De dispensável a indispensável: um Taarabt de distância

- Advertisement -

Longe vão os tempos em que Adel Taarabt vagueava pela noite lisboeta sem perspectivas profissionais promissoras e com um índice de massa corporal acima do desejado para um futebolista de alta competição.

Uma nova vida

O internacional pela selecção principal de Marrocos vive, atualmente, dias de novo fulgor ao serviço do SL Benfica. Titular nos últimos quatro jogos, Taarabt tem vindo a assumir-se como o jogador mais preponderante do clube encarnado nesta fase da temporada.

Numa altura em que o Benfica ainda não apresenta o nível de futebol praticado na época passada, sendo o jogo dos encarnados frente ao Moreirense FC o expoente máximo da fase menos positiva que vivem os comandados de Bruno Lage, tem sido o internacional marroquino o responsável por organizar o jogo ofensivo das “Águias”.

Taarabt foi o jogador com mais toques na bola na partida contra o Gil Vicente (119 toques)
Fonte: SL Benfica

De batuta na mão

Dotado de uma técnica refinada e de uma vontade incessante em chegar à baliza adversária, Adel Taarabt tem aproveitado a lesão de Gabriel para se afirmar como o novo maestro do meio-campo encarnado.

A verticalidade que impõe no seu estilo de jogo tem sido determinante no sucesso da equipa, permitindo queimar linhas adversárias e abrir espaços para desmarcações dos colegas. Com uma complexão física interessante para um centrocampista box-to-box, Adel acrescenta à sua grande visão de jogo e aptidão de passe, uma capacidade de condução de bola exímia, tornando-se num quebra-cabeças para os seus oponentes.

Além disso, e tal como fazia o seu antecessor luso-brasileiro, Taarabt tem demonstrado uma grande intensidade e velocidade na reacção à perda da posse de bola, o que possibilita à equipa recuperar a bola em terrenos mais adiantados, aumentando assim as probabilidades de sucesso dos encarnados no último terço do terreno.

De cabeça levantada, à procura de linhas de passe
Fonte: SL Benfica

Enfim, lapidado

Foram necessários quatro anos (e alguns empréstimos) até que Adel Taarabt integrasse, em definitivo, a equipa principal do Benfica. Um jogador com uma grande qualidade de passe e excelente critério com a bola nos pés. No entanto, destaca-se, acima de tudo, um homem que demonstrou, e continua a demonstrar, um nível de esforço, dedicação e perseverança absolutamente louváveis. Taarabt é a prova de que nunca é tarde demais para mudar.

O marroquino vive agora, aos 30 anos, a melhor fase da sua vida, quer a nível profissional, com a conquista de dois troféus no espaço de um ano (campeonato e supertaça), quer a nível pessoal, ao adotar um estilo de vida mais saudável, condizente com as exigências do clube que representa.

Adel Taarabt chegou à Luz em bruto, mas, como qualquer diamante nas mãos de um bom lapidário, transformou-se numa das jóias mais valiosas para o sucesso desportivo do Benfica, e é hoje, sem dúvida alguma, um dos jogadores mais preponderantes do clube encarnado.

Foto de capa: SL Benfica

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Yeray Álvarez renova com o Athletic até 2028

Yeray Álvarez prolongou a sua ligação com Athletic, onde fez a formação como jogador. O defesa-central está a cumprir a décima época na equipa principal do conjunto basco.

Vítor Pereira à porta da final da Europa League: «Amanhã é um dia para desfrutar e competir»

Vítor Pereira projeta o Aston Villa x Nottingham Forest. Jogo é referente à segunda mão das meias-finais da Europa League.

Sporting e Benfica na luta por Issa Doumbia: Há também interessado na Premier League

O Brentford entra na corrida por Issa Doumbia. Sporting e Benfica estão interessados na contratação do médio do Venezia.

Cristiano Ronaldo Júnior quer deixar o Al Nassr e rumar à Europa: Eis os clubes interessados

Com 14 anos, Cristiano Ronaldo Jr pretende deixar o Al Nassr, onde pode vir a jogar ao lado do pai, para rumar ao futebol europeu.

PUB

Mais Artigos Populares

Goleador do século XXI: Yanis Begraoui atinge marca histórica ao serviço do Estoril Praia

Com o golo apontado frente ao Braga, Yanis Begraoui tornou-se o melhor marcador do Estoril Praia em todas as competições no século XXI.

Recordar é Viver: Friburgo 1-1 Estoril Praia

O Friburgo não foi além de um empate contra o Estoril Praia na fase de grupos da edição 2013/14 da Europa League.

FC Porto: Jogou um par de jogos com a mão fraturada e já foi operado

Pablo Rosario fraturou a mão esquerda durante o jogo com o Sporting (Taça de Portugal). Médio do FC Porto foi operado.