Darwin | A emoção de quem sente o peso da camisola

Darwin Nuñez foi apresentado no SL Benfica a 4 de setembro de 2020. O avançado, de apenas 21 anos, custou à equipa encarnada 24 milhões de euros e tornou-se a contratação mais cara da história do clube – e do futebol português. Na cerimónia de apresentação, Rui Costa afirmou que o uruguaio, ex-jogador do UD Almería, era um reforço de peso e que será um dos grandes avançados da década, no futebol mundial.

Darwin prometeu dar o melhor de si, marcar golos e ajudar a equipa o máximo que conseguisse. Com estas declarações, e com uma cláusula de rescisão no valor de 150 milhões de euros, é impossível não sentir uma responsabilidade acrescida. Apesar do jogador ter assegurado que estes dados monetários não eram um peso, a verdade é que nunca deixam de o ser. Com este peso e responsabilidade vem também outro sentimento – a emoção. E de facto, Darwin e os sentimentos fortes parecem andar de mãos dadas.

Tudo começou nesse dia 4 de setembro. Depois de ter recebido a camisola do clube com o número nove, número que enverga, das mãos de Rui Costa, o jogador beijou o símbolo do clube e mostrou estar emocionado. Mas a história não ficava por aqui.

O uruguaio foi aposta de Jorge Jesus logo na primeira jornada da Liga NOS, frente ao FC Famalicão, fez as assistências para o primeiro e quinto golos da partida, mas não marcou nenhum golo. Mais jogos se passavam e os golos teimavam em não aparecer. Até que esse jejum terminou. Ao minuto 42 do jogo frente ao KKS Lech Poznań, a contar para a fase de grupos da UEFA Europa League, um cabeceamento fulgurante do jogador permitiu que as “águias” se adiantassem no marcador. Escusado será dizer que o uruguaio não conseguiu esconder a raiva que sentia até ao momento, por não conseguir faturar ao serviço da equipa.

Darwin Núñez tem tido uma época irregular
Darwin Núñez é a contratação mais cara da história do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A partir desse momento a tempestade parecia ter chegado ao fim, e o jogo frente ao Rangers FC demonstrou que Darwin sabia qual era o verdadeiro peso de vestir o Manto Sagrado. O jogador entrou aos 60 minutos e alterou o rumo do jogo. A equipa lisboeta perdia por 3-1, mas o jovem avançado decidiu que esse não era o resultado justo. Aos 77 minutos assistiu Rafa e aos 91′ marcou o golo do empate. Mais uma contribuição fulcral que permitiu que a equipa continuasse na competição.

Competições europeias à parte, na Primeira Liga o panorama não é o mais desejado pelo jogador. Até ao momento, tem cinco golos marcados e sete assistências, em 22 jogos, sendo que foi titular em 18 e suplente utilizado em quatro. Psicológico afetado, falta de confiança e exibições que ficavam aquém do esperado, a questão do peso da camisola parecia assombrar o jogador, visto que já não marcava desde fevereiro. No entanto, é importante referir que foi um dos muitos jogadores afetados pela COVID-19 e, a juntar a isso, sofreu uma lesão em março que, segundo Jorge Jesus, ainda o “incomoda um pouco em alguns movimentos de velocidade e travagem”.

Como se costuma dizer “depois da tempestade vem a bonança”. No último jogo, frente ao FC Paços de Ferreira o jejum foi novamente quebrado. Seferovic assistiu o “menino” do SL Benfica, que fez o 5-0 aos 89 minutos de jogo.  E se no início se podia falar de emoção, agora este tema ganhou ainda mais destaque. Nos festejos, Darwin não conteve a emoção e, abraçado pelos colegas de equipa, desfez-se em lágrimas.

No final do jogo, o treinador elogiou-o e confessou que a qualidade que o avançado outrora tinha demonstrado em campo vai voltar. E assim esperam os adeptos. Não só pelo investimento que SL Benfica fez para o contratar, mas também porque pode ser uma peça fundamental para ajudar a equipa na reta final da Primeira Liga. Exibições menos positivas à parte, o mais importante a reter é que só quem passa por situações como estas é que sabe e sente o verdadeiro peso de vestir esta camisola. Darwin não é exceção.

Inês Cunha
Inês Cunhahttp://www.bolanarede.pt
A Inês é uma jovem que estuda Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Gosta de ver futebol e de comentar os jogos com os amigos. Está sempre pronta a discutir os lances dos jogos e as prestações dos jogadores. É adepta do SL Benfica desde que se lembra. Para ela o futebol é o desporto rei e uma das suas paixões.

Subscreve!

Artigos Populares

Há mais 3 seleções apuradas para o Mundial 2026: Confirma-se regresso 16 anos depois

A Colômbia, Uruguai e o Paraguai estão confirmados no Mundial 2026. Seleções qualificaram-se esta madrugada.

Sporting confirma chegada de jovem promessa para os escalões de formação

Afonso Marques foi confirmado como reforço do Sporting. O jovem tem somente 15 anos e representava a Académica. Também já passou pelo FC Porto.

Hugo Félix com futuro 100% definido e número atribuído

Hugo Félix já foi inscrito pelo Tondela, mas ainda não foi oficialmente apresentado como reforço do emblema da Beira Alta. O jogador vai vestir o dorsal 79.

Benfica com verão atarefado: os alvos falhados pelas águias nas últimas semanas

O Benfica realizou algumas mudanças no mercado de transferências, mas existiram outros alvos na mente dos responsáveis do conjunto da Luz. Eis os nomes dos alvos falhados.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez promete alterações no Arménia x Portugal: «Temos de gerir muito bem o 11 inicial»

Portugal vai enfrentar a Arménia na primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Eis o que disse Roberto Martínez.

FC Porto esteve de olho em extremo da Premier League

O FC Porto esteve no mercado em busca de um novo extremo, mas acabou por não avançar por nenhum nome, estando confortável com as atuais opções existentes no plantel.

Roberto Martínez: «Os jogos entre a Arménia e Portugal foram sempre competitivos»

Portugal vai enfrentar a Arménia na primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Eis o que disse Roberto Martínez.