Construímos recordações inesquecíveis

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

O passado é, essencialmente, feito de sensações. É assim que guardamos a maioria das nossas memórias: as imagens esbatem-se com o tempo (alguns factos perdem-se ou misturam-se) e apenas as sensações se mantêm inalteradas, tal como à altura e para sempre. Se perguntarem a qualquer benfiquista como recorda, por exemplo, a época 2012/2013, ele muito provavelmente vos dirá, com um aperto no peito, que não sabe do que falam ou, como alternativa, recomendar-vos-á de imediato uma viagem de ida a certo sítio desagradável. Alguns recordar-se-ão de que, nesses anos e já como hoje, o Benfica praticava o melhor futebol no país, detinha um plantel de qualidade inegável – parte dele, pouco mais tarde, espalhado por essa Europa milionária –, e chegou, com naturalidade, às fases decisivas de todas competições em posição privilegiada para as vencer. No entanto, por uma ou outra razão, algumas difíceis de explicar e de compreender, o Benfica nada ganhou, desperdiçando em apenas um mês e de forma incrível e inaceitável o campeonato, a Taça de Portugal e a Liga Europa.

Actualmente, todos nós, benfiquistas, estamos muitíssimo satisfeitos com o grupo de técnicos e jogadores que representa o nosso clube. Com a evolução e a qualidade demonstradas, com os resultados alcançados e, sobretudo, com a atitude colectiva patenteada em campo, seja qual for a competição ou o adversário. Esta receita, feita de trabalho e humildade, alterou a ordem que em Agosto último se parecia desenhar inevitavelmente – perto do fim, é o Benfica que se encontra em posição privilegiada para festejar; o mesmo Benfica que foi a Munique olhar nos olhos do poderoso Bayern, perdendo somente por razões que o mundo inteiro testemunhou e que já nem sequer o espantam. Neste momento, o universo benfiquista vive de sensações de satisfação e orgulho e com uma imensa confiança no futuro imediato.

A união em torno dos valores do Benfica é o verdadeiro segredo do nosso sucesso. Fonte: #SLBenfica
A união em torno dos valores do Benfica é o verdadeiro segredo do nosso sucesso
Fonte: #SLBenfica

Porém, importa recordar que só as sensações do passado se entranham e perduram. As actuais são em tudo semelhantes às sentidas em Abril de 2013, quando a glória reservada foi, pouco depois, forçosamente adiada por uma infeliz incompetência própria. As excelentes exibições com Sporting de Braga e Bayern de Munique voltaram a comprovar as qualidades individuais e colectivas dos nossos jogadores, tornando alguns argumentos alheios ainda mais ridículos. Importa, todavia, não perder o foco daquilo que é, objectivamente, o nosso principal objectivo e essencial de conquistar: o campeonato.

Nesta recta final, e quando a luta está reduzida a dois, as dificuldades irão acentuar-se. O discurso com o objectivo de pressionar ilegitimamente as equipas de arbitragem nomeadas para os nossos jogos, protagonizado pela direcção do Sporting, repete-se semanalmente com total impunidade. A retórica demagógica e populista, proferida do topo às bases deste clube, continua a fazer furor pelas redes sociais e na comunicação social, merecendo a já habitual amplificação de quem encontra conforto para frustrações e complexos no ataque ao Benfica – pessoalmente, a insistência parece-me de certa forma louvável, tendo em consideração a mediocridade dos resultados obtidos.

Para ser campeão, basta ao Benfica ser e fazer como sempre: alhear-se desta estratégia rasteira e impotente que, um dia, envergonhará todos aqueles que agora a aplaudem; agindo pelos seus direitos (e pelos dos seus) apenas e só na hora e nos locais apropriados. No resto, basta-nos o trabalho e a vontade constantes de ser superior ao adversário em cada lance, em cada jogo e competição; com honestidade e seriedade, jamais relaxando, evitando os excessos de confiança e de entusiasmo. Até ao fim, temos de nos manter unidos em torno da missão que a todos nós – dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos – cabe fazer cumprir; juntos somos invencíveis, sem rival neste nosso Portugal. Esta é a verdadeira diferença: as memórias do nosso clube são feitas de amor e de outras boas sensações.

Foto de Capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogadores do Barcelona preocupados com as táticas de Hansi Flick

Os jogadores do Barcelona questionam algumas das táticas de Hansi Flick, incluindo a linha defensiva muito alta que apresentaram frente ao Atlético Madrid.

Youssef Chermiti em destaque: esta já é a melhor temporada do luso como sénior

Youssef Chermiti chegou ao Rangers no último verão e esta é a sua melhor temporada enquanto futebolista sénior.

Mafra derrota Varzim nos minutos finais e soma primeira vitória na fase de promoção da Liga 3

O Mafra recebeu e venceu o Varzim por 1-0 durante a tarde deste domingo, num encontro da segunda jornada da fase de promoção da Liga 3.

RB Leipzig marca perto do final e empata a dois golos frente ao Wolfsburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 22.ª jornada da Bundesliga, o RB Leipzig esteve a perder em duas ocasiões mas acabou por empatar por 2-2 na receção ao Wolfsburgo.

PUB

Mais Artigos Populares

Cláudio Braga ainda marcou mas Hearts foi derrotado pelo Rangers de Youssef Chermiti (que deu espetáculo)

O Rangers recebeu e venceu o Hearts por quatro bolas a duas, num encontro a contar pela 27.ª jornada da Liga Escocesa.

Arsenal garante lugar nos oitavos-de-final da Taça de Inglaterra com goleada na receção ao Wigan

Este sábado, o Arsenal bateu o Wigan por quatro bolas a zero e qualificou-se para os oitavos-de-final da Taça de Inglaterra.

Francesco Farioli após o triunfo do FC Porto: «Este dia é especial para o clube e queremos dedicar esta vitória ao antigo presidente»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto por uma bola a zero frente ao CD Nacional, num encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga.