de 25 milhões de euros ao Trabzonspor pelo defesa.

O 11 do Ano de 2025 do Futebol Nacional Feminino para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional Feminino. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.

FC Porto mais perto de segurar jovem promessa após interesse de clubes italianos

Gustavo Guerra deve continuar e renovar com o FC Porto. Conversações positivas decorrem entre as partes envolvidas.