De dispensável a indispensável: um Taarabt de distância

- Advertisement -

Longe vão os tempos em que Adel Taarabt vagueava pela noite lisboeta sem perspectivas profissionais promissoras e com um índice de massa corporal acima do desejado para um futebolista de alta competição.

Uma nova vida

O internacional pela selecção principal de Marrocos vive, atualmente, dias de novo fulgor ao serviço do SL Benfica. Titular nos últimos quatro jogos, Taarabt tem vindo a assumir-se como o jogador mais preponderante do clube encarnado nesta fase da temporada.

Numa altura em que o Benfica ainda não apresenta o nível de futebol praticado na época passada, sendo o jogo dos encarnados frente ao Moreirense FC o expoente máximo da fase menos positiva que vivem os comandados de Bruno Lage, tem sido o internacional marroquino o responsável por organizar o jogo ofensivo das “Águias”.

Taarabt foi o jogador com mais toques na bola na partida contra o Gil Vicente (119 toques)
Fonte: SL Benfica

De batuta na mão

Dotado de uma técnica refinada e de uma vontade incessante em chegar à baliza adversária, Adel Taarabt tem aproveitado a lesão de Gabriel para se afirmar como o novo maestro do meio-campo encarnado.

A verticalidade que impõe no seu estilo de jogo tem sido determinante no sucesso da equipa, permitindo queimar linhas adversárias e abrir espaços para desmarcações dos colegas. Com uma complexão física interessante para um centrocampista box-to-box, Adel acrescenta à sua grande visão de jogo e aptidão de passe, uma capacidade de condução de bola exímia, tornando-se num quebra-cabeças para os seus oponentes.

Além disso, e tal como fazia o seu antecessor luso-brasileiro, Taarabt tem demonstrado uma grande intensidade e velocidade na reacção à perda da posse de bola, o que possibilita à equipa recuperar a bola em terrenos mais adiantados, aumentando assim as probabilidades de sucesso dos encarnados no último terço do terreno.

De cabeça levantada, à procura de linhas de passe
Fonte: SL Benfica

Enfim, lapidado

Foram necessários quatro anos (e alguns empréstimos) até que Adel Taarabt integrasse, em definitivo, a equipa principal do Benfica. Um jogador com uma grande qualidade de passe e excelente critério com a bola nos pés. No entanto, destaca-se, acima de tudo, um homem que demonstrou, e continua a demonstrar, um nível de esforço, dedicação e perseverança absolutamente louváveis. Taarabt é a prova de que nunca é tarde demais para mudar.

O marroquino vive agora, aos 30 anos, a melhor fase da sua vida, quer a nível profissional, com a conquista de dois troféus no espaço de um ano (campeonato e supertaça), quer a nível pessoal, ao adotar um estilo de vida mais saudável, condizente com as exigências do clube que representa.

Adel Taarabt chegou à Luz em bruto, mas, como qualquer diamante nas mãos de um bom lapidário, transformou-se numa das jóias mais valiosas para o sucesso desportivo do Benfica, e é hoje, sem dúvida alguma, um dos jogadores mais preponderantes do clube encarnado.

Foto de capa: SL Benfica

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.