A possibilidade de eternização do Dérbi Eterno

Benfica

Na noite do próximo domingo, o país vai parar. Não, não será por causa do concerto dos Coldplay parte IV. O país vai parar para concentrar atenções na capital e no Dérbi Eterno, que, desta vez, conta com um ponto de atração extra: o Sport Lisboa e Benfica pode sagrar-se matematicamente campeão na casa do Sporting Clube de Portugal.

As águias vão ter em Alvalade o primeiro de dois match points, o segundo deles jogado no seu serviço. A perspetiva de arrecadar o cetro de campeão já no dia 21, no entanto, tem granjeado toda a atenção da massa adepta encarnada.

Querer ser campeão o mais cedo possível parece-me fazer todo o sentido. Querer ser campeão só por ser em casa do eterno rival não me parece fazer sentido algum.

SL Benfica jogadores Rafa Silva David Neres
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Compreendo as picardias, as brincadeiras, os vexames verbais não ofensivos. Compreendo e até aceito tudo isso. Faz parte de uma rivalidade com vivacidade. Não compreendo que se olhe mais para fora do que para dentro, que se vibre mais por ser “contra os outros” do que por ser “por nós”.

É óbvio que é para ser campeão em Alvalade. Porque é para ser campeão, não porque é em Alvalade. Seria incomensuravelmente melhor ser campeão numa Luz a abarrotar e com uma incessante energia. E sê-lo-ia porque, como benfiquista, não tenho sensação maior de conforto do que estar, feliz, entre os meus. Entre os nossos. De novo: é para ser campeão em Alvalade.

Se o formos – e vamos ser –, que o 21 de maio fique marcado na memória coletiva encarnada como a data da conquista do 38 e não como a conquista do campeonato no outro lado da Segunda Circular. Seremos tão maiores quanto mais em nós nos focarmos.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O SL Benfica é tão imenso que ao olharmos para dentro vemos muito mais do que ao olharmos para fora. Olhemos para nós. Joguemos e lutemos por nós. Vençamos por nós. E domingo é para vencer. Domingo é para ser campeão em Alvalade. Domingo é dia de eternizar ainda mais o Dérbi Eterno. Não por quem está do outro lado, mas por quem está do e ao nosso. Pelo SL Benfica. Sempre e para sempre, pelo SL Benfica.

Domingo é para ser campeão em Alvalade. Domingo é para ser campeão – quando isto não for suficiente, não contem comigo.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica fecha contratação para o meio-campo depois de 2 contrariedades

O Benfica está na iminência de contratar Carissa Boeckman. A média está bem encaminhada e deverá somar a primeira experiência na Europa.  

Carlos Carvalhal reage à transferência de Roger Fernandes para o Al Ittihad: «Voa meu menino»

Carlos Carvalhal recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem a Roger Fernandes. Extremo de saída para o Al Ittihad e para a Arábia Saudita.

Cristiano Ronaldo empurra adepto que furou segurança para tirar uma foto antes do Arménia x Portugal

A poucas horas do jogo, Cristiano Ronaldo não quis tirar fotografia com adepto. A seleção portuguesa está concentrada na Arménia para iniciar caminhada rumo ao Mundial 2026.

Arsenal trava saída de avançado para o Besiktas após fecho do mercado inglês

O Arsenal vai impedir a saída de Leandro Trossard. O avançado belga é desejado pelo Besiktas, mas a transferência não se vai realizar nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgiy Sudakov elogiado por antigo colega: «A sua carreira não se limitará ao Benfica. No futuro jogará pelo Real Madrid ou outro gigante mundial»

Dmytro Riznyk falou de Georgiy Sudakov. Guarda-redes ucraniano partilhou balneário com o reforço do Benfica no Shakhtar Donetsk.

Recusou o Wolverhampton de Vítor Pereira e outros 3 clubes da Premier League e está a caminho da Arábia Saudita com salário milionário

Josh Brownhill está a caminho do Al Shabab e da Arábia Saudita. Jogador rejeitou quatro emblemas da Premier League e vai deixar o Burnley.

Gonçalo Inácio volta a ser apontado ao Barcelona

Gonçalo Inácio voltou a ser associado ao Barcelona. Defesa do Sporting é considerado inegociável pelos leões, que terão de lidar com o interesse em 2026.